Multas-de-Trânsito

Já escrevemos um post sobre multas. Mas achamos melhor falar das multas de trânsito por outro ângulo.

Continua após a publicidade..

Receber uma multa é algo sempre degradável. Aliás tudo que mexe no bolso desagrada, seja com rico, seja com alguém menos rico. Por isso mesmo que as multas são usadas como algo educativo, sim, uma sistema de educação em massa. Aliás, foi assim que grandes bandidos foram condenados: por mudanças em leis que transformaram o pequeno em algo grande, grave. Neste tipo de caso, o caçador percebeu pequenas falhas na esperteza da caça e venceu a briga.

É obvio que nem todo motorista é uma caça, tampouco um bandido. Mas com o passar dos anos o exemplo do resultado no meio dos gangsteres ( este é realmente o plural de gangster) se transformou em um processo educativo do povo, seja pelo bolso atacado ou pelo exemplo da dureza da lei.

O mesmo pode ser aplicado nas multas de trânsito. Talvez, em nosso país, as multas de trânsito se transformem em um excelente, ou único, meio de educação para uma atividade de massa que é o trânsito de carros e pessoas, embora uma multa não tem como objetivo preservar o seu carro, isso é uma consequência, e sim preservar vidas. Por isso podemos dizer que o trânsito é de pessoas: por envolver vidas.

 

Foto: jornalggn.com.br

Foto: jornalggn.com.br

Continua após a publicidade..

Fique atento ao o quanto seu bolso pode sofrer. mas também imagine quantos acidentes seriam evitados se a lei de trânsito fosse devidamente obedecida. Segue abaixo alguns links estaduais e as devidas infrações.

Tabela de multas de trânsito pelo Brasil.

Detran de Pernambuco.

Detran do Amazonas.

Continua após a publicidade..

Detran de Minas Gerais.

Detran de Alagoas.

Detran de Santa Catarina.

Detran do Paraná.