O que algo que se refere a água tem em comum com um veículo de rua? Embora raro, este fenômeno pode acontecer e no mínimo provocar um baita susto no motorista. É raro porque precisa de chuva ou da pista estar molhada, e convenhamos que chuva e água são coisas mais difíceis de acontecer hoje em dia. E quando acontecem, podem por nossa vida e de outros em risco, e merecem toda a atenção do motorista. Embora como lidar com aquaplanagem  costuma ser ensinado em auto-escolas (direção defensiva), muitos tem recorrido a experiência alheia para se prevenir, ou saber o que fazer na hora que uma aquaplanagem acontece. Afinal, teoria é teoria e nada melhor do que conversar com quem já “praticou” a aquaplanagem com algum sucesso. Então, essa é a primeira dica.

aquaplanagem-auto-escola

Continua após a publicidade..

 Aquaplanagem: O que é isso?

Este termo também pode ser aplicado ao pouso de um hidroavião, que são aeronaves especialmente fabricadas para decolar e pousar em água, como em rios, lagos, e até no mar. Mas se transforma em um fenômeno quando ocorre com veículos em pista molhada. Basicamente a aquaplanagem veicular é quando um  carro desliza sobre uma camada líquida conhecida como “filme aquoso”, que pode ser uma mistura de água ou lama, além de outros produtos que aderem ao asfalto – óleo etc – que pioram a situação criada, podendo o motorista até perder o controle da direção.

Continua após a publicidade..

Como evitar a Aquaplanagem?

O primeiro passo é manter em dia a inspeção dos pneus do seu carro. Estar em boas condições é essencial para a boa condução de um veículo em qualquer tipo de pista, ainda mais quando é com chuva. Lembre-se que um pneu também tem prazo de validade, mesmo que esteja com pouca rodagem.

aquaplanagens-pneus

Continua após a publicidade..

Como a aquaplanagem é previsível, mas também é impossível saber a hora exata que acontece, é sempre útil ter em mente algumas informações sobre como dirigir debaixo de chuva. Alguns motoristas até preferem estacionar o carro em lugar seguro durante uma chuva forte. Mas nem sempre o trânsito intenso de nossos dias permite uma parada súbita. Como em uma aquaplanagem a primeira coisa que o motorista percebe é  o carro saindo de lado, começando a deslizar, ele não deve frear subitamente ou virar a direção tentando consertar o carro. Sua atitude deve ser: segurar o volante para que as rodas fiquem retas e tirar o pé do acelerador, ou desacelerar o carro. Normalmente o carro recupera a aderência do asfalto. Freios ABS são uma grande ajuda nessa situação. Mas tenha em mente que o mais importante é ficar atento e não entrar em pânico. Estar preparado é de grande ajuda.

aquaplanagem