Setas, aterramento, luz de freio. Defeitos comuns!

Muitos leitores do Mãos ao Auto nos encontram no Google pesquisando solução para defeitos como os do título do post. Obviamente o termo “aterramento” pode parecer estranho como sendo um defeito. Mas ele é exatamente a causa de alguns problemas que chamamos de  “efeito fantasma”. Normalmente eles acontecem nas lanternas traseiras e podem interferir em todas as lâmpadas que estão por ali.

Setas, aterramento, luz de freio. Defeitos comuns!

São eles:

  • Quando tudo está ligado, farolete, luz de ré, e pedal do freio acionado, a seta faz o conjunto inteiro piscar.
  • Você liga a seta e pisca a luz de freio.
  • Você liga a seta e pisa no freio e tudo se apaga.

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Por que isso acontece? Simples. Cada lâmpada tem seu positivo, mas todas tem apenas um fio terra. Resultado óbvio: sobrecarrega o fio preto da tomada da lanterna, derrete o local, e ainda “torra” o terminal do fio terra que fica na entrada dos soquetes.

Solução:

A mais simples é tentar limpar toda a região atingida com um pedaço de lixa e um limpa contato. Mas é um conserto temporário, se realmente funcionar. A solução final é a troca da parte onde ficam as lâmpadas (placa de lâmpadas) e também a tomada que vem com fiação nova.

Alguns eletricistas fazem a famosa “ponte de safena” no conjunto, que consiste em passar por fora um fio terra soldado diretamente no aterramento da placa das lâmpadas. Mas isso é apenas uma adaptação. Eficiente, diga-se, mas não deixa de ser uma gambiarra.

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