Fox. Macete para o alternador

Retirar o alternador de um Fox não é um serviço barato. Principalmente se ele for completo, com ar e direção. É um serviço demorado e que exige um profissional competente para fazê-lo. Por causa dessa dificuldade, muitos eletricistas sugerem a troca do alternador e não apenas consertar o defeito ou reformar a peça. Com certeza o risco de retorno com uma peça nova é muito menor, quase nulo. Trocar apenas um regulador de voltagem, ou um rolamento pode ser uma cilada, o barato ficando mais caro em um tempo curto porque até a mão de obra vai ser repetida e alguém irá pagar por isso.

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Pelos mesmos motivos, um eletricista tem que ter certeza absoluta que o defeito é realmente dentro do alternador do Fox. E alguns modelos enganam. O tropeço acontece quando o profissional não faz o teste da luz de bateria, algo antigo e que cai bem nesse caso do Fox.

Foto: g1.globo.com
Foto: g1.globo.com

Mas é um erro perdoável, pois o multímetro vai dar uma medida baixa de alternador, parecida com a da foto acima. Se não houver um evidente fio solto, a conclusão óbvia será a de um defeito dentro do alternador.

Se ao ligar a chave do carro, a luz da bateria acender, e quando o motor “pegar’, a luz de bateria apagar,  e mesmo assim o multímetro acusar uma medida baixa, então algo está impedindo o caminho da corrente que sai do alternador e vai carregar a bateria. No meio do caminho tem uma pedra, ou algo menos poético: um fio partido.

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Fox. Macete para o alternador

Também pode ser uma simples porca bamba em um lugar pouco testado por eletricistas. Observe a foto acima e localize estes componentes no seu Fox. Eles estão coberto por tampas bem em cima da bateria.  Se a medida do alternador, com o motor ligado, der baixa, use uma chave apropriada, um cachimbo ou chave L, e aperte com cuidado as porcas acima. Aperte os dois lados e acompanhe a medida em um multímetro que deve ser igual ou perto da indicada na imagem abaixo.

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De fato, estes fios passam por ali para serem protegidos por fusíveis que são a continuação deles de uma porca a outra. Entre elas existe uma ponte de metal apropriada para suportar carga e interrompê-la se houver excesso ou curto. O que percebemos é que, com a rotina do dia a dia, as porcas podem afrouxar, ou pode até acontecer um mau contato que diminui a carga do alternador, descarregando sua bateria em pouco tempo.  O exemplo também vale para veículos similares, ou modelos da Volks que tenham o motor igual ao do Fox. Vale a pena conferir antes de aceitar um reparo bem mais caro. Mas na dúvida em fazer o teste, leve o carro até um eletricista de confiança e peça para apertar as porcas e medir novamente  o alternador.

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This article has 5 Comments

  1. Fernando,
    a sua oficina fica no rio de janeiro~
    caso positivo eu gostaria levar o meu carro. estou com problema de setas. Como chegar~
    OBRIGADO

  2. Fernando boa tarde to com o mesmo problema no meu Fox primeiro me falaram que era a bateria comprei hoje uma nova e aí fazer o teste o rapaz da loja falou que o alternador não estar gerando energia para a bateria , levei no eletricista que , me disse que teria que tirar o alternador e o concerto seria 140 das peças e 50 mão de obra dele , achei estranho ele condenar peças sem ao menus abrir o alternador e não aceitei o serviço , voktei a minha oficina de confiança e pedir ao mecânico para tirar o alternador e vou levar pra retifica , porém o mecânico tava sem tempo muito serviço na oficina e pediu pra eu ir segunda que ele tira, vendo sua matéria fiquei impressionado pois tudo qr você relatou aí aconteceu no meu carro tinha uma porca afolgada vi hoje pela manhã vou apertar aqui refazer os teste pra ver , fico triste com o tanto de pessoas mesquinha que si querem. Tirar dinheiro das pessoas ..

    1. Olá Nivaldo. Tomara que seja isto. Estas porcas realmente enganam na medida do alternador e no desempenho do arranque. Por isso é sempre bom procurar por possíveis alternativas mais simples de conserto. Seja bem-vindo ao site e fique a vontade para perguntar.

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