Podem ser muitos os problemas que acontecem em um marcador de combustível, seja em automóveis, caminhões e ônibus e até em motocicletas. O princípio de funcionamento é o mesmo em todos os veículos.

Neste post falarei de marcador de combustível com defeito, com um diagnóstico dos principais problemas e também das soluções. O importante é saber que a maioria dos defeitos deve ser corrigido por profissional competente, pois envolve diretamente a eletricidade e combustível obviamente inflamável. 

O ponteiro de gasolina não sobe mesmo depois de abastecer

Este é o sintoma clássico de marcador de combustível com defeito, embora não seja o único. Esse defeito pode acontecer até no momento do abastecimento. Estava tudo normal e o marcador simplesmente para de funcionar.

O primeiro passo é evitar de rodar sem marcação de combustível. Nós nunca vamos ter certeza de quanto combustível tem no tanque e isso pode causar uma pane seca, ou seja, seu carro pode parar de funcionar em qualque lugar. E isso pode até gerar multa de trânsito.

Continua após a publicidade..

Quase sempre a causa deste defeito é no sensor de combustível (ou boia de combustível) que fica dentro do tanque. O próprio combustível é responsável por estragar esta peça, seja por corroer partes do sensor ou até encharcar a boia.

Solução? Troca do sensor. é um serviço que envolve retirar a peça de dentro do tanque. Portanto, o carro deve estar com pouco combustível, bateria desligada e, em muitos casos, são necessárias ferramentas especiais para não danificar peças importantes. Outra possibilidade é defeito na tomada, pois ela também energiza a bomba de combustível e pode derreter causando mau contato. Mas, neste caso, a bomba também vai parar de funcionar. 

O que pode causar problemas no sensor de nível de combustível?

Como dito, são vários. Veja a lista abaixo:

  • Boia ou flutuador encharcado de combustível. Ela fica em constante contato com a gasolina ou álcool. Neste caso, tem que ser trocado.
  • Plug de conecção elétrica com defeito. Pode derreter, fechar curto ou simplesmente se soltar.
  • Falta de sinal – tem que verificar o chicote do sistema.
  • Fiação esmagada. Algo pouco comum, mas pode acontecer ao retirar e recolocar o banco traseiro, por exemplo. 
  • Fio partido ou quebrado no chicote.
  • Sensor muito antigo. Ele simplesmente queima sua parte elétrica interna. Também é necessário a troca dele.
  • Haste do sensor travada dentro do tanque. Ela pode agarrar em qualquer posição ou até soltar a boia. Isto acontece mais ao encher o tanque.
  • Tanque amassado. Dependendo do modelo do carro um amassado no tanque de combustível pode alterar a medida ou até parar o funcionamento do sensor de nível.

Qual o fusível do marcador de combustível?

Se você percebeu, na lista acima não falei de fusível queimado como uma das causas de marcador de combustível com defeito. O motivo é simples: na maioria dos automóveis não existe fusível de sensor de nível de combustível, mas sim fusível que protege o painel inteiro.

Então, quando este fusível queima, quase tudo no painel para de funcionar. Luzes indicadoras, marcador de temperatura, etc não funcionam. Neste caso ligamos a chave e nada funciona no painel.

O fio do sensor é negativo, no caso, do marcador do painel. O positivo do marcador é o positivo do painel inteiro e fusíveis protegem apenas fios positivos. Então devemos verificar o fusível somente quando o painel não funciona nada. O Manual indica qual e devemos consultá-lo, pois cada modelo tem um diferente e em posições diferentes.

Marcador de combustível demora a subir?

Depende do tipo de marcador que equipa o carro. É muito comum um maracdor digital, ou sem ponteiro e sim traços que aparecem, demorar muito mais a subir do que os marcadores de ponteiro. Estes marcadores costumam até enganar por demorar a subir.

Quase sempre os marcadores comuns sobem instantaneamente. Alguns sobem até o máximo e depois voltam para marcar o nível de combustível no tanque. Outros precisam ser regulados, principalmente quando são substituídos. 

Continua após a publicidade..

Por que o ponteiro de gasolina só sobe até certo ponto e depois cai novamente?

Você enche o tanque e o ponteiro sobe, para depois cair ou mudar de posição. O que é isso?

Diagnóstico: Flutuador da boia encharcado por gasolina. Assim ele fica mais pesado e com marcação imprecisa. Em alguns casos mais raros o defeito pode ser no marcador do painel. Mesmo assim, tem que primeiro testar o sensor de nível.

Solução: Troca do flutuador ou do sensor de nível que já vem com um flutuador de fábrica.

O flutuador é a peça branca (mais em cima, na imagem).  Este tipo é oco, além de frágil. Ele não suporta por muito tempo os componentes corrosivos de nossa gasolina. 

Marcador de combustível dicas para problemas e soluções

Veja também:  Como escolher o melhor seguro automóvel

Quanto custa consertar o marcador de combustível?

Na verdade o defeito é quase sempre no sensor de nível, como já dito. Observe a imagem acima. O mais comum é trocar esta peça que fica dento do tanque junto com a bomba de combustível, se o carro for injetado. É um serviço que depende de mão de obra especializada ou muito cuidado para fazer.

O custo vai variar de carro para carro. A maioria tem acesso ao sensor embaixo do banco traseiro do carro. Outros nas laterais do tanque. E ainda tem aqueles que somente retirando o tanque de combustível que se consegue trocar este sensor. Quanto mais trabalho, mais caro vai ser a mão de obra.

Continua após a publicidade..

Já o sensor custa, novo, por volta de 120 reais. Juntando tudo, o preço pode variar de 200 a 400 reais em carros mais populares e antigos. O custo pode subir mais ainda no caso de novas tecnologias eletrônicas.

É seguro dirigir meu carro se o ponteiro de gasolina não estiver funcionando corretamente?

Muitos têm esta dúvida. Nos carros mais antigos o que pode acontecer é a gente perder a noção de quanto combustível ainda tem no carro e imaginar: “ainda roda mais um pouquinho”. Só que não. Ele pode parar por erro de cálculo ou otimismo demais. Neste caso  o perigo é: onde ele vai parar? É seguro? Existe posto por perto? Ele pode parar até no meio da rua e é aí que entra a multa citada no início do post.

Lembrando que os postos de combustíveis só vendem avulso com a embalagem apropriada, aprovada pelo INMETRO. E eles mesmo vendem nos postos.

Em carros mais modernos, com tecnologia de ponta, o motor pode até não ligar se o marcador não funcionar. Outros podem acender a luz da injeção se o sistema de marcação de combustível estiver “embarcado” na central eletrônica do carro.  Tem modelos, até mais antigos, que o motor não pega até se o reservatório Flex estiver vazio.

Marcador de combustível com defeito: outras perguntas frequentes

O marcador de combustível afeta o desempenho do motor ou o consumo de combustível? Não, o marcador de combustível é apenas um indicador visual do nível de combustível no tanque e não afeta diretamente o funcionamento do veículo.

Meu marcador de combustível parou de funcionar após uma batida no veículo. O que pode ter acontecido? O impacto pode ter danificado o sensor de combustível ou suas conexões elétricas. Uma inspeção detalhada pode determinar o alcance do dano e as medidas necessárias para reparo.

Meu marcador de combustível fica oscilando após reabastecer o tanque. É normal? Pequenas oscilações após o reabastecimento podem ser normais devido ao movimento do combustível no tanque. No entanto, se as oscilações persistirem por um longo período, pode indicar um problema com o sensor ou o sistema elétrico.