Luz de freio e seus defeitos 

Podemos começar afirmando que a luz de freio é a mais importante do conjunto de iluminação traseira do seu carro. Quando ela é acionada, o motorista que vem atrás é advertido através de uma intensa luz vermelha que haverá uma redução de velocidade, ou até mesmo uma parada do veículo à sua frente.

Por isso é importante que todas as lâmpadas de aviso de parada (freio) estejam funcionando. Aliás, é uma obrigação prevista no código brasileiro de trânsito.

Junta-se a isso, a obrigação de manter uma distância de segurança exatamente para perceber  a luz de freio de quem vai a sua frente a tempo de frear com segurança. A intensidade maior da luz de freio também tem a função de chamar a atenção de outros motoristas. Neste post vou explicar quais os possíveis defeitos em luz de freios, principalmente os que apareceram e que foram solucionados na nossa oficina.

Como funciona a luz de freio do veículo?

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O conjunto de luz de freio é o seguinte:

  • Um fusível
  • Um interruptor de luz de freio (cebolinha), localizado no pedal de freio, parte de cima.
  • Duas lâmpadas de 21 watts.
  • Terceira luz de freio (opcional).
  • Por fim, a fiação que faz as ligações elétricas.

Assim que pisamos no pedal do freio, o interruptor é acionado, energizando determinado circuito e as luzes de freio acendem. O interessante é que elas acendem antes do carro começar a parar, uma fração de segundos antes, permitindo a quem vem atrás perceber a manobra a frente. Algo bem bolado.

luz-freio

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Qual é lâmpada da luz de freio?

Podemos ter dois tipos de lâmpadas dentro do sistema de luz de freios. Mas já percebi outras lâmpadas em carros asiáticos, mas que encontrei facilmente no mercado.Veja abaixo:

1 – Lâmpada de dois polos, onde o farolete acende junto, ou uma lâmpada de um polo, como a da seta ou da luz de ré. Ela tem uma potência de 21 Watts, seja com dois polos ou com um, e é a lâmpada mais potente (vermelha) que equipa a traseira do seu carro.

lampada-dois-polos

Na imagem acima temos a lâmpada de freio de dois polos. O filamento mais baixo é o mais forte e atende a luz de freio. O de cima é de 5 Watts e acende o farolete.

lamapada-de-freio

2 – Mas a lâmpada acima também serve para luz de freio. Ela é conhecida como lâmpada de um polo e é a  mais usada nos modelos nacionais. Também tem 21 Watts, mas não possui filamento para acender o farolete.

Neste caso, o farolete terá uma lâmpada independente de 5 Watts. A grande vantagem da luz de freio ter uma lâmpada de dois polos é que na troca, troca-se duas pelo preço de uma, o que não acontece quando freio e faroletes são independentes. Quanto a durabilidade, ela é boa e idêntica nos dois modelos, quando usei marcas conhecidas e antigas no mercado.

Qual a cor da luz de freio?

A cor desta lâmpada quase sempre é translúcida, sendo a lanterna vermelha. Mas em alguns carros muda: a lanterna é fumê e a lâmpada deve ser de cor vermelha. É o que diz a lei de trânsito. Na nossa oficina já peguei carros com lâmpada comum no lugar da vermelha. Não vale a pena.

A luz de freio não acende?

Este é um dos defeitos elétricos mais comuns em carros. Também pudera, este é o equipamento mais usado depois do motor – os freios. Por isso, são as luzes mais trocadas em oficinas. Quando é um defeito parcial, ou seja, apenas uma luz de freio não acende, a solução é simples. Você tem uma lâmpada queimada. Mas e quando o conjunto inteiro não funciona? Como resolver?

Defeitos na luz de freios

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Luz de freios não acende – Defeitos

  • O problema estará ou no fusível ou no interruptor.
  • O interruptor fica quase sempre junto ao pedal de freio e ali você encontrará dois fios.
  • Vamos explicar sobre esse modelo mais simples, que permite um teste relativamente fácil.
  • Se seu carro possui a terceira luz de freio e ela acender, então muito provavelmente as outras lâmpadas estarão queimadas, bastando trocá-las.
  • Outra possibilidade é aterramento ruim nas lanternas, o que faz setas, freios e faroletes parecer uma árvore de natal. (Veja mais aqui)

 

Defeitos na luz de freios

Repare a terceira luz de freio no meio do vidro traseiro.

Luz de freio só acende um lado

Mas se apenas uma luz de freio não acende? É muito provável que a lâmpada que não acende esteja  com os possíveis defeitos:

  • Lâmpada simplesmente queimada
  • Falta de aterramento somente nesta lanterna. Neste caso, outros defeitos vão acontecer, como seta piscar junto com a luz de freio e outras
  • Soquete da luz de freio com defeito
  • Tomada da lanterna com fios derretidos
Luz de freio não acende

Repare a “semelhança” com uma cebola pequena

Feito isso, procure pela cebolinha junto ao pedal de freio, um pouco acima dele. Alguns carros possuem painéis que protegem esta região.  Então, retire-o (s) com cuidado.

1 -Desligue os fios da cebolinha (dois)

2 – ligue um ao outro com um pedaço pequeno de fio descascado nas duas pontas.

3 – Ligue a chave do carro apenas para acender o painel

4 – Confira se todas as lâmpadas de freio acenderam. Se isso acontecer, a cebolinha está queimada. Se não acender, confira o fusível, consultando o manual do carro. Faça tudo com paciência. Não é um teste difícil.

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5 – Não confie apenas em um teste visual das lâmpadas. Muitas queimam sem interromper o filamento.

Não resolveu? A luz de freio não acende? Então o carro deve ser levado a um especialista, pois pode ser um defeito mais técnico. Isso pode envolver chicote e outras partes do circuito, inclusive um computador de bordo.

É sempre bom lembrar que o conjunto de luzes de freio é equipamento de segurança, sendo obrigatório seu funcionamento por completo.

Luz de freio não apaga

A luz de freio talvez seja o sistema elétrico de lâmpadas mais utilizado em um carro. Por usar muito o pedal, a luz de freio não apaga.

Depois de passar marcha e acelerar, o que mais fazemos?  A resposta é simples: pisamos no freio por qualquer motivo relevante e esses momentos são cada vez mais frequentes no louco trânsito da atualidade.

Um dos defeitos mais comuns  é a queima de uma ou de todas as lâmpadas do conjunto. Mas outro tipo de avaria tem aumentado em nossa oficina: todo o conjunto de luz de freio fica aceso, mesmo que o motorista não pise no pedal de freio.

Ou seja: Temos a luz de freio acesa direto! A solução, porém, é simples. A peça defeituosa nesse caso é o interruptor de luz de freio que fica no pedal, ou a  “famosa” cebolinha de freio.

Repare a "semelhança" com uma cebola pequena

Repare a “semelhança” com uma cebola pequena

A foto acima é de uma das mais simples e usada “cebola de luz de freio” do mercado, e fica localizado quase sempre no local da foto abaixo:

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Qual os possíveis defeitos desta peça?

1 – Por ali passa muita energia. Basta imaginar que cada luz de freio que acende tem 21 Watts, e que, no mínimo, cada carro tem 2 lâmpadas de freio. Por isso também pode queimar.

2 – Também é uma peça que sofre constante pressão de nosso pé toda vez que usamos o freio.

3 – Por ser fabricada de plástico com metal, fica óbvio que ela estraga com o tempo. Algumas delas até desmancham no pedal!

Imagem: debemcomtudo.com.br

Por isso sua luz de freio não apaga. Para consertar, basta trocar o interruptor que aciona essa luz, mas dependendo do modelo será necessário ir até uma oficina.

Luz de freio acesa direto – O que fazer?

Você vai ter que desligar a “energia” que circula por ali. Muitos podem dizer: quando desligo a chave a luz apaga, então não preciso desligar a energia do local…”. Sim, muitos carros são assim: com luz de freio energizada somente com a chave ligada.

Mas nem sempre temos tempo para ir em uma oficina de imediato. Pode ser, e quase sempre é assim, que circulamos com carro por um ou dois dias com esse defeito.

Problemas futuros

As consequências? Lembre-se que são duas lâmpadas de 21 watts que foram instaladas para chamar atenção de quem vem atrás, e, embora são muito usadas, foram feitas para acender rapidamente e apagar em seguida.

Nada perto da lâmpada foi projetado para suportar a caloria que vai ser produzida. O resultado pode ser danos definitivos nas lanternas (derretem), comprometimento da fiação e fusível de proteção do circuito, entre outros.

Lembrando que rodar com luz de freio acesa é o mesmo que dirigir sem luz de freio. O motorista que vem atrás pode se confundir facilmente e não perceber que estamos freando o carro.

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O melhor procedimento é desligar o fusível (mas isso pode desligar outros componentes) ou tentar retirar a tomada que vai diretamente em cima da cebolinha de luz de freio instalada no pedal de freio. Um pouco de paciência e iluminação vai ajudar. Mas não deixe de resolver o problema de vez. É barato e um serviço rápido.

Por que a luz de freio queima fácil?

Muitos motoristas ficam surpresos por a luz de freio queimar facilmente. De fato, é a lâmpada mais trocada na maioria dos veículos brasileiros. E isso também depende do modelo e da sua parte elétrica de fábrica. Nesse post damos algumas dicas de por que a luz de freio queima assim.

É notório que em alguns carros a luz de freio queima bem mais rápido que em outros. O Onix, por exemplo, as Mercedes. Em quase todos os veículos que usam uma lâmpada de um polo para fazer o papel de uma de dois polos, ela tem baixa durabilidade.

Como assim?

No caso de uma lâmpada de dois polos, as funções são bem divididas: temos um filamento de 5 watts para o farolete e um de 21 watts para luz de freio. Nesse caso a durabilidade é maior. Mas quando o carro usa uma lâmpada de um pólo temos um filamento para duas funções.

Lâmpada de freio de um polo

 

 

Por que a luz de freio queima

Lâmpada de 2 polos – freio e farolete

O próprio sistema elétrico do carro atua, fazendo o filamento de 21 watts ( normal da lâmpada de um pólo ) gerar 5 watts quando acionado o farolete. Assim que pisamos no freio, são liberados os 21 watts normais.

Temos notado que isso sobrecarrega mais a lâmpada, danifica o positivo do soquete, e desgasta mais o negativo da tomada da lanterna traseira. A durabilidade de tudo citado acima cai muito. É o famoso código 16 no painel do Onix.

Por que a luz de freio queima – Outros motivos

Uso. São as lâmpadas mais acionadas em um carro. Provavelmente o que mais usamos ao dirigir um carro é o pedal do freio.

Qualidade. Fator muito importante para uma lâmpada queimar mais é a marca ou qualidade do produto. Ainda existem marcas ruins no mercado, principalmente as mais potentes. Isso inclui a luz de freio. Escolha sempre uma mais conhecida e sempre repare no material da lâmpada. É bem nítida a diferença de qualidade mesmo no visual.

Interruptor de luz de freio com defeito

Nesse caso a luz de freio pode não acender ou ficar acesa direto, o que é mais comum. Daí a lâmpada ou as duas, queimam com facilidade. Em alguns casos chega a derreter a lanterna. O defeito pode ser na peça ou ela pode estar simplesmente solta do pedal de freios.

Luz de seta e freios – Um defeito muito comum

Muitos leitores do Mãos ao Auto nos encontram no Google pesquisando solução para defeitos em luz de freio e setas. Obviamente o termo aterramento” pode parecer estranho como sendo um defeito. Mas ele é exatamente a causa de alguns problemas que chamamos de  “efeito fantasma”. Isso pode ser perigoso e até gerar multas

Normalmente eles acontecem nas lanternas traseiras e podem interferir em todas as lâmpadas que estão por ali. Tudo fica confuso, com a luz de freio piscando junto com a seta ou a ré sumindo quando pisamos no freio. Pode acontecer em uma lanterna ou nas duas. Tudo é uma questão de tempo. Alguns modelos são mais atingidos por isso, como os da Fiat e alguns franceses. Mas pode acontecer em qualquer carro moderno. 

Setas – aterramento – luz de freio

São eles:

  • Quando tudo está ligado, farolete, luz de ré, e pedal do freio acionado, a seta faz o conjunto inteiro piscar.
  • Você liga a seta e pisca a luz de freio.
  • Você liga a seta e pisa no freio e tudo se apaga.
  • A luz de ré também fica confusa.

defeitos em luz de freio e setas

Por que isso acontece? Simples. Cada lâmpada tem seu positivo, mas todas tem apenas um fio terra. Resultado óbvio: sobrecarrega o fio preto da tomada da lanterna, derrete o local, e ainda “torra” o terminal do fio terra que fica na entrada dos soquetes.

Solução:

A mais simples é tentar limpar toda a região atingida com um pedaço de lixa e um limpa contato. Mas é um conserto temporário, se realmente funcionar. A solução final é a troca da parte onde ficam as lâmpadas (placa de lâmpadas) e também a tomada que vem com fiação nova. É um serviço bem mais demorado, mas definitivo.

Alguns eletricistas fazem a famosa “ponte de safena” no conjunto, que consiste em passar por fora um fio terra soldado diretamente no aterramento da placa das lâmpadas. Mas isso é apenas uma adaptação. Eficiente, diga-se, mas não deixa de ser uma gambiarra. A grande vantagem que observamos é que dificilmente  defeitos  em luz de freio e setas – e outros – voltam a  acontecer.