Como verificar o nível de óleo

O óleo do motor do seu carro é um componente de máxima importância. As partes internas do motor sofrem intenso atrito em seus movimentos. Como são todas de materiais duros, se faz necessário uma lubrificação constante para que o motor não “funda” ou literalmente exploda por dentro, atingindo com força o seu bolso e suas economias. É uma tarefa que qualquer motorista pode realizar. Também, se você mesmo verificar o nível de óleo do seu carro, vai se livrar dos postos que sempre dizem que está faltando um litro pra completar o nível.

  1. Foto: prismaautopecas

    Foto: prismaautopecas

    Como verificar o nível de óleo.

O serviço deve ser feito com o motor completamente frio, de preferência pela manhã antes de ligá-lo. É nesse momento que o óleo estará totalmente no Carter depois do carro passar uma noite inteira de repouso. Também é por isso que muitos frentistas se enganam com o nível do óleo, pois no posto de gasolina o carro ja se movimentou e o motor lubrificou as partes de cima, diminuindo o nível que fica no Carter onde a ponta da vareta de óleo faz sua medida.

Cada carro tem uma vareta diferente. Mas se o óleo “sujar”quase na parte mais alta das marcas evidentes, então o nível está normal. Caso fique bem abaixo da marca máxima, se aproximando do meio, então você deve completar o óleo, com o carro ainda na garagem, e verificar o nível dias mais tarde. Se persistir a diminuição do óleo, e seu carro roda o normal, ( não viaja muitos quilômetros com frequência), então você deve procurar um mecânico de confiança para uma exame mais profundo.

Uma dica: manchas de óleo, ainda úmidas, no chão da garagem  é um sinal claro de vazamento recente de óleo. Conte isso a seu mecânico. No mais, mantenha a troca de óleo do motor do seu carro em dia.

 

 

Please follow and like us: