Bateria do Palio

Qual é a bateria que pode ser usada no Fiat Palio? Este veículo pouco mudou, em relação ao modelo de bateria que o equipa. Até a posição de instalação é a mesma por décadas. Talvez um terminal diferente e uma capinha sem sentido, mas a grosso modo a bateria pouco mudou. O conselho é: sempre usar a bateria recomendada pela fábrica. Quase todos os modelos Fiat Palio saem de fábrica com ar-condicionado e bateria de 40 A/h ou 50 A/h como recomendação da montadora. Seguir tais orientações vai repetir a durabilidade da bateria.

 Alguns clientes optam por aumentar a capacidade da bateria para 60 A/h e relatam que a vida útil da bateria é maior sem nenhum dano posterior ao carro. Nesse caso algumas coisas podem mudar, como o preço maior, por exemplo. (alguns modelos do Palio também saem de fabrica com bateria de 60 A)

Continua após a publicidade..

bateria do Palio

Continua após a publicidade..

Algumas desvantagens desse tipo de troca

 No caso de trocar a bateria por uma mais potente, é que ela vai ser sempre maior no comprimento do que a de 40 ou de 50 A. Ou seja: pode faltar espaço, a bateria entrando e esbarrando em outros componentes como o farol e o reservatório de água do radiador. Ela também pode ficar com um lado mais alto do que o outro devido ao tamanho da bandeja de plástico que foi projetada para uma bateria menor (modelos mais antigos.) Na foto acima vemos uma bateria original – Moura – de 50 A/h, caixa alta. Alguns distribuidores trocam essa por uma de 48 A/h – quase igual – mas que é fabricada em caixa baixa. Por isso encontramos muitas baterias com a fivela preta da foto, frouxa, o que no mínimo fica esteticamente estranho.

Continua após a publicidade..

Capa de proteção

 Os modelos Palio mais novos, assim como o Uno Vivace e similares do Palio, saem com uma capa cobrindo a bateria. Como ela é do tamanho exato da bateria original, trocar por uma maior transforma essa capa em um acessório inútil, sendo descartado pelo instalador ou guardado pelo motorista para o caso de, no futuro, retornar com uma bateria do tamanho da original.

Como o correto seria uma bateria durar um pouco mais do que sua garantia, que varia de 12 a 24 meses, um pouco mais de dois anos é um bom tempo de vida útil. Qualquer tempo acima desse pode deixar o motorista na mão, sem aviso. Então, ao trocar a a bateria do seu Palio, exija uma igual, ou original, e fique atento ao tempo que a anterior durou, o que quase sempre se repete.