Pé na embreagem. Não é mito: dá prejuízo!

Talvez seja por cansaço do pé, ou estar preparado para pisar no pedal. Mas é uma mania do motorista brasileiro usar o pedal da embreagem como se fosse uma caixa de engraxate.

 

Foto: portalsidera.wordpress.com
Foto: portalsidera.wordpress.com

Mas por que isso pode estragar a embreagem? Basicamente a embreagem é um sistema de aproximação de algumas peças através do uso do pedal. Ele traciona um cabo (ou uma bomba de óleo) que faz o mecanismo de chapa, disco e colar funcionar ao mesmo tempo.

Pé na embreagem. Não é mito: dá prejuízo!

Assista o vídeo abaixo.

 O mais importante é entender que quando “descansamos” o pé no pedal da embreagem nós acionamos levemente o sistema. Por consequência, o disco, a peça marrom do vídeo, raspa na chapa e se desgasta muito; exatamente por ser um movimento constante, diferente de pisar no pedal apenas quando passamos marcha no carro.

O prejuízo pode variar de 200 a 2000 mil reais, dependendo do modelo do carro. Mas isso não significa que sua embreagem vai estragar de imediato. Leva um tempo, mas um tempo bem menor que dirigir sem o pé descansando por ali. Alguns modelos de automóveis acusaram o problema com 6 meses de uso, sim 6 meses depois de sair da fábrica. E é algo que a garantia não cobre.

pé-na-embreagem

Uma solução seria trocar o seu carro por um modelo com câmbio automático. Por questões óbvias ele não vem com um pedal de embreagem. Mas notem na foto acima que eles possuem um pedal “imaginário”ou um apoio para descansar o pé esquerdo. Quem sabe as fábricas não acham um lugarzinho para instalar um desses em um carro comum? Também seria uma solução criativa.

Please follow and like us:

This article has 2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *