Para que serve um fusível
Não sou da geração que viu o fusível ser introduzido nos automóveis. Mas foi algo mais importante do que, por exemplo, o motor de partida que substituiu as manivelas. As manivelas de partida duraram até os anos 60 em carros como o Gordini e outros. Mas os fusíveis já equipavam estes modelos. Por que? Por segurança. Um fusível pode salvar o seu carro de um incêndio, ou, no mínimo, de um grande prejuízo financeiro. Eles foram inventados para evitar as consequências de um curto, ou interromper a corrente que entrou em curto por um motivo qualquer.
Os fusíveis começaram assim:
E hoje estão assim:
Para que serve um fusível
Pelo formato fica evidente que eles são como uma ponte, um interruptor de um determinado circuito. Os faroletes tem dois, os faróis podem ter quatro, a ventoinha do radiador tem um, e assim por diante. Todo circuito elétrico do seu carro deve ser protegido por um fusível, seja de fábrica ou instalado posteriormente por uma loja especializada (como um alarme ou som).
Quando queimam, não devem ser substituídos por outro de maior número. De fato, todo fusível queimado deve ter seu circuito avaliado por um eletricista. Ele pode queimar por excesso de uso? Sim, mas acontecia mais com fusíveis antigos, como os de vidro. Um dos poucos fusíveis modernos que estragam por uso é o da ventoinha do radiador. Mas eles não queimam, e sim esquentam muito, perdendo sua função protetora.
Não deixe de fazer uma revisão periódica do estado dos fusíveis do seu carro. O tempo de uso também é um inimigo deles. Seria o mesmo que não dar atenção a conservação dos pneus. Embora não seja levado em conta, e como dito acima, os fusíveis e sua correta manutenção estão diretamente envolvidos com a segurança do motorista e dos passageiros.
Interessante o assunto, gostei.
Olá. Tenho uma historia pra te contar! Recentemente deu um curto no meu carro, mas precisamente na caixa de fusíveis da bateria, numa central que fica em cima da bateria. O fusível verde de 30 amperes derreteu. Duas das vias metálicas de dentro da caixa se romperam. Eu estava tentando adivinhar o que poderia ter dado esse curto pois nunca tive problema de bateria ou outra coisa assim. Ha mais ou menos 2 meses, troquei minhas lampadas de farois de milha pois uma delas estava queimada e coloquei exatamente o mesmo tipo de lampada, até ai nada de estranho pois respeitei o que estava e a outra coisa que mexi no carro foi a insatalação de um radio, bem simples atravez do chicote original do carro, não foi preciso puxar positivo separado pra ele ou coisa assim. Minha pergunta: o que poderia ter dado esse curto? Bem qualquer dica ou opnião sua sera de grande valor pra mim….
Olá Wilson. Grato por perguntar. Embora você não cite o carro eu imagino um curto no positivo. Tem que ver qual é a referência do fusível que derreteu, pois ele protege diretamente a origem de tudo que aconteceu.