Marcadores de combustíveis. Problemas e soluções!

marcadores-de-combustíveis

Marcadores de combustíveis. Problemas e soluções!

Não são muitos os problemas que podem ocorrer em um marcador de combustível. Veja na lista abaixo alguns deles.

  • Você enche o tanque e o ponteiro sobe para depois cair pela metade ou ficar mudando constantemente de posição. Diagnóstico: Flutuador da boia encharcado por gasolina e assim ele fica mais pesado e com marcação imprecisa. Solução: troca do flutuador ou do sensor de nível que já vem com um flutuador de fábrica.flutuador de swnsor de palio

O flutuador é a peça branca (mais em cima).  Este tipo é oco, além  de frágil,  não suportando por muito tempo os componentes corrosivos de nossa gasolina.

  • Outra situação: voe põe combustível no seu carro e o ponteiro fica sempre marcando reserva. Você enche o tanque e nada muda. Diagnóstico: muito provavelmente será defeito no sensor de nível, o restante da peça da foto acima. Solução: troca da peça inteira.
  • É muito raro de acontecer, mas o mostrador também pode queimar, o que exigira um teste na ponta dos fios do sensor de nível. Mas repetimos: é mais raro.
  • Fusível queimado. Normalmente é um fusível para o painel inteiro, ou um para os marcadores, como o de combustível ou de temperatura. Neste caso fica fácil de diagnosticar, pois o marcador de combustível não vai ser o único a apresentar defeito se um fusível estiver queimado.

Quer trocar de carro? Dica imperdível para você economizar muito dinheiro e saber se não está sendo enganado: com milhares de cópias vendidas, o livro digital Como Trocar de Carro Sem Perder Dinheiro vai te ajudar a não cometer erros e fechar o melhor negócio possível. Detalhes aqui

Please follow and like us:

This article has 415 Comments

  1. Boa tarde amigo!
    Comprei recentemente uma EcoSport 2.0 16v 2003/2004, e a dois dias ela apresentou um problema no marcador de combustível. O problema foi o seguinte: após colocar gasolina no tanque ( sem enchê-lo ) o marcador acusou estar com o tanque cheio, e desde então não abaixou mais. Gostaria de saber se o problema esta na bomba ou no sensor, ou quem sabe no fusivel?

    1. Olá pedro. Obrigado por participar no blog. Bomba não é, pois não participa do circuito da marcador. Poder ser que o flutuador do sensor tenha agarrado em uma determinada posição ou mesmo tenha estragado. Vai ser necessário retirá-lo e fazer alguns testes manuais nele. É um serviço que deve ser feito com o tanque no máximo com 1/4 e por pessoa experiente devido a presença da bomba e por possíveis vazamentos futuros. Procure uma oficina de confiança. Lembrando que os testes também podem revelar algum problema no marcador. Abraços.

      1. Olá abastecendo o carro 2 a 3 vezes por semana, colocava 50,00 todas as vezes
        E andava uns 40 milímetros, e percebe, que estava gastando muito
        Meu carro é um pólo,1.6 coloquei a venda, e não estava nem saido porque esta sempre na reserva! Sempre abastecendo no mesmo posto, o carro teve problema levei para o conserto, olhado a bomba de combustível estava estragada, e o tanque lotado!
        Não sei o que aconteceu! Penso que o frentista não colocava o combustível, e eu tinha que pagar
        Agora que a ficha caiu! Acho que vou lá ver o que eles falam

        1. Olá Beto. É muito provável que seja flutuador do sensor de combustível (boia) encharcado de combustível. Ele fica mais pesado e marca mesmo. mas pode simplesmente defeito no sensor inteiro. Alguns testes vã ter que ser feitos.

    2. BOM DIA, TURMA ALGUÉM PODE MIM AJUDAR TENHO UMA PALIO WEEKEND 1.6 2013 PROBLEMA NO TANQUE DE COMBUSTÍVEL JÁ TROQUEI A SENSOR DE NÍVEL E O PROBLEMA AINDA CONTINUA NO PAINEL NÃO MARCA A CONTIDADE CERTA DE CONBUSTIVEL…

  2. Bom dia Fernando!
    Tenho uma frontier 2011 e o marcador de combustível dela apresenta as seguintes variações: Ao encher o tanque ele marca no máximo 3/4, ou marca 1/2 tanque e vai subindo aos poucos até os 3/4. Outra ocorrência é a seguinte, se o carro ficar parado e ligado por aproximadamente uns 50 segundos , o ponteiro cai de uma vez para a reserva e acende a luz, retornando ao normal somente após desligar e ligar o carro. Mesmo assim, já aconteceu de desligar e ligar o carro e o marcador permanecer na reserva. Me dê uma ajuda ai!!!

    1. Olá João Pedro. O primeiro teste é retirar o sensor de tanque (boia) e verificar se o flutuador está encharcado. É muito comum isto acontecer e ele fica mais pesado sempre marcando menos. Se for encontrado este defeito talvez tudo volte ao normal.Mas não troque apenas o flutuador e sim a peça inteira.Se o flutuador for maciço (alguns modelos são assim), então um eletricista vai ter que fazer testes específicos na peça.Abraços.

    2. tenho exatamente o mesmo problema na minha frontier. Levei na concessionária várias vezes na garantia e nunca resolveram. Esperaram a garantia acabar e disseram que não iam trocar a peça pois tinha acabado. Tenho uma frontier LE ATACCK 2011/2012.

    1. Em veículos modernos como o Peugeot 206, o nível máximo e mínimo do sensor de nível (boia) pode necessitar de apresentação. Veja o processo manual para essa apresentação sem scanner do 206.

      Com o conjunto desmontado é preciso deixar a boia em vazio, ligar e desligar a ignição. Depois é preciso deixar a boia em máximo e ligar e desligar a ignição. Montar tudo e pronto. Mas, lembre que isso deve ser feito por um profissional que acima de tudo precisará desligar a bomba de combustível, pois ela é um motor elétrico e pode provocar combustão. O trabalho todo deve ser feito sem contato com o combustível, ou seja, realize o procedimento pelo lado de fora do tanque.

  3. Bom tenho um fox 2010/11 e o problema e o seguinte meu marcador de combustivel parece esta com algum problema ele desce muito rapido nao esta de acordo com o computador de bordo que esta marcando 12 dentro da rua . Ja troquei o sensor de nivel de combustivel e ele continua co o mesmo problema o que eu faço?

    1. Olá Rogena. Veja no seu manual se vc pode desligar a bateria sem algum risco, como o radio pedir um code e vc não ter ele) Se puder desligar, desligue o negativo da bateria, espere uns 10 minutos, e em seguida ligue de novo. Depois ligue a chave do carro, sem dar a partida, por uns 20 minutos e observe se normalizou. Talvez o computador de bordo perca alguns dados.

  4. Tenho um Palio 96 o marcador de combustível está sempre com meio tanque eu cheguei a tirar a bóia e fiz um teste fora do tanque quando eu liguei o contato ele marca normal mas quando coloca dentro do tanque só marca meio tanque?

  5. Boa tarde, colega minha Kombi 2009 não está marcando combustível, como faço para saber se é painel ou bóia? Já liguei os fios diretos na bóia mas ainda não marcou nada. Desde já, obrigado.

  6. oi tenho uma parati bola ano 98 , nao esta marcando o nivel de gasolina como faço , acho que e fuzil , mas sera que tem fusiu para congustivel

    1. Olá Leonardo. Obrigado por participar. Normalmente o modelo do seu carro tem um fusível para o painel inteiro. Para descobrir o defeito, vai ser necessário fazer testes no compartimento da bomba debaixo do banco traseiro. A boia que envia sinal para o painel também está ali. O mais comum é defeito na boia, mas o teste tem que confirmar.

  7. Hb20 2012 nao estava atualizando a quantidade de km que ainda podia rodar, mesmo apos abastecer continuava marcando q faltava 50km pra rodar.
    Agora nao marca nada, ta com a luz da bomba acesa, como se estivesse sem combustível, e marcando — , so tracinho

  8. Ola eu tenho um Siena 2009 2010 o marcando dele esta descendo muito rápido as vezes ele desse depois sobe já troquei a bóia ele ainda continua a mesma coisa quando eu abasteço ele demora e muito a descola quando descola desse direto o que eu faço

  9. Boa noite, tenho um celta 2003 e coloquei um painel do celta 2010 no entanto o marcador de temperatura nao funciona,ja fui a vários eletricistas uns falam que eh preciso botar a central do celta 2010,eh isso mesmo?

    1. Olá marcone. Eu nunca fiz esta troca, mas de fato a eletrônica de um 2003 é diferente de um 2010. Os carros mais novos tem a temperatura de painel controlada pela central, o que não ocorria com o de 2003. O deste ano (2003)tem duas cebolinhas de temperatura: uma para a central e outra para o painel. Os mais novos apenas uma cebolinha que envia o sinal pra a central e esta para o painel. Este pode ser o seu caso. Para confirmar peça a um eletricista para ver no seu motor a cebolinha de temperatura de painel. O problema é que, se for este o caso, o sinal enviado pela central é muito mais sensível do que o enviado direto do motor para o painel.Não acredito em uma adaptação. Esta é a chamada eletrônica embarcada.

      1. Obrigado Fernando,ja rodeio muito pra tentarem resolver esse problema e escuto várias opiniões dos eletrixistas nao sei o que fazer,o jeito eh acho que eh colocar um marcador universal peço que ja teve essa experiencia de trocar o painel do celta 2003 por um 2010 mim fale obrigado

      2. Outra coisa Fernando o marcador de combustível tambem nao ta marcado ele mostrava sempre na reserva,mais depois que o eletricista botou um simulador de boia ele subiu mais nao sai do lugar,seria por conta do painel que eh de um carro mais novo,ou o combustível nao tem.nada haver,pode ser boia ,sensor de combustível ou outros?

  10. Olá, boa tarde. Tenho um Jetta 11/12 e o problema é o seguinte, posso colocar a quantidade de combustível que for, o ponteiro do marcador não levanta, fica no marcando vazio, e a luz da reserva não fica acessa (visto que ela é acessa quando o carro está com baixo nível de gasolina) resumindo, meu ponteiro de gasolina não sai do zero, o que poderia ser?

    1. Olá Alexandre. Obrigado por participar. Quase sempre o defeito é na boia ou sensor de combustível que vai no tanque. Um teste tem que ser feito por ali. Somente depois disso se pensa em outras possibilidades como marcador com defeito, fiação cortada etc.Pode ser até mau contato na tomada da boia. Mas isso levando em conta que o resto do painel está normal. Abraços.

    1. Então vamos lá. quando ocorre o que vc narra é típico de flutuador encharcado. Eu faria o seguinte teste: Com a boia nas mãos e tudo ligado, movimentaria a haste observando o painel. É um teste com destalhes de movimento. Se for defeito no painel ele vai se repetir neste teste. Se for marcador digital eles realmente apresentam mais defeitos do que os antigos, de ponteiro. Neste caso um eletricista experiente vai ter que examinar desde a fiação até o painel e seus anexos. Mas se vc já trocou a boia, e o flutuador dela é novo, não troque novamente. O defeito é em outro lugar e precisa ser avaliado, como dito acima. Desculpa a demora Josiel! Um abraço e fique a vontade para perguntar mais.

  11. Boa noite, eu gostaria de saber como devo proceder quando a água do limpador do para brisa não está saindo , estou com esse problema e queria me informar antes de ir ao mecânico,qual serviço devo pedir para ele fazer e qual peça deverá ser substituída ,se for preciso. Agradeço, adorei esse site. Muito bom mesmo!Obrigada.

  12. Olá, meu uno fire flex 2008 ta com o marcador de combustível estranho se ele está com 1/4 de gasolina e coloco mais gasolina demora subir o ponteiro, ai ele para, desligo o carro e torno ligar ele, ai o ponteiro marca certo. Pode ser o marcador, tem concerto ou tenho que trocar o mostrador.

    1. Olá Jeferson. Antes de pensar no marcador, devemos testar o sensor de combustível ou a boia, que fica no tanque. O que vc cita é um sintoma típico de boia encharcada de gasolina ou combustível. Isto faz ela ficar mais pesada e marcar errado no painel. Vale verificar isso.

  13. Galera a bóia do marcador de combustivel encharcou amarrei outra bóia na que estava encharcada com um arame bem fino e funcionou mas será que tem perigo por ser arame?

  14. Olá, tenho um pálio economy 2011. O marcador de gasolina desceu e não subiu mais. Já botei várias quantidades de gasolina e ficou no mesmo lugar. Oq pode ser??

    1. Olá Neto. Quase sempre é problema na boia, ou sensor de combustível de tanque. Vai ser necessário fazer um teste na fiação que fica no tanque. Pode ser um simples mau contato por ali. Se vc não tiver nenhuma experiência nisso, peça uma avaliação de um eletricista de confiança.

  15. Bom dia, Fernando.

    Tenho um Celta, ano 2001 mod 2002. Estou com problema no marcador de combustével, ja troquei o sensor e o problema continua, o que poderia ser o problema agora ?

    1. Olá Michel. Pode ser fio interrompido no chicote, ou até mesmo o painel com defeito. Tente desligar o negativo da bateria por uns 15 minutos. depois ligue o negativo novamente e veja se normalizou. mas faça isso verificando no manual o que pode ser afetado ao desligar a bateria (como o rádio que precisa de código). O celta tem dado muito problema no marcador e muitas vezes é necessário comprovar a necessidade da troca do marcador. Mas somente com testes específicos feio por eletricista se pode ter certeza. Mau contato na tomado da boia também é comum.

  16. Boa noite tenho um Palio Young 2001 ele de natureza e beberrão consome muito a gasolina mais percebi que por 2 vezez antes mesmos de chegar na reserva ele começou a falhar e acabou quando coloco ele sobe mais não totalmente ele baixa muito rápido e problema na (bóia? E gostaria de saber se o carro fica pesado quando apresenta esse tipo de problema ? Pk o meu na subida parece que estou levando um caminhão e muito pesado e fraco.

    1. Olá Francielle. A questão do marcador deve ser boia dentro do tanque com defeito. É ela que envia sinal para o marcador de gasolina no painel. Peça um teste nela antes de trocar.Mas isso não influencia em subidas. Esta situação é mais de motor mais fraco, tipo motor 1.0. Talvez uma revisão (se é que vc já não fez) de filtros (ar e combustível) troca de velas e cabos possa ajudar no consumo e potência.

  17. Olá, comprei um polo 2012 e o coloquei gasolina, porém o marcador de combustível nem se moveu, está como se o tanque estivesse vazio. O que pode ter acontecido?

  18. Bom dia, comprei a pouco tempo um Peugeot 206 e sempre que vou abastecer o carro, a bomba de combustível do posto fica desarmando e os frentistas sempre dizem que o tanque “deu ar”.. Isso é um problema? Como posso resolvê-lo?

  19. Tudo bom Fernando
    Fernando tenho um Ford ka 2009 flex o ponteiro fica marcando meio tanque MSM com o tanque cheio levei na oficina tiraram o plug da parte elétrica da bóia e o ponteiro subiu no mesmo lugar .
    O rapaz da oficina não entendeu pq funcionou o marcador sendo q ele tinha desligado o mesmo não era funcionar ,fiquei de levar pra ele para uma melhor avaliação to com esse problema a muito tempo , ele achou muito estranho espero q me ajude
    Abrc valeu

    1. Olá Ricardo. Veja bem. O teste seria o seguinte desligar a tomada da boia, ligar e desligar a chave do carro. Religar novamente e anotar a posição do ponteiro. O teste seguinte seria tirar a boia do tanque e ligá-la do lado de fora imitando o movimento da gasolina com as mãos. Outra possibilidade é fio colado no chicote ou painel com defeito. A distância atrapalha, mas dica é esta.

  20. Ola meu celta 2009 nao marca corretamente o tanque aparece cheio no painel mas quando vou sair fico na mao e o carro ta sem combustivel

  21. Boa tarde tenho um Siena97/98 e o marcador de combustível fica oscilando muito, ja troque o pescador e o problema continua. Oque poderia ser?

    1. Olá Jose. Verifique se seu carro também temo outra peça junto da boia. Eça é conhecida como sensor de combustível e saiu apenas no modelos anos 90. Mas o sintoma que vc descreve é de flutuador encharcado.

  22. Boa Noite. Tenho um Fiesta Sedan Flex 2006 e a uns 5 meses venho utilizando como combustível gasolina, só que neste ultimo abastecimento enchi o tanque com etanol, o sensor no painel apresentou como tanque cheio, já rodei uns 80km porém o marcador não baixou nenhum nível, sabem o que pode estar ocasionando esta falha.

    1. Olá Claudiney. A boia pode ter agarrado dentro do tanque ou estragado. O primeiro teste é retirá-la para verificação e então fazer alguns testes manuais nela. Desligar o negativo da bateria e esperar uns minutos para religar, também tem sido usado por alguns para normalizar sensores. Mas faça isso se seu rádio não exigir code.

  23. Olá, temos um palio ed 1998, estava todo desregulado o marcador de combustível, trocamos a bóia,melhorou um pouco, mas quando enchemos o tanque nunca sobe até o final. O que devemos fazer agora, qual deve ser o problema?

    1. OLá Izabelle. O ano do seu carro costumava sair com outro componente além da boia. É um sensor auxiliar que fica perto da boia bem na tampa da bomba. Era algo bem difícil de estragar, mas isso quando o carro era mais novo. Peça para verificarem a existência desta peça. Caso contrário pode ser algo impedindo a boia de subir mais (dentro do tanque) ou o marcador de painel com defeito.

  24. Tenho um siena 2006 1.0 flex , tive uma pane na bateria e precisei troca-la, após a troca o meu marcador de combustível ficou louco, o ponteiro desceu completamente no painel e quando liga o carro ele sobe até a metade mesmo com tanque cheio o que pode ter acontecido, ele estava normal o problema foi após a troca da bateria.

    1. Olá Teógily. Experimente desligar o negativo da bateria, esperar uns 10 minutos e ligar novamente.. Depois ligue a chave do carro para dar painel e espere cerca de 3 minutos. Mas mantenha uma das portas abertas para evitar que trave com a chave dentro. Depois disso ligue o carro e veja se normalizou. Se não normalizar, então a boia vai ter que ser testada por um eletricista.

  25. Boa noite. Tenho um Ford Ka 2010 ZetecRocam. Cara, meu carro tá fazendo 5 km por litro de gasolina, sem o ar. E não é o meu jeito de dirigir, pq com meu noivo ele tbm faz isso e tbm não é o jeito dele. O carro nunca bebeu tanto. Já troquei vela, filtros, cabo de vela e bla bla blá.. Fiz a leitura da injeção eletrônica num autorizado Bosch e não deu nada de errado. Fiquei até desconfiada e levei num outro lugar tbm pra fazer a mesma leitura e o mecânico falou que tem muito carro desse meu com esse mesmop problema, que talvez tenha que fazer motor, mas poxa, o carro tá completando 78000 rodados… não me fez muito sentido. Aí, oq percebo de errado é que o marcador demora pra subir qndo abasteço e lá uma vez ou outra o carro dá uma embolada nas saídas, mas coisa rápida.. Pow, sinceramente já to pensando em vender meu Kazinho, muito bonzinho ele, pau pra toda obra, aguenta um cacete nas estradas e um rojão no dia a dia. O que vc tem pra me dizer? Qualquer luz é bem vinda. Obrigada desde já.

  26. Olá Fernando, tenho um siena el 2011. mesmo que complete o tanque de combustível, o computador de bordo somente mostra até a metade.
    Será problema o computador?

    1. Olá Rogério. O primeiro passo é verificar o flutuador dentro do tanque (a antiga boia). Ele costuma encharcar de gasolina e fica mais pesado marcando menos combustível. Mas somente um eletricista deve fazer este teste com o tanque mais vazio. Abraços

  27. Bom dia,
    eu tenho um C3 2008 e a algum tempo tive que trocar a tampa da bomba de combustível e desde então não marca a quantidade de combustível na tela. Gostaria qual parte tenho que trocar: o sensor ou o conector chicote da bomba.

  28. Fernando Boa tarde, tenho uma palio 04/05 e o que aconteceu foi o seguinte. O marcador de combustível aparentemente está desregulado pois o ponteiro passou MT daquela bolinha que marca a reserva e quando por gasolina o ponteiro de neve normalmente, sendo que marcando de acordo com essa descida que aconteceu, como está bem abaixo do marcador quando ele entra na reserva ao invés de marcar nos pontinhos ele marca na altura dessa luz de aviso. O que devo fazer?!

    1. Olá Guilherme. O primeiro teste é na boia, tanto visual como elétrico. Então a boia vai ter que ser retirada. Mas deligue ela primeiro e veja onde o ponteiro para. A boia pode estar encharcada de combustível e fica mais pesada. Pode ser defeito no ponteiro. Mas o mais comum é o sensor dentro tanque estragar. Afinal ele fica imerso o tempo todo em substância corrosiva.

  29. Oi Fernando, boa noite. Eu vou repetir minha pergunta pois não tenho certeza se vc a recebeu aí.. . Tenho um Ford Ka 2010 ZetecRocam. Cara, meu carro tá fazendo 5 km por litro de gasolina, sem o ar. E não é o meu jeito de dirigir, pq com meu noivo ele tbm faz isso e tbm não é o jeito dele. O carro nunca bebeu tanto. Já troquei vela, filtros, cabo de vela e bla bla blá.. Fiz a leitura da injeção eletrônica num autorizado Bosch e não deu nada de errado. Fiquei até desconfiada e levei num outro lugar tbm pra fazer a mesma leitura e o mecânico falou que tem muito carro desse meu com esse mesmop problema, que talvez tenha que fazer motor, mas poxa, o carro tá completando 78000 rodados… não me fez muito sentido. Aí, oq percebo de errado é que o marcador demora pra subir qndo abasteço e lá uma vez ou outra o carro dá uma embolada nas saídas, mas coisa rápida.. Pow, sinceramente já to pensando em vender meu Kazinho, muito bonzinho ele, pau pra toda obra, aguenta um cacete nas estradas e um rojão no dia a dia. Por favor, me ajude com sua opinião.

    1. Olá Lydia.Sugiro que mande verificar o estado dos bicos injetores e também uma possível reprogramação da Central. O marcador não tem nada haver com o consumo. O que tem acontecido muito é combustível muito diferente um do outro as vezes no mesmo posto e acaba travando a regulagem da Central. Seu problema é a nível nacional. Faça as manutenções de praxe como velas cabos e filtros. Mude de posto também.

  30. Olá Fernando, o meu marcador esta com o seguinte problema, ele marca 1/4 do tanque aí coloco mais gasolina ou álcool p ele ser flex o marcador demora um pouco a subir por exemplo 1/2 tanque, ai quando desligo o carro e depois ligo novamente vai direto para 1/2 tanque. Ele e um uno fire flex 2008, e normal?

    1. Olá Jeferson. Sim. É normal desde que ele marque o que realmente tem no tanque. Muitas vezes é preciso desligar a chave e ligar novamente para que a informação seja repassada, no caso, para o marcador de combustível.

  31. tenho um palio ELX, instalei um tanque de plastico no meu carro, de repente o marcador de combustivel parou de marcar, sera que foi por causa do novo tanque?

  32. Fernando tenho um 307 Sedan e não esta marcando o combustive corretamente o mesmo abastecendo ele não sai da reserva, o que pode ser

    1. Olá Philipi. Seja bem-vindo ao Mãos ao Auto. Um teste na tomada da boia vai ter que ser feito para descobrir se o defeito é no ;painel ou na boia dentro do tanque. Mas isso deve ser feito por um técnico experiente para que outras peças não queimem. Também repare se somente o marcador está com defeito no painel.

      1. Fernando, fui aventureiro e abri meu tanque sacando a bomba e a bóia, fiz um teste mexendo a bóia do carro com a mão e o marcador de combustível funcionou normalmente.
        Ele tem alguma referencia que se perde ou algo assim ?
        Alguma ideia do que possa ser.

  33. Olá amigo tenho um ford focus sedan an 2006 modelo 2007 .Meu pmarcador de combustível não fuciona corretamente eu .E só funciona às vezes.E quando eu faço uma viajem longa o ponteiro começa a funcionar do nada .O ponteiro passa da marca q estacheio e o marcador de temperatura também altera fica marcando q o carro está fervendo .A final marcado incorretamente tanto tanque cheio quando a temperatura de aquecimento.

    1. Olá jerferson. Se dois indicadores de painel apresentam problema o mais óbvio é verificar defeito no painel. Pode até ser que tenha dois defeitos: sensor de temperatura e boia. Mas vc ia ser muito azarado (he he) com isso. Peça a um eletricista de confiança para verificar a tomada o do painel e o seu aterramento. Esta seria a primeira sugestão. Dê retorno para que todos tirem proveito. Abraços.

  34. Fernando tenho um sena 97. Estava tudo bem com o marcador de combustível de manhã. A noite após liga lo o marcadoresto não mexeu mais. Obs. Quando fui ligar o carro parecia que a bateria estava fraca.

  35. um gol quadrado 86 álcool, nunca encho o tanque mas coloco alguns litros mas não marca correto sei que existe combustível no tanque. por favor como fazer e qual é a solução?
    obrigado pela atenção .
    Marcos Brito.

    1. Olá Marcos. Para saber se é problema no painel ou na bois, vai ser necessário fazer um teste nos fios da boia no tanque. Um eletricista vais descobrir com estes teste se a boia envia de maneira correta o sinal para o painel. O que vc pode verificar é se existe algum aterramento de fio perto boia, ou tampa dela, com ferrugem e desapertado.

  36. ola filhao meu problema e o mesmo do marcelino meu corsa 2000 ele so marca na reserva o tanque esta cheio fora do tanque ele marca direito mas quando ponho a bomba no tanque n funciona o sensor e boia sao novos e um enigma

    1. Olá Santiago. Pode ser a fiação, tomadas da boia e bomba. Experiente mexer neles, forçar a tomada um pouco e ver se marca. A distância atrapalha, mas se marca fora tem que marcar dentro também. O defeito acontece quando a boia é instalada.

  37. Corsa Maxx 1.8 com problema no ar condicionado
    Ja foram feitas diversas avaliações, porém sem sucesso.
    Ocorre que ligando o ar, as vezes quando vai virar a ventoinha ou antes mesmo, não sei se esquenta e apaga o carro inteiro, pode-se estar numa avenida, estrada, apaga tudo, funcionando luzes, radio e vidros, painel apaga as portas destravam (como se tivesse desligado o carro) e em 1 ou 2 segundos já volta, o carro andando na mesma rotação.
    Caso o carro apague parado, basta dar uma empurrada nele, descer alguma guia (se estiver estacionado na calçada) que já volta as luzes e funciona normalmente.
    Ja viram rele, cabos de bateria (terra), no painel já desmontou e nada,
    Faz uns 6 meses que não ligo o ar. Agora o que vem ocorrendo é que acende as vezes a luz da revisão do carro (aquela do carro no painel com a chave de boca) e caem os ponteiros de gasolina e temperatura, porém não ocorre do carro morrer, anda normalmente, e em seguida voltam ao normal.
    Tem ligação esses dois defeitos / problemas???
    Grato.

    1. Olá Marcos. Não sei se já foi feito, mas eu testaria o alternador em serviço forçado, com tudo ligado em marcha lenta e um multímetro na bateria. Ele pode parar de carregar como um defeito intermitente. Se assim for, quando ele der o problema a medida do multímetro vai cair bruscamente. Em carros mais antigos eu faria assim: ligaria o motor e com uma vareta de metal daria umas pancadinhas no corpo do alternador (se tiver acesso) com o multímetro ligado na bateria. O defeito costuma aparecer na hora. Outra possibilidade ainda seria um fio bambo e não encontrado, talvez até um relé.

  38. Olá Fernando, tenho corsão 2003 o marcador de combustível esta marcando meio tanque, troquei a boia continuou marcando meio tanque, comprei outra boia abasteci o tanque o ponteiro subiu pra quase tanque cheio depois voltou a marcar meio tanque de novo. O que deve ser? Grato

    1. Olá Paulo. Veja bem: se fizeram um teste manual mexendo na haste da boia e de olho no marcador, e ele funcionou corretamente, então pode ser que o defeito esteja na boia quando dentro do tanque, um fio que torce, ou o aterramento da boia ruim.

  39. Fernando, Boa noite!

    Fernando eu adquiri um Honda Fit recentemente do modelo LXL Aut. 06/07, e notei que o marcador de combustível dele quando chega próximo/abaixo de 1/4 fica “travado” não acendendo a luz da reserva mas quando encho o tanque ele sobre normalmente.

    O que poderia ser?

    1. Olá Alexandre. Para confirmar o problema vai ser necessário fazer o teste da boia.Isso se o ponteiro não trava com a chave desligada, ou normaliza quando vc desliga a chave. (porque neste caso seria problema no marcador ou no painel). O teste é manual e consiste em mexer na boia e acompanhar o ponteiro do marcador. Mas somente um eletricista deve fazer isso e com o tanque mais vazio.

  40. Olá tenho um vectra CD 97 e tenho um problema no marcador de combustível quando desligo o carro ele não desse todo fica sempre no início da reserva.

    1. Olá Rafael. Muito provável que seja problema no marcador, visto que problemas na boia acontecem somente com o carro, ou a chave do carro, ligada. Peça um eletricista que faça um teste no painel. Ele vai ter que ser retirado.

  41. Boa tarde Fernando

    tenho um celta 2008, a flange e a mangueira estavam trincadas logo vazava gasolina, troquei ambas, mas o ,medidor de combustível parou de funcionar. Pode me ajudar

  42. Olá boa tarde, meu problema é muito curioso. O marcador fica parado em um só lugar 1/4 de tanque. Não baixa e nem sobe. Já troquei o marcador, já troquei a bóia e nada. Quando eu tiro todo o conjunto (bomba, boia) de dentro do tanque ele funciona normal, mas quando ta dentro do tanque não marca. E ae alguém pode me ajudar?

    1. Olá Wilton. Talvez algo esteja dentro do tanque esteja impedindo o bom funcionamento. Um fio que trava a boia, mau contato na tomada quando é virada, ou mesmo tanque amassado. O aterramento tb deve ser verificado.

  43. Bom dia.
    Tenho um celta 2007/2008, meu marcador de combustível fica sempre acima da reserva, quase chegando no primeiro ponteiro, sendo assim nunca sei efetivamente quando o combustível está realmente acabando, tenho sempre que manter do primeiro ponteiro para cima, pois uma vez fiquei parada na rua. Você tem alguma ideia do que pode ser isso? Se é a bóia, marcador…? Se puder me ajudar ficarei muito agradecida.

    1. Olá Adilson. Tem que fazer o teste com a boia fora do tanque. O aterramento da boia também tem que ser vistoriado ou reforçado. Leia alguns comentários acima e procure por um caso semelhante ao seu. Alguns leitores conseguiram resolver.

  44. Meu carro palio 2001 mpi, apresentava o primeiro problema mencionado (o marcador oscilava) troquei a boia.. e a partir daí começou a apresentar o outro problema (a marcador só vai até um pouco abaixo de um quarto com a chave ligada. Com isso não acende a luz de reserva. Já quando desligo a chave o ponteiro desce até o seu curso normal) . O que pode estar acontecendo?

    1. Olá Thiago. Peça um teste com a boia fora do tanque e na mão do técnico. Ele deve mexer na haste e observar o comportamento do ponteiro. Se ele repetir o problema o defeito está entre a boia e o painel. Mas, se ele marcar normal, o defeito acontece quando a boia é colocada dentro do tanque. Pode ser que algum fio dobre, como o fio terra, ou algo impede a boia de subir mais. Ela também pode estar encharcada.

      1. Fernando, a pessoa que trocou fez o teste fora do tanque e o marcador parou no mesmo ponto (um pouco abaixo de um quarto) inclusive colocou boias de diferentes fornecedores e o problema persistiu . Então, quando diz problema entre a boia e o painel, quer dizer parte elétrica (fiação ou conectores) que tipo de profissional devo procurar?

        1. Olá Thiago. Vc deve procura um eletricista experiente e de confiança. Alguns modelos do seu carro saíram com outro controle de nível de combustível. É uma peça redonda que também fica na bomba e é presa com muita pressão. Mas somente um eletricista pessoalmente vai descobrir para vc.

  45. Olá, tenho um c3 2010, ele parou de marcar o combustível e computador de bordo, troquei a boia e ele não voltou a marcar e computador de bordo não está marcando mais a autonomia. Tem ideia do que seja?

    1. Olá Lucas. Me parece ser problema no computador de bordo. Isto tem acontecido muito. Mas existe a possibilidade de retornar se vc desligar o negativo da bateria por alguns minutos. Mas antes fazer isso leia no manual do seu carro a sessão sobre bateria e se algo pode acontecer com o carro caso a bateria seja desligada.

  46. Boa tarde amigoo, tenho um gol especial 2003 e ou o consumo tá muito elevado ou é o leitor que não tá marcando certo…já troquei sonda lambda, mangote , sensor de temperatura e meu veículo continua com um alot consumo, ou então é o marcado que tá acusando errado. O que pode ser?

  47. Tenho um fox e ele anda normal, porém quando o combustível chega a um certo nível ele começa a falhar, a medida que vai diminuindo o combustível ele aumenta a falha….

  48. Ola. Vectra gt 09. Ja fiz o diabooo para resolver problema do marcador. Encho o tanque, ele sobe um pouquinho, ainda na reserva. Depoiscde um tempo, ele sobe mais um pouquinho, saindovda reserva. Ja troquei a boia,continua… Obrigado

  49. Bom dia eu tenho um corsa hatch 9899 e fui fazer uma viagem e na volta acertei uma pedra que quebrou a mangueira de combustível e amassou o canto do tanque de combustível e desde então o marcador de combustível não funciona mais o que eu possa fazer.

  50. Olá boa noite!
    Percebi ja por uns dias q meu marcado estava alternando….porém a +/- uma semana atraz meu marcado estava na reserva e piscando….parei num posto próximo a minha residência e coloquei 20 reais…..Depois de uns 2 km coloquei mais 50….passando se 4 dias ….Já estava chegando na reserva sendo q mal andei com o carro….parei num posto e pedi pra colocar 30 reais….aí o frentisto me disse q o tanque tava cheio…e q só tinha conseguido colocar 23 reais….tenho um meriva 1.8 2004 8v

    1. Olá Mariana. Obrigado por participar no site. Um eletricista vai ter que fazer um teste na boia que marca o combustível. Ela fica dentro do tanque e costuma ficar encharcada de gasolina. Ou seja: ela deveria flutuar, mas fica mais pesada e marca para menos. Este é o defeito mais comum de acontecer.

    1. Olá Francisco. Talvez o flutuador (boia) esteja encharcado de combustível. Este é o defeito mais comum e o primeiro a ser verificado por eletricista. Também, com a boia na mão, ele vai conseguir testar o marcador no painel.

  51. Olá Fernando, veja se você consegue me dar uma luz, pq ninguém até agora conseguiu:

    tenho um Honda City LX AT 2010 e a luz de reserva do tanque principal dele não está acendendo. Estou com o carro há pouco tempo. Raramente deixo chegar na reserva, então não tinha reparado isso. A luz de reserva do tanquinho de partida a frio está funcionando normalmente. O ponteiro de marcação do combustível também, desce até o final e sobe normalmente, assim como a autonomia com o computador de bordo. Mas uns dias atrás precisei deixar baixar pq não estava com tempo de parar e a autonomia foi a 35km e nada da reserva acender, mesmo com o ponteiro já no final. Segundo o manual, a reserva é com 7,9L, o que me dá uma automonia de pelo menos 80km na minha média de consumo.

    Coloquei o painel em modo diagnóstico para ver se o problema era no painel, mas todas as luzes em diagnóstico acenderam normalmente.

    Sei que o problema está em a luz não acender pq ela nunca acente, nem no teste inicial do painel quando se gira a chave para o primeiro estágio, e deveria acender, junto com todas as outras: airbag, tanquinho, etc. Todas acendem nesse teste inicial, menos a reserva do tanque.

    Quando coloquei o painel em modo diagnóstico ela acendeu, pq acendem todas do painel, até as de equipamentos que meu carro não tem, como o cruise control. Então sei que não está queimada. Bóia e bomba também não devem ser, porque o ponteiro funciona normalmente.

    Deve ter alguma conexão, alguma coisa que não está certo, como o aviso de cinto de segurança, que dá pra desligar desplugando o fio embaixo do banco. Queria descobrir onde é o do tanque.

    1. Olá Diego. O sensor dentro do tanque vai ter ser testado, assim como sua tomada também . Embora ele marque bem o combustível, pode acontecer de não acender a luz de reserva.Muitas vezes o sensor pode estar errado também e não ter esta função. O tanque fica de baixo do banco traseiro ou do porta malas, dependendo do modelo.

  52. Boa tarde!

    Primeiro parabenizo pelo seu ótimo trabalho em ajudar a todos!

    Queria te perguntar algo sobre a Spacefox 2008 :

    2 meses atrás adiquiri uma Spacefox 2008, e no primeiro abastecimento o ponteiro ficou abaixo da reserva com o tanque cheio. Depois de rodar mais de 100km ele subiu para 3/4 e poucos quilômetros depois caiu para baixo da reserva novamente, isso se manteu… Comprei e instalei o sensor de nível ontem a noite com o tanque perto de 1/4 de combustível, daí ao ligar o veículo ficou “normal”. Hoje pela manhã passei no posto e completei o volume até a bomba do posto desligar automaticamente, e para minha surpresa, ao ligar o veículo o indicador de combustível não passou de 1/2 tanque, tens idéia de que pode estar provocando isso? Desde já agradeço…

    1. Olá Kleiton. Vai ser necessário retirar a o sensor novamente e examinar o flutuador quanto a ele está encharcado ou não. O aterramento da boia também tem que ser verificado. Se tudo estiver normal, então o painel e o marcador tem que ser examinado. Uma possibilidade é o negativo da bateria por 15 minutos e então religar. Mas veja no manual do carro se algo pode ser afetado ao desligar a bateria (como rádio, por exemplo). Obrigado por participar.

  53. Olá Fernando boa tarde tenho uma parati quadrada cm painel modelo da cl …o regulador de voltagem do alternador queimou e levo junto o farol baixo q estava ligado na HR o painel acendeu mt forte depois disso o marcador de combustível não marca direito esses dias fikei parado e tava marcando 1/4 ainda mas o tanke tava cheio e o marcador d temperatura tbm não marca certo mais …preciso trocar a malha do paine ou não ?

    1. Olá Willian. Pelo o que vc descreve, houve um excesso de carga do alternador que queimou as lampadas e muito provavelmente atingiu o painel também. Vai ser necessário retirar o painel e avaliar os danos. Pode ser que tenha queimado trilhas e o transistor de painel. Isto também pode implicar na troca do painel todo. Abraços e obrigado por participar.

  54. ola tenho uma bmw 325i 1993 pois quando ligo a igniçao marca tanque cheio direto mesmo com o tanque vazio o ponteiro ate passa da marca limite do conbustivel e vai ate la em baixo como se estivesse marcando mais que cheio sera problema no painel??

    1. Olá pamela. Deve ser feito primeiro um teste na boia que vai dentro do tanque e na fiação dela. Os principais defeitos em marcadores de combustível são por ali. Mas tem que ser feito por um eletricista e com o tanque abaixo da metade da capacidade.

  55. boa tarde já troquei o painnel e boia do tanque mesmo assim meu marcdo fika parado antes de meio tanque e um quarto sempre parado no mesmo lugar até quando eu coloco combustivel as vezes ele mexe um pouco chega quase no meio e só fika nisso tenho celta ano 2007 e a bomba foi troca a pouco tempo

    1. Olá Anderson. Se o teste com a boia na mão faz o painel mexer corretamente, e a boia é nova, então o problema pode ser quando a boia é instalada ou na fiação dela, como aterramento ruim. Assista o vídeo abaixo. Ele pode te ajudar.

  56. Boa noite
    Tenho um C4 pallas 2010, estou com problema no marcador de combustível já troquei o sensor de combustível porém ainda não resolveu.

    1. Olá Marcelo. Peça ao eletricista que faça o teste de marcador. Ele é bem específico, porque, na troca da boia, muitas vezes tem que regular ela antes de instalar. Veja abaixo o que ele deve fazer:
      1- Retire o conjunto da bomba e deixe a boia no nível mínimo (como se marcasse tanque vazio) e ligue a chave para acender o painel e aguarde um pouco. Observe se o marcador está indicando tanque vazio. Então, desligue a chave.
      2- Repita o procedimento acima com a boia no meio da escala, ou marcando meio tanque. (o marcador deve marcar meio tanque)
      3- Faça o mesmo desta feita com a boia na posição de tanque cheio. O marcador também deve marcar tanque cheio e desligue a chave.
      Depois disso reinstale o conjunto e veja se volta a marcar.

  57. Olá boa noite! Tenho um Citroen C3 e tbm estou no clube dos problemáticos rs O marcador de combustível parou de funcionar… Ao colocar a nova boia, faço os testes de calibragem e da tudo ok… Aí quando coloco o conjunto todo no lugar e iugo o carro não funciona…. Painel talvez não seja pq se eu desligar e colocar na posição cheio ele marca.. depois de instalado é que não… Socorro…rs

    1. Olá Rodrigo. veja se algo dentro do tanque está obstruindo a subida da boia. Também a fiação dela tem que ser verificada quando a boia está instalada. Você deve seguir osa passos de calibragem sempre desligando a chave antes de calibrar outro nível.

  58. Bom dia Marcos! Aqui vai uma dica que salvou minha vida ! rs Instalei um novo marcador de combustível no meu C3 2009 e nem a pau ele queria funcionar… Já estavam condenando painel e tudo mais… até que um sopro divino me deu a seguinte informação…

    Substituiu o sensor ,deve refazer o reconhecimento.
    1)Com a bomba montada fora do tanque, Você tira o fusível shunt da BSI que fica embaixo do painel,com chave desligada.
    2)Depois de 5 minutos coloca ele de volta e espera 1 minuto para religar a chave de ignição.
    3)Coloque o sensor na posição de tanque cheio e liga a ignição, desliga aguarda uns 30 segundos .
    4)Coloca na posição de meio tanque e liga a ignição, espera um pouco e desliga e aguarda 30 segundos,
    5)Coloca na posição vazio e liga e aguarda.
    Depois é só montar no tanque que estará inicializada.
    Tudo isso com modulo fora do carro e chicote da bomba elétrica desconectado para evitar o funcionamento dela sem combustível.

    Funcionou e o marcador e eu estamos felizes… espero que por um bom tempoo ! hehehe

  59. Olá, boa tarde!
    Tenho um uno 98, Toda vez que a gasolina chega menos que a metade, o mesmo para de marca,( nunca mostra que está na reserva Tbm )Quem olha para o painel do meu carro acha que não tem gasolina nenhuma rsr. Já troquei a Boia 2 vezes, e não resolveu o meu problema, será que tenho, que trocar o velocimetro dele?
    Obrigada

  60. Boa tarde, sabem dizer qual a sequência de cores dos cabos que vão para o painel de um fiat fire 2010? Não consigo acertar o do marcador de combustível. Valeu

  61. boa noite amigo tenho uma moto faze 250cc 2016 eu encho o tanque mas o marcad no paienel nao mostra copleto as vezes sim e as vezes nao sempre falta um pauzinho da queles no painel e ja foi trocado o sensor do painel e dentro do tanque quando balaca de leve faz um barulho como se tivesse alguma coisa solto oque sera amigão.

  62. Olá amigo tenho um fox 2007/2008 que parou de marca o combustível eu fiz um teste na fiação mais o ponteiro nem mexe, mas quando eu ligo a chave o ponteiro vai até na reserva mas não marca a quantidade e a luz da reserva não acende, poderia min ajudar? Desde já agradeço.

    1. Olá Paulo. O melhor teste é com a boia na mão e acompanhado o que acontece com o painel quando se mexe na boia. Ela é a grande responsável pela maioria dos defeitos de marcadores de combustível. Mas troque apenas tendo certeza disso, depois do teste que citei. Ele deve ser feito por técnico experiente e com o tanque vazio.

  63. Olá, Tenho um palio fire 2002 e o ponteiro de gasolina dele estagnou abaixo da reserva não sobe mais, mesmo enchendo a gasolina. Quando ligo o carro, ele sobe e volta a cair tudo de novo. Seria a boia realmente?

    1. Olá Nicinha. Pode ser sim. Mas um teste tem que ser feito com a boia fora do carro e com a fiação dela também. Peça um teste, mas leve o carro com o tanque mais vazio.Não é algo difícil de resolver. Obrigado por participar no site.

  64. Ola fernando o meu uno 1.3 a alcool nao marca o combustivel ele fica com a luz de reserva acesa muito raro quando ela apaga e marca o combustivel pode ser fusil ou outro ploblema desde ja agradeço muito obg

    1. Olá Flavio,. Grato por participar no blog. Pode ser que a boia, ou seu flutuador, tenha se encharcado de combustível e então ela afunda dentro do tanque em vez de flutuar. Mas a maioria dos defeitos de marcação de combustível acontece na boia. Fusível é difícil, pois é um para o painel inteiro.

  65. Olá Fernando muito bom esse seu blog nos ajuda muito!!
    Tenho um palio Young 2001 e apresenta o seguinte sintomas quando eu abasteço o marcador sobe normal mas quando vai baixando o nível ele é chega próximo a reserva e para já é a segunda vez que acaba a gasolina no meio da rua uma vez comigo outra com minha mulher pq Marca que ainda tem 1/4 mas na realidade já está na reserva o que pode ser??????

    1. Olá Sharlon. Muito provável que o flutuador da boia está encharcado de combustível ou com filamento com defeito. O teste a ser feito é retirar a boia e comparar o movimento dela com o painel. Mas somente um eletricista vai poder fazer. O tanque deve estar mais vazio para isto.

  66. Amigo, tenho um crossfox 14 de uns dia para cá … completo o tanque mas ele sempre aparece que falta 1/4… como se ele inicia-se a medir sempre com – 1/4, o painel funciona 100% .. q poderia ser .. boia ou painel ou marcador de combustível ?

    1. Olá Leandro. Antes condenar o painel, ou marcador, um teste deve ser feito na boia com o tanque mais vazio. Ela deve ser retirada, sua fiação revisada, e fazer uma inspeção no flutuador dela. Ele costuma encharcar de combustível e aí fica mais pesada sempre marcando menos. Mas é um teste que tem que ser feito com profissional e alguns cuidados. Obrigado por participar.

  67. Boa tarde Fernando Ivanenko.

    Estou com um problema no marcador de combustível do Fiesta 2008 Rocam, Já troquei a bóia, sensor e nada. Quando tiro o “Kit” de dentro do tanque e ligo o chicote, a bomba funciona normalmente e quando eu coloco a boia para cima e ou para baixo, o ponteiro no painel marca normalmente também. O curioso é que quando eu monto o “kit” e coloco dentro do tanque, o ponteiro (painel), não sai do meio tanque. Quando completo o tanque, o ponteiro sobe um pouco e fica pouco acima do meio. Isso é complicado, por que tenho que ficar “fazendo as contas” de quantos quilômetros já rodei….Me ajude por favor !!!

    1. Olá Alexandre. Primeiro veja se a boia ou flutuador não está encharcado de combustível. O passo seguinte é observar se algo dentro do tanque está atrapalhando o movimento da boia por ali, como um fio ou mangueira.Ou seja: ela sobe, mas algo a trava abaixo do nível de combustível. Por fim, o aterramento da tomada pode estar ruim também, embora mais raro.

  68. Olá, tenho um celta 2009/2010, troquei o sensor de nível original pois apresentou problemas e coloquei um da TSA para o modelo do carro que é 54L, mas não marca certo ainda, testei o produto fora com voltímetro e funciona perfeitamente, montado na bomba funciona certo tambem, mas ao colocar no carro nao marca corretamente..O que pode ser?! As vezes marca certo as vezes errado ‘-‘ estou perdido..pois só encontro gente querendo fazer maladragem…

    1. Olá Adriano. Verifique se o flutuador do sensor não está encharcado. Também algo dentro do tanque pode estar segurando ou impedindo a boia de funcionar corretamente. Talvez um fio ou alguma mangueira.Se funciona na mão, então o defeito está na flutuação ou na tomada que pode mudar a corrente quando é dobrada. Verifique a tomada também.

      1. Na mão, fazendo os testes de levantar e baixar com multimetro, ficou tudo dentro dos padroes…Com apenas a tomada ligada dentro do carro e movimentando o sensor, o painel nao marca, fica apenas em meio tanque..ou passa do meio tanque..coloco para vaziu ele nao abaixa…pelo que reparei nao há nada atrapalhando dentro do tanque mas vou confirmar..Levei ele ano passado num local que faz manutenção de velocimetro e o cara disse que eu tinha que trocar o ECU dele..por 2 mil ele resolvia o problema…será que é a injeção mesmo?! Obrigado pela atenção..

        1. Quanto a injeção. em se tratando de peça muito cara, sempre procure uma segunda opinião sem mencionar a primeira. O que eu posso te dizer que 50% dos diagnósticos de injeção são incorretos por falta de capacidade de analisar outros parâmetros. No caso da central pode ser até o fio terra dela bambo. Alguns especialistas também conseguem consertar ECU. Já a boia se funciona mão deveria funcionar no tanque. (quando digo na mão é mexer nela acompanhando o ponteiro ou marcador no painel. Mas isto tem ser feito com cuidado porque a chave vai estar ligada e pode vazar gasolina com força )

  69. Boa tarde, tenho um carro Hyundai modelo i10, tem um problema no no marcador de combustível, que é o seguite: quando eu abasteço o marcador sobe normal e o deposito fica cheio de combustivel, mas o marcador fica a faltar um quanto, e o ponteiro nao fica no nivel maximo com o deposito cheio.

  70. Fernando, boa tarde!
    Tenho um celta 07, já olhei o sistema elétrico e está ok, porém a boia e uma encrenca.
    Foi visto que a mesma estava tocando em uma parte do tanque e não estava marcando o tanque vazio e nem o tanque cheio. Retiramos ele é “ajustamos ” haste para que a mesma não levase a boia a esse caminho e colocamos novamente no mesmo ponto. Ele passou a marcar a reserva normalmente piscando e tal.
    Coloquei 8 litros de álcool e ele saiu da reserva e parou de piscar até então ótimo.
    Resolvi completar o tanque e então ele marcou 1/2 tanque maus um pouco mínimo. .
    Desliguei aguardei pois pode ser um tempo p leitura mas ainda não deu em nada. Como faço para resolver isso?
    Abraco

    1. Olá Frederico. De fato o celta leva mais tempo para registrar. Mas como você esperou um tempo, seria bom investigar se o flutuador da boia não está encharcado de combustível. Quando ele fica assim, ele trabalha mais pesado e abaixo do nível real do tanque.

  71. Boa tarde no dia 13 /07 levei meu carro um renault sandero 2011 para fazer troca de óleo em um posto aqui próximo a minha residência, consequentemente após a troca do óleo o rapaz lavou meu carro por baixo para tirar o óleo que havia sujando e depois disso meu marcador de combustível não funciona mais esta dando como zerada minha gasolina sendo que abasteci oque pode ser. Será que ele jogou água onde não podia e queimou alguma coisa

    1. Olá Sabrina. Se somente o marcador de gasolina parou, então é quase certo que esta água não tenha atingido porque, o fio da boia fica no tanque, atrás do carro. (a não ser que lavaram a parte de debaixo toda do carro) Peça pra fazerem um teste na boia que vão descobrir facilmente.

  72. Eu estou com um problema no ponteiro do Palio 97.
    Eu desmontei o painel recentemente para trocar a parte impressa com os numero do conta giros velocímetro e tal.
    Após montar o carro, que ficou parado por uns 5 meses, o marcado de combustível nunca desce abaixo de meio tanque. Porém a luz de reserva acende. Esta praticamente como se o meio tanque fosse o 0, vazio.
    Percebi pois achando que tinha gasolina continuei andando e acabou justamente quando o ponteiro atingiu meio tanque. Agora ele fica sempre pra cima, quando coloco a quantidade de costume que dava meio tanque ele sobe pra quase 1 tanque cheio. Eu tomei todo o cuidado com a peça do interior do painel, na desmontagem e montagem. Mas como a luz reserva parece estar acendendo na hora certa, só o ponteiro marcando errado, pensei que não deve ser boia ou outra coisa relacionada ao tanque, e sim ao painel mesmo, pois se fosse boia ou algo assim iria marcar errado a luz do reserva também… creio que ela não iria acender em meio tanque, já que antes acendia quando estava abaixo de 1/4 do tanque.
    Você imagina o que pode ser?

    1. Olá Aureo. Obrigado por participar. Talvez vc vai ter que desmontar tudo e remontar novamente para ver se o defeito some. Mas eu também sugiro um teste na boia. Por que? O que você relata também é sintoma de boia encharcada de combustível. Como ele ficou parado por meses pode ter ressecado o flutuador e ele se encheu de gasolina. Um teste visual no flutuador vai provar isto ou não.

    1. Olá Douglas. Quanto a luz da injeção você deve levar até uma oficina de injeção de carros para saber o motivo disso. Se não resolver o problema do painel. então pode ser defeito da boia que mede o combustível e fica dentro do tanque. Neste caso um teste vai ter que ser feito nela.

      1. Oi Fernando,eu queria saber sobre meu carro,tenho um gol quadrado e quando abastece a gasolina volta ,levei no mecânico ele disse que tava suja a mangueira e trocou e disse tbém que o tanque tava cheio,mas o marcador mostra q ta na reserva depois da troca da mangueira nós saímos e o carro não funcionou meu esposo foi colocar gasolina e novamente voltou gasolina com apenas 3 litros de gasolina e o carro pede gasolina o que pode ser então,me dê umas dicas por favor.Obrigado! !!

        1. Olá Michele. Talvez a mangueira esteja se estrangulando quando é colocada no seu lugar. Me refiro a mangueira que liga o bocal do tanque a entrada externa de gasolina. Quanto a não marcar, basta pedir para fazerem um teste na boia do tanque. É um teste bem simples.

  73. cara fiz uma merda, tirei o nivel de gasolina e coloquei novamente, mas quando fica cheio o marcador mostra metade do tanque, e nao sobe mas fica do meio para reserva o marcador

  74. Boa noite Fernando faz 1 ano que comprei uma Montana 2005, só nunca ele marcou o combustível direito sempre a mais, já troquei 3 medidor de nível ( bóia) e não tem jeito, e já foi feito teste na bóia e estar ótima no entanto o problema poderá estar no painel? Até pq o painel dela foi trocado por um da Montana 2009.

  75. Ola tenho um fox 2007 flex 1.0 ele marcava normal até que um dia fui dar partida o ponteiro saiu do lugar, mas não marca nada e a luz da reserva não acende obs: quando eu giro a chave ele sobe até a baixo da reserva mais não marca, alguém poderia min ajudar por favor????

    1. Olá Paulo. Um teste vai ter que ser feito no sensor de combustível que vai dentro do tanque (antiga boia). É um teste simples, mas que precisa ser feito por eletricista habilitado por causa da proximidade de combustível. Normalmente o defeito é neste sensor. Leve o carro com o tanque vazio (reserva) para facilitar o teste. Abraços e obrigado por participar.

  76. Boa tarde, tenho um palio 97 1.0 motor mpi, ele marca gasolina mais quando ta chegando ali perto de 1/4 do tanque ele cai direto pra reserva. O q pode ser? Obrigado

    1. Olá Joel’Grato por participar conosco. Seu problema pode ser no sensor de nível de combustível que fica dentro do tanque. Um teste vai ter que ser feito nele e na fiação também. Peça um teste assim a um eletricista.

        1. É um teste mais melindroso, pois tem que tirar a boia e a bomba de dentro do tanque. Muitas peças podem se soltar e o combustível fica exposto. Também pode queimar fusíveis. Mas converse com um eletricista pedindo apenas o orçamento. Uma boia desta deve custar uns 120 reais. A mão obra aqui seria de 50 reais.

  77. Olá Fernando ..tenho um corsa sedam joy 2003 com o seguinte defeito. ..ele estava na reserva daí coloquei 20 litros de gasolina…fiz 110 km fez 5.5 km por litro achei q estava gastando demais e levei a vários mecânico e eles colocaram scanner..olharam velas..Cabos de velas e o carro não falha nem esgasga…me falaram q o motor tá 100% .o ponteiro baixa muito ligeiro o antigo dono falo qUE quando ele ligo a reserva ele faz uns 250 km …abri pra ver a boia dentro do tanque e reparei q quando eu mexia na boia com a chave ligada ele demorava muito pra mexer o ponteiro quando eu erguia a boia até o limite ele demorava uns 15 minutos pra marcar cheio e quando eu levava a boia até o fim pra marcar vazio ele demorava mais uns 20 minutos pra marcar vazio no ponteiro….Será que é mesmo só o marcador como o antídoto dono falou ou é consumo e excessivo mesmo?? Desde já obrigado..

  78. olá meu tenho um polo imotion 1.6 2011
    O medidor de nível marca corretamente mas ele insiste em cair a zero as vezes,já efetuei a troca do mesmo,
    do lado de fora já medi com multímetro e verifiquei q esta bom, já fiz testes com a boia fora do tanque e o painel vaiou normalmente. sendo que ele marca certo e do nada ele desce a zero, as vezes tenho q desligar o carro e ligar pra voltar, outras vezes não volta então tenho q tirar o negativo da bateria esperar 20seg +/- e ligar novamente ele mostra normal.
    o que pode ser? o problema insiste em continuar.

  79. Olá Fernando tenho um Pálio flex 2007 e algum tempo estou usando etanol e quando coloco o combustivel o ponteiro permaneçe na ultima posição após o carro se movimentar e gastar um pouco de combustível o ponteiro quevolta a marcar nomalmente.
    exemplo. Na semana passada pedi para completar o tamque e o ponteiro ficou marcando 1/4 do tanque após alguns quilometros o ponteiro foi para a posição de cheio.
    grato.

    1. Olá silvio. Grato pela participação. Um teste na boia (sensor de nível de combustível) vai ter que ser feito. Um eletricista vai retirar ela do tanque, fazer uma inspeção visual, e depois alguns testes elétricos. Somente depois disto que se pensa em algum problema no painel. Mas a maioria dos defeitos é no sensor dentro do tanque.

  80. Boa tarde Fernando!
    Após ler vários comentários, pude verificar muitos problemas parecidos com o que tenho, porém não vi nenhum relato do problema como que está acontecendo com meu Palio Fire Economy 2008, é um problema intermitente, pois o marcador funciona mas, em certos momentos, o ponteiro tenta marcar o nível de combustível subindo um pouco e cai, o sinal fica piscando ao invés de ficar ligado.

    1. Olá Cristiano.Obrigado por participar. Seu problema pode ser flutuador encharcado de combustível, o que muda o peso dele dentro do tanque. Também vc deve verificar a tomada do conjunto, se ela está bem fixa ou com fios em mau estado.

  81. boa noite, tenho um fiesta 12/13 1.0 único dono apresenta um problema quando enche tanque
    o consumo aumenta muito, fica marcando reserva e piscando pouco a pouco o ponteiro vai subindo e normaliza. a luz do motor ascende e quando chega
    a 3/4 do tanque o consumo normaliza mais a luz do motor permanece ligada.
    ando normal só não posso completar o tanque
    a luz do motor só apaga se eu tirar o cabo da bateria uma ou duas vezes pra resetar o sistema

  82. Ola Elton, tenho um Uno Mille fire 2006, quando abastecia ele e enchia o tanque, o marcador demorava para dizer que o tanque estava cheio. Agora ele só fica na reserva. O que pode ser? Ja descartei o painel e fusivel, ou é boia ou sensor.
    Desde ja, agradeço a atenção.
    Quem puder colaborar respondendo eu agradeço

  83. boa tarde: tenho um prisma 2009 ja troquei a bomba o sensor do combustivel e mesmo assim o marcado do painel não passa do meio oq pode ser isto. com o tanque cheio marca normal mas quando chega no meio para de marcar.

  84. Boa tarde Fernando, Tenho uma dúvida de um citroen c3 1.4hdi de 2003, o marcador do painel marca sempre menos 5/6, ja retirei a bomba para ver se a boia estava presa, mas não esta presa… e marca igual na mesma, mesmo ter mexido nela, obrigado

  85. tenho um ford focus 1.8 16 v 2003 . encho o tanque e marca normal . ai conforme chega em 1/3 combustível ele simplesmente nao pega se o carro ficar um pouco inclinado .

    1. Olá Rafael. Obrigado por pergunta. O fato do efeito acontecer com o carro inclinado pode ser que a bomba fique fora do nível que está dentro do tanque. Tem que retirar a bomba e averiguar o que está acontecendo com ela.

  86. Ola Fernando tenho um corsinha 98, ponho gasolina e fica sempre marcando na reseva, e qua ta antes de entrar na reserva ele demora pra pegar, quando tem bastante gasolina ele pega de primeira, oque pode ser esses defeitos,? muito obrigado desde já!!!!

    1. Olá Eduardo. O marcador ficar sempre na reserva pode ser sensor de nível de gasolina com defeito. Tem que tirar ele e fazer alguns testes bem específicos. Quando ao carro demorar a pegar com o tanque na reserva, pode ser bomba fraca ou esquentando muito, porque com o tanque cheio ela fica coberta pela gasolina e resfria. Também pode ser o pescador dela muito curto. Nos dois casos tem que tirar do tanque, pois são um conjunto único.

  87. Olá, boa tarde!! Tenho um celta life 2006/2007 e quando completo o tanque o ponteiro do marcador não vai até o final e a medida que vai consumindo o combustível o ponteiro vai descendo mas para no meio até acabar a gasolina.
    Já fiquei sem gasolina com o marcador marcando meio tanque. Estou andando pelo marcando o km. O que seria esse problema??? No aguardo… Obrigada!! Cíntia Sousa

    1. Olá Cíntia. Grato por participar. Os testes que devem ser feitos são: primeiro na boia que mede o nível de gasolina. Ela fica no tanque e pode estar com defeito ou desregulada. Para saber com o regular veja o link abaixo. Você pode sugerir isto ao técnico. Por último resta o painel. Embora o painel do Celta seja chatinho, este é o defeito mais difícil de acontecer.
      http://www.maosaoauto.com.br/2016/07/como-regular-o-marcador-de-combustivel/

  88. Boa noite Fernando , tenho um Siena 2003 , de um tempo pra cá ele vem apresentando o seguinte problema , eu coloco gasolina mais o ponteiro fica sempre na reserva e a luz da reserva acesa ,o que pode ser.Quando viro a chave o ponteiro até se move mais não sobe.

    1. Olá Rodrigo. Grato por participar. Pode ser o sensor de nível dentro do tanque. Ele pode estar simplesmente queimado, com o flutuador encharcado, ou com sua tomada externa com mau contato. No caso de testes o sensor vai ter que ser retirado e o eletricista vai movimentar a haste de olho no marcador. A maioria dos defeito é neste sensor.

  89. Tenho um ka 16/16 com 6 mil km rodados e sempre peço pra encher o tanque até travar a bomba. Mas percebi que nos três últimos tanques mesmo enchendo até travar a bomba o marcado de combustivel não fica até o topo. Fica na metade de 3/4 do tanque, como se já tivesse rodado uns 70km. O que pode ser?

  90. Olá! Tenho um Prisma Joy 2010. Recentemente levei meu carro para trocar uma lâmpada do painel que estava queimada. O técnico retirou o painel para assim trocar a lâmpada, e após isso o marcador de combustível parece estar desregulado, pois quando o ponteiro chega a 1/4, o carro entra na reserva, e se eu encho o tanque, o ponteiro ultrapassa o 4/4. Seria só uma questão de ajustar o ponteiro?

  91. Ola tudo bem meu nome e Francisco meu carro e um Escort 87 gl e aparentemente o marcado de gasolina consegui arrumar e normal o carro sem a chave esta no contato marca o nível do combustível

  92. Olá fernando, tenho um Pegeout 206 1.4 flex, e o ponteiro de marcação de combustivel estava abaixo de 1/4, de repente o ponteiro foi ao meio tanque e não saiu mais, mesmo eu colocando mais gasolina. Eis a duvida é bóia ou painel? qual maior probabilidade? Desde já obrigado pela atenção.

  93. Ola ! Tenho um fiesta 2005 e o marcador de combustivel dele esta marcando ao contrario se abasteço o carro ele diminui e de acordo cm o que eu vou rodando cm o carro o mar ador vai subindo ate indicar q o tanque esta cheio e começar a piscar a luz da reserva oque pode ser ?

  94. Boa noite Fernando, tenho um Grand Siena 2013 o mesmo quando paro em uma ladeira ao ligar mostra no ponteiro gasolina baixa de uma vez e se parar em uma subida da quase meio tanque de diferença para mais fica oscilando muito e bebendo d+ oque pode ser?

  95. Ola boa tarde tenho um pálio 99 éo painel dele não ta acendendo as luzes e enclusive o marcado de gasolina fica só no 0 oque eu devo fazer

  96. Fernando tenho um gol g4 2008. Esta com um problema. Exemplo:se eu coloca 20 litros e fazer um percurso que gasta 10lirros quando chego no locau com o carro ligado. No painel mostra que consumi 20 litros. E quando desligo o carro do um tempo ligo de novo ai o ponteiro mostra realmente a quantidade de gasolina certa que gastei. 10 litros. Muito obrigado.

  97. Olá Fernando estou com problemas no aquecimento do meu carro, ele está aquecendo sempre e muito rapido em questão de 10minutoa andando devagar ele passa dos 90º, ea ventoinha nao está ligando, sera que é ventoinha ou valvula termostatica, nao sei se a valvula não abrindo a ventoinha liga normalmente

    1. Olá Eduardo. Se o radiador estiver tão quente quanto o motor, então a água está circulando e a válvula está boa. Seria ventoinha neste caso. Mas se o radiador fica frio quando motor esquenta muito, então a água não está circulando. Pode ser válvula ou bomba de água também (dependendo do carro).

  98. tenho um Grand Siena 2013 o mesmo quando paro em uma ladeira ao ligar mostra no ponteiro gasolina baixa de uma vez e se parar em uma subida da quase meio tanque de diferença para mais fica oscilando muito e bebendo d+ oque posso fazer para achar o defeito?

    1. Olá Clemerson. Tem que fazer um teste no sensor de nível de combustível. Este sensor deve ser instalado com uma regulagem especial (leia o link abaixo). Quanto ao consumo alto, dificilmente tem alguma coisa haver com o sensor de nível combustível. Neste caso pode ser velas e cabos, combustível ruim e/ou bobina. Um mecânico tem que avaliar a situação. Mas aqui em BH o Grand Siena tem fama de ser bebedor. Abraços e obrigado por participar.
      http://www.maosaoauto.com.br/2016/07/como-regular-o-marcador-de-combustivel/

  99. ola,tenho um Classic 2008,troquei o painel dele e coloquei do celta lt,antes de trocar ele não estava na reserva,depois que troquei ele ficou na reserva como se não tivesse nada de gasolina,deixei acabar toda a gasolina e coloquei 5 litros e nem saiu do lugar o ponteiro,no outro dia coloquei mais 8 litros o ponteiro saio da reserva,achei que tinha voltado ao normal,só que hoje estava na reserva dinovo coloquei 8 litros e o ponteiro nem mexeu,se eu colocar mais 5 litros ele vai sair todo da reserva,oque pode ser?

  100. Olá bom dia eu recentemente comprei um gol bola ano 97 e ele tá com o seguinte problema no marcador. O ponteiro não desce pra reservar a gasolina acaba assim que o ponteiro encosta no vermelho. E o correto dele é ele chegar no vermelho e descer mais ainda até o final. Mais ta acabando a gasolina assim que chega no vermelho

    1. Olá Reinan . Obrigado por participar com a gente. Um teste com o sensor de nível de combustível vai ter que ser feito com ele na mão. Se o marcador ficar normal neste teste, então é provável que o defeito esteja no sensor ou em algo dentro do tanque está impedindo o sensor de funcionar normalmente. Mas o teste tem que ser feito com o tanque feito e por um eletricista.

  101. Tenho um focus sedan 1.6 zetec rocam 8v 2006/2007
    O defeito é o seguinte o painel acende e nenhum ponteiro levanta (nenhum)
    Meu eletricista desmontou o painel e montou de novo e voltou a funcionar tudo por uns 2 meses agora apresentou o mesmo defeito a quilometragem aparece mas o painel não acende e nenhum ponteiro levanta novamente.

    1. Olá Julian. Pode ser defeito na tomada do painel ou faltou corrente bateria em determinado momento. Talvez desligando o negativo da bateria por 10 minutos o painel volte ao normal. Mas antes leia no manual do seu carro o que pode ser afetado por desligar a bateria.

  102. Olá Fernando,
    Tenho um C3 2008 e estava marcando o tempo todo na reserva…. Troquei o sensor de nível e no 1° dia estava marcando certo, no dia seguinte parei no posto e abasteci e o marcador não mexeu.
    O que pode ser??

  103. Ola Fernando tenho parati quadrada 89 ai esses dias troquei ah malha eletrica ..ai ponteiro de combustivel nao ta marcano mais certo tipow ele marca mais menos do que tem e o da temperatura tambem esta assim marca menos doq normal oque pode ser ?

    1. Olá Ismael. O negativo da Parati é bem chato. O carro pode até parar por mau contato nela. principalmente a parte que vai na lataria. Primeiro faça uma vistoria perto dos parafusos de fixação dela e veja se algum fio ficou bambo ou desligado. Se não ver algo evidente, refaça o serviço com mais atenção. Também seria bom usar uma malha de três pontos: um no negativo da bateria, outro na lata e o último no bloco do motor. Outra possibilidade é a coincidência de ter acontecido um defeito no painel. Neste caso um eletricista tem que tirar ele.

  104. Boa noite! Tenho um C3 2008 e estou com problema no marcador de combustível. Já é a segunda vez que acontece. Na primeira vez o carro estava na reserva, abasteci R$ 20 então ao ligar o carro o visor continuou na reserva. Então pedi para colocar mais R$ 20 e continuou a mesma coisa. Então fui para outro posto e coloquei mais R$ 30, neste momento o visor marcou todos os valores marcando mais de meio tanque. O frentista disse que era porque no outro posto não tinham encaixado a tampa de combustível corretamente. Isso tem uns 30 dias. Hoje novamente o carro acendeu a reserva e coloquei 10 e o visor não subiu e coloquei mais 10 depois disso e continuou na reserva. Em litros foram 6 litros..Era pra ter subido um ou dois pontos. O que pode estar acontecendo! Pode me ajudar?

    1. Olá Thamyrris. Alguns testes vão ter que ser feitos no sensor de nível de combustível. Ele fica dentro do tanque. Talvez seja defeito nele ou mau contato em fiação. Também pode precisar de uma regulagem elétrica que é um procedimento feito pelo eletricista com o sensor na mão.

  105. Olá tenho um ford Ka 2009/2010 o marcador de combustivel dele demorava pra ir pro nivel certo mas ia agora só fica na reserva …. será que é problema na bóia ou no sensor?

    1. Olá Marcos. Obrigado por perguntar. Tem que ser feito um este no sensor que fica dentro do tanque. Quase sempre é defeito nele. A boia faz parte do conjunto e o defeito dela é sempre marcar errado pois fica encharcada e pesada, mais marca no painel. Pode ser fiação também.

  106. Olá Fernando, tenho um celta 2005, o mostrador de combustível fica oscilando constantemente, e juntamente com isso, a luz da injeção as vezes acende e fica um tempão acessa, as vezes fica apagada! Será que tem alguma correlação entre a luz da injeção no painel com o marcador de combustível?? Já fui em 2 mecanicos diferentes, fizeram o diagnóstico da injeção e não encontraram nada, além disso, o carro não apresenta falhas nem consumo anormal de combustível!

    Abraços!

    1. Olá Dennys. O caso do marcador pode ser flutuador encharcado ou que precisa fazer uma regulagem no sensor. Um eletricista vai ter que tirar o sensor do tanque. Toda vez quer a luz acende fica registrado o motivo na central. Isto é feito com um scanner. Mas pode estar acendendo por causa de combustível diferente ou a mistura dele no tanque.

      1. Olá Fernando, primeiro, muito obrigado pela atenção e pela resposta. No caso, como seria feita essa regulagem do sensor? Não seria mais facil de repente trocar o sensor(que já vem com o flutuador novo)? O scanner dá um erro no qual ele não reconhece o problema (talvez outros scanners apontariam o problema). Sobre o combustivel diferente (ou mistura), é mais improvavel, já que utilizo somente alcool no tanque ha quase dois anos!
        Abraços!

  107. Olá!
    Tenho um Ford KA 2009, antes ao abastecer completamente o tanque o ponteiro subia somente até o nível 3/4. Agora ao abastecer só mostra na reserva!
    Oque pode ser?

  108. Olá, bom dia!
    Tenho uma ecosport 2011 2.0 16v, meu marcador estava sempre marcando 1/4 do tanque, quando troquei o sensor de nível ele começou a marcar o tanque cheio e a digital marcando normal.Queria saber se esse modelo quando trocado o sensor precisa de regulagem?

  109. Olá Fernando; tenho um fiat Idea 1.8 8v 2006; tem ocorrido o corte de combustível, quando o marcador no painel indica 1/4, sem ascender a luz amarela da reserva. Ao encher o tanque, o ponteiro sobe normalmente. O sensor de nível faz o corte do combustível ?

    1. Olá Dener. Não. Pode ser que esteja marcando errado ou desregulado. Um eletricista vai ter que tirar o sensor e conferir o quento tem no tanque. Vai fazer alguns testes no sensor e regular ele estando com defeito ou não.

  110. Ola Fernando, percebi que meu carro esta gastando muito,tenho uma corsa 98, e eu botei 10lt e andei 40km eo carro faltou gasolina ai botei 5lt e ele saiu normal, e ó ponteiro ta sempre na colado na reserva, e quando esta pra entrar na reserva fica difícil de fazer pega, oque poderia ser?

    1. Olá Dudu. O primeiro o passo é testar a boia do carro. Pode ser que esteja marcando mais do que tem no tanque e por isso ele pode custar a pegar. Se o defeito persistir, então a bomba tem ser ser testada. Quanto a gastar muito combustível isso é outra situação. Verifique o estado de velas e cabos, além do catalizador se tiver um.

      1. Se a boia ou a bomba estiver com defeito, pode ser o problema do auto consumo ou pode haver gasolina no tanque eo carro apagar por falta de gasolina ?

  111. Fala fernando, tenho outra dúvida, é normal o corsa 98 trabalhar em auta temperatura quase no 100° levei num mecanico e ele disse q é normal

  112. Boa noite amigo, Eu tenho um GOLF 2.0 95 GLX,
    Ele esta com um problema no marcador do combustível ,só não sei se é na boia ou no próprio painel, pois quando ligo a chave o marcador sobe para o nevel de tanque cheio mesmo não estando cheio e permanece la ,só desce quando desligo a chave, Sera que poderiam me ajudar a respeito?

  113. Boa noite Fernando,
    Meu fiesta rocam 2010, quando ligava no primeiro estagio, ascendia o painel e os ponteiros realizavam um teste funcional, indo até o final e voltando. típico de carro a injeção. oque acontece é que esse teste não é mais realizado.
    não interferindo no funcionamento do mesmos, com o carro em funcionamento.
    poderia me dar uma dica ?
    Obrigado

  114. comprei um corsa hatch 1.8, enchi o tanque e o carro fez 180 km apenas no alcool com capacidade de tanque de 44 L, é muito pouco, mesmo sendo 1.8, ja troquei vela, sensor lambda, limpei os bicos, alinhado e balanceado e continua gastando bem, queria saber se pode estar marcando errado combustivel?? Obrigado

  115. Meu problema eo seguinte. Fui estalar o som no meu corsa 2006 classic e deu um curto e acabou queimando um fuzil. Troquei mais ele não funciona o marcador de gasolina, temperatura e conta giro. Ele não passa corrente para os fusível. Sera que é o rele?

  116. Peugeo 208, ano 2012 , ainda não estava na reserva, mas após uma parada de 5 minutos, ao ligar a ignição na volta, o marcador mostrava zero combustível, lâmpada acesa e o alarme correspondente. Coloquei combustível (tanque ficou cheio), e ao sair do posto me surpreendi, pois marcava tanque vazio, luz acesa e apitando. O restante do painel está normal. Vou procurar um eletricista, mas como em minha cidade não tem a concessionária, gostaria de saber se existe risco em pegar estrada por 200 kms, até minha cidade (onde comprei o carro)

    1. Olá Glória. Se foi colocado combustível o carro não vai parar por causa do marcador. O que eu entendi da sua situação foi que o ponteiro estava marcando errado devido a uma informação errada da boia dentro do tanque. É ela que tem que ser testada. Apenas ponha gasolina suficiente para rodar 200 km.

  117. Estou em um dilema no meu carro troquei a boia de combus tivel sendo q fora do carro ela funciona e quando coloco de tro do tanque ela marca errado trava o q seria ? meu carro e um audi 1.6 8v 2001

  118. Boa tarde Fernando.Tenho um Gol g5,quando eu completo o tanque,o marcador de gasolina vai p/ o nivel máximo que é o correto.O problema que o marcador não abaixa mais.O que pode ser?

    1. Olá Cleyton. Grato por participar no blog. O primeiro teste é no sensor de combustível. Com ele na mão o eletricista vai conseguir testar o marcador do painel. Se ele estiver ok, então o defeito pode estar no sensor de nível, ou algo deixa a haste agarrada quando o tanque fica cheio.

  119. Olá, muito ter uma pessoa prestativa como vc na net. Bom eu tenho um New fiesta 2014 e a duas semanas atrás eu fui ligar ele e o mesmo apresentou uma mensagem no computador de bordo ‘imobilizador com defeito, desligar o carro’. Eu desliguei o carro e liguei novamente, o carro funcionou normalmente… Dei uma pesquisada e muita gente disse q poderia ser bateria… Sendo que a bateria não piorou nessas duas semanas e no dia que apresentou essa msg no computador de bordo eu notei que a autonomia do combustível no computador de bordo ficou imprecisa. Tipo; o tanque quando está cheio marcava antes do problema 440to de autonomia… Depois do ocorrido está marcando 800to no computador b. Haa e hj pela manhã quando eu dei partida nele o marcador de combustível começou a marcar no lugar errado, tipo; ontem a noite o ponteiro estava quase próximo a reserva e hj pela manhã ele está marcando meio tanque. O que fazer, o que pode ser? Aguardo uma opinião de uma pessoa como vc que tem bastante experiência. Obrigado!

    1. Olá Cláudio. Grato por participar no Mãos ao Auto. Primeiro você deve mandar avaliar a bateria do carro. Embora ela seja 2014 pode apresentar defeito. Quanto ao imobilizadorum chaveiro espcializado pode descobrir se ele desprogamou. Chave reserva também causa isto.

  120. Boa Tarde!
    Gostaria de tira uma duvida enchi o tanque do meu veiculo face da cherry e o ponteiro ainda não baixou a gasolina e uma tipo de gasolina que limpa o moto e uma marca nova estou preocupada mas o carro esta otimo.

    1. Olá Raimunda. Quanto a gasolina, não precisa se preocupar. É a gasolina aditivada e muito usada no Brasil. Já o ponteiro eu sugiro esperar um pouco mais para ver se baixar.Em alguns carros demora mais e é de repente. Se não baixar, então leve até uma oficina para avaliar. Obrigado por perguntar.

  121. Fernando, comprei a pouco tempo um sandero stepway 11/12, estava ainda na fase de testes de consumo de combustível, então, precisava sempre completar o tanque, no ultimo teste completei tbem mas o marcador não subiu até o topo, faltou uma barrinha pra chegar. Tem ideia do que poderia ser? Abraço.

  122. Oi Fernando. Tenho um ideia 2006, flex. Recentemente troquei a bateria, uso raramente o carro e a minha tinha pifado. Sempre abasteço à alcool, 1/4 do tanque. Recentemente abasteci à gasolina e o tanque foi completado. Mas a partir de então, o marcador de combustível deixou de marcar o volume. Fica na reserva. Pode ser porque completei (depois de bastante tempo sem completar o tanque) e usei gasolina ao invés do álcool?

    1. Olá Luciene. Se a causa foi por ter completado o tanque, talvez o jato do combustível entrando no tanque tenha afetado algo. Mas um eletricista faz um testes simples na boia para saber o que ocorreu. Pode ser que o sensor de combustível tenha estragado.

  123. ola,meu problema parece serio…tenho um corsa classic 2003
    eu ia colocar um rele atraz da chave de luz,entao cortei o positivo,e como era muito curto o fio,eu dei uma puxada.so que apartir dai,nao marca gasolina,nao marca corta giro e nem o nvl de temperatura. o velocimetro esta normal…e outra, quando eu ligo o carro,depois de uns 20 segundos a ventoinha liga e fica ligada por uns dez min e depois para.se eu ligar agora o carro ela vai ligar,se eu desligar ela vai ligar de novo, e assim vai,parece que tem pos chave nela…ea luz da bateria ta ligada direto.oque pode ser?ja testei os fuziveis positivos ali em baixo,sera q pode ser os fuziveis negaivos? obrigado

    1. Olá Alvaro. Primeiro tem que medir se está chegando corrente na bomba. Se não cehegar pode ser o fusível ou relé de bomba. O filtro também tem que ser trocado. A pressão da bomba do Polo tem que ser a mesma do golf

  124. Ola amigo ,tenho um celta super 2005 e o marcador eletronico nao passa da 3 barra,posso ate encher o tanque que nao passa ai cai p duas conforme uso e de duas quando vai baixando ja fica piscando isso e nao cai p uma barra,vc tem ideia do que pode ser?

  125. Tenho um celta enchi o tanque dele mais o ponteiro não está marcando completo ele só marcou um pouco acima do meio alguém pd me ajudar dizendo oq pd ser obrigado desde já

  126. Olá pessoal,acabei de comprar um Peogeot 207 XR 1.6 ,quando fiz a retirada dele na residência do dono e abasteci,observei que mesmo com combustível ele permanece na reserva,o ex-proprietário disse que mudou a bateria a poucos dias atrás,acredito que tenha afetado,pois,até os sensores de estacionamento pararam de dar bip e acender,me deem uma luz,pois não quero encher bolsos de mecânicos sem sanar o problema! Obrigado desde já!

    1. Olá Diego. Desculpe pela demora para responder. Você pode tentar desligar o negativo da bateria e esperar 10 minutos para religar e observar se normaliza. Mas antes leia no manual do carro se algo pode ser afetado por desligar a bateria, como rádio e vidros ou até a chave. O manual explica isto.

  127. Olá o marcador de gasolina no painel, quando completo o tanque, não chega até o último ponto. hoje percebi que desceu um pouco mais. O que pode ser?

  128. Olá bom dia!
    Tenho um Kadett 89 e o ponteiro do marcador fica sempre acima do cheio (passa do limite)
    Já tirei os conectores da boia e continua no mesmo defeito…
    Aguardo a resposta.. Obrigado!

    1. Olá Leonardo. grato por participar. tem que retirar o painel e testar a fiação dele e o ponteiro. Pode ser que tenha agarrado ou queimado nesta posição. Também pode ser fiação que sai da boia colada uma na outra entre o tanque e painel. Vale a pena conferir.

  129. Fernando deixa eu te explicar em detalhes pra ficar mais claro..
    quando eu ligo o carro o ponteiro sobe acima do limite para tanque cheio, mas quando desligo ele desce normal(não fica travado )…
    eu troquei a boia que estava com problema mesmo, mas mesmo ela desconectada no marcador aconteceu a mesma coisa. lá na boia que fica em baixo do carro, está chegando aproximadamente 4.8V. Está correto ou os 12v que teria que chega? você acha que pode ser parte elétrica ou o marcador?
    Obrigado e desculpa a insistência .

    1. No fio, desconectado da boia, você tem que medir o mesmo da bateria, ou seja: bem perto de 12V. Com ele ligado na boia a medida vai ser menor. Ela varia a medida que o flutuador muda de posição. Pode ser aterramento ruim da boia (fio negativo dela) Se chegar os 4,8 com o fio desligado da boia, então é parte elétrica. SE chegar assim ligado na boia, tente melhorar o aterramento dela ou do tanque, se for de um fio só. Embora a distância atrapalhe me parece que é bem fácil de descobrir. Lembrando apenas que, a boia do Kadet, embaixo do carro, é bem chatinha de instalar e marcar corretamente.

  130. tenho um fox 2008,marcador no painel marca errado troquei sensor de nivel ,foi feita calibragem conforme fabricante do sensor,continua marcando errado ,a calibragem foi feita sem aterramento do conjunto da bomba e sensor .isso pode ocasionar a leitura errada pelo painel?

    1. Olá paulo. Se o fio terra dele estava fora do seu lugar, ou desligado, então o sistema estava sem uma fase. Mas o aterramento pode chegar na tomada da boia vindo de outro lugar, mais distante. É isso que você tem que descobrir.

  131. Olá, boa tarde, meu carro é um fox 2007, quando ligo a chave o marcador fuciona normalmente, e derrepente para de fucionar as vezes fuciona as vezes para, esse problema pode ser fusivel ou oque?

    1. Olá Rubem. Fusível não é, porque ele cortaria corrente e o marcador e outros componentes do painel não funcionariam. Pode ser defeito na tomada do sensor de nível de combustível ou no próprio sensor. Ele fica dentro do tanque junto coma bomba. Tem que fazer alguns testes elétricos por ali.

  132. Olá, bom dia eu tenho veículo uno mille fire do ano 2008, poie é o seguinte o painel do sensor de nível como é chamado de bóia parou de funcionar e tem combustível suficiente.
    existe uma recomendação da oficina para trocar sensor de combustível ?

    Grato pela atenção.
    Francisco Magalhães
    Osasco – SP

    1. Olá Francisco. Grato port participar. Primeiro tem que fazer alguns testes com o sensor na mão. Se o ponteiro não mexe, sequer sai do lugar, então tem que verificar se está chegando corrente na tomada do sensor. Chegando a corrente, se vistoria o fio terra. Se tudo estiver ok, o eletricista vai fazer um teste bem específico para tentar mexer o ponteiro. Se ele mexer, o defeito é no sensor de combustível.

  133. ola tou com um gol g5 2010 oscilando o marcador e outra coisa quando vou abastecer
    o ponteiro demora muito para sair do lugar mesmo colocando um valor alto , e tambem observo que ele as vezes desce e depois sobe e em seguida ele desce muito rapido ai fico sem saber se meu carro ta com alto consumo ou o sensor de nivel e boia peço sua ajuda..

  134. Boa tarde. Eu tenho um palio EDX 1.0 98/99 e vem apresentando muita ocilação no marcador de gasolina. Eu encho o tanque e depois de um certo o tempo o ponteiro abaixa um quarto mais ou menos. Se eu deixo ele estacionado em uma descida o ponteiro chega a marcar meio tanque mas se deixo ele estacionado em uma descida o ponteiro volta a marcar tanque cheio. O que pode ser isso?

  135. Olá Fernando.. . Tenho um monza 87, o problema é o seguinte: eu ligo a chave e o marcador de combustível sobe até com o tanque vazio mostrando está cheio, quando desligo ele desce a zero. O q será?

  136. Boa tarde! Fernando eu tenho um uno mille fire flex, e o marcador de combustivel começou com o seguinte defeito: eu enchia o tanque e o ponteiro não marcava cheio, sempre faltava um ponto antes de cheio; depois de algum tempo ele voltou a marcar cheio mais após andar alguns quilometros ele marava reserva, após mais alguns quilometros ele marcava aparentemente normal e agora eu enchia o tanque ele não se movimenta mais. mandaram trocar o sensor de combustivel comprei fiz o teste o ponteiro subiu mais ao movimentr o sensor ele não se movimenta, mandaram trocar o flange (tampa da bomba) aí ele nem se movimenta. Nesse caso o que poderar ser, pois alguns amigos meu tem esse mesmo problema e ainda não encontramos a solução. Me ajude aí amigo, muito grato, Cícero.

    1. Olá Cicero. Grato por participar. Tem que medir a corrente na tomada que entra na flange com uma lampada de testes de eletricista (multímetro engana). Se for encontrada as correntes da bomba ( a que acende com a chave do carro ligada e apaga em segundos) mais a corrente da boia, então se verifica os negativos com a lampada de de teste. Se tudo estiver normal na tomada, o problema é entre o encaixe da tomada e a parte de dentro da flange. Se você trocou a flange e não marca, verifique se algum fusível queimou durante a operação.

  137. Ola Fernando boa tarde. Meu marcadeo de combustível esta demorando pra subir e não esta marcando a luz reserva, meu carro e um prisma 2010

  138. Boa noite ! Fernando fiz os testes que você falou, porém não funcionou, agora eu não encontrei o fuzil da boia na caixa de fuzivél e também notei que nos fios que vem do painel até a conexão da bomba de combustivél não tem corrente, ou seja não acende a luz do teste mesmo com a chabe de ignição ligada, será que é o fio positivo que esta isolando no painel ou em algum lugar, ou mesmo um mau contato ou será o relogio que está com problemas, pois todos os testes feito tanto no flange como na boia que testei em outro carro funcionou mais no meu não. Lembrando que meu carro é um uno mille fire flex 2008. mais uma vez agradeço, Cícero

    1. Olá Cicero. Pode ser que o positivo da boia seja o do painel. Neste caso a boia atua no painel comandando o negativo.Por isso você não encontrou o fusível do marcador, pois ele é para o painel inteiro. Siga o fio da boia, na tomada (os mais finos) e veja vá procurando por algum lugar onde ele possa estra mascado.Pode ser negativo ruim, ou seja: o negativo estaria isolando o painel da boia.

  139. Estou com um Uno 96 EP 1.0 i.e.
    Aconteceu que não estava marcando combustivel e foi colocado uma boia nova, se não me engano ele não tem esses flutuadores só uma boia fixa e o sensor.
    Coloquei 26 litros ( meio tanque ) e marcou normal, andei cerca de 80 km e o ponteiro voltou ao reserva.
    Pela média o carro fez mais ou menos 3,2 km/l ! Impossível isso, mas não sei oque está acontecendo de errado.
    Coloquei mais 5 litros e ele subiu um pouco mas nem chegou no 1/4.
    Esse ponteiro está caindo muito rápido, é normal dos uno antigo isso ou há uma solução?

    1. Olá Jaime. Não é normal. Tem que tirar a boia do tanque e fazer um teste com ela na mão e ligada ao carro (um eletricista deve fazer isso).Mexendo a boia, ou sensor, o painel deve acompanhar o movimento com uma diferença de tempo mínima. Se o teste der ok, então tem que verificar se algo está segurando a boia dentro do tanque, se o tanque está amassado, ou até o flutuador se ele está encharcado de gasolina.

      1. Então a bóia é nova foi trocado numa mecanica eletrica, pode ser que tenha vindo com problema a peça. Não sei se foram feito testes no sensor, vou levar novamente.
        Notei que o tanque realmente tem um amassado pequeno do lado esquerdo, não é no meio do tanque mas pode ser que atrapalhe. Me falaram pra encher o tanque do carro pra testar porém não concordo com essa ideia já que a boia deve pegar quase até o fim do tanque levando em conta o tamanho dela e a altura do tanque então creio que deveria marcar bem mesmo com pouca gasolina. Levarei em outra oficina já que onde trocaram não quiseram mais verificar pra mim depois de terem trocado a boia. Obrigado pela resposta, qualquer coisa comento aqui novamente se descobrir o problema, abraço.

  140. Bom dia!
    Tenho um c4 Pallas 2011 e derepente o marcador de combustível parou de marcar e a luz de reserva fica acesa mesmo o carro estando com gasolina, como posso resolver?

    1. Olá Lourival. Tem que fazer um teste na boia que fica junto da bomba dentro do tanque. Pode ser desde uma tomada com mau contato , até defeito no sensor de combustível (boia). Mas somente um teste feito por eletricista vai comprovar o defeito.

  141. BOA TARDE! eu tenho um gol g3 de ano 2005 ele apresentou um problema que eu não consigo resolver, o marcador de gasolina dele fica oscilando toda hora, encho o tanque e o marcador não sobe e quando começo a andar ele fica oscilando, hora ta em cima hora ta em baixo. Em fim uma confusão! ja troquei a bomba quase toda…. sério!! já troquei até a boia e aquela parte que tem um sensor ”botei novo” e não foi resolvido nada! nem levo mais em eletricista nem um porque ja sei que não vai resolver, eles só vão tirar a bomba mecher nela e dps por no lugar, ja estou cansado de ver isso. Em fim eu acho que deve ser problema no painel, ja me disseram que é problema em um tal de suspiro do tamque. quero a opinião de vocês sobre o caso porque j´não sei o que fazer.

  142. Tenho uma parati 87 a alcool. E o marcador marca 1/2 tanque quando o mesmo està cheio,e 3/4 quando meio e assim por diante vivo colocando combustivel.Você sabe me dizer qual seria o defeito?

    1. Olá Junior. Grato por participar. Tem que fazer um teste na boia com ela na mão e o painel ligado. Movimentando a boia o painel deve responder igual quase imediatamente. Se não acontecer isso o negativo deve ser reforçado e um eletricista vai testar o marcador com os fios da boia. Repare se o ponteiro de temperatura (se tiver) está normal ou apresenta defeito também. Não é um defeito difícil de ser descoberto.

          1. Não sei se é o caso, por causa da distância, mas seu carro pode ter um TCA no painel que pode não estar aceitando o sinal da boia, mas aceita um aterramento direto. É um transistor de painel que interfere exatamente nos marcadores. Peça a um eletricista que teste este transistor. Fora isso tem que examinar o carro pessoalmente. Mas não vejo muita dificuldade de descobrir. É uma questão de procurar o defeito e os componentes são poucos.

  143. Bom dia!

    Comprei um Ford Focus 2010/2011 ontem, fui abastecer hoje mendei cmpletar o tanque só que marcador ficou faltando 1/4, mandei completar de novo e quase derramou e o marcador continuou em 1/4, o que pode ser?

    1. Olá Danilo. Pode ser sensor de combustível com defeito. Um teste tem que ser feito com a boia (sensor) na mão. Ela fica dentro do tanque junto com a bomba. É comum a boia encharcar de combustível e ficar mais pesada,marcando menos. Neste caso é troca da peça.

  144. Bom dia Fernando,
    Tenho um Siena 2008 Tetrafuel, e em uma viagem tive o tanque de combustível perfurado por uma barra de ferro que se desprendeu de um caminhão. Troquei o tanque e percebi que o marcador de combustível não saia de cheio. Levei em alguns mecânicos que constataram problemas no sensor de nível. Troquei por um original Bosch e o problema ainda persiste. Não tenho controle sobre o combustível liquido. Gostaria de um auxilio no que eu mais poderei fazer.
    Desde agradeço

      1. Ok entendi Fernando. Obrigado pela explicação. O curioso é que o sensor de nível é testado fora do tanque e o marcador funciona de forma satisfatória. Como vc explicou, algo deve estar impedindo a bóia de descer.
        Parabéns pelo trabalho

  145. Bom dia!
    Recentemente comprei um vectra 99 mas, recentemente seu mostrador de combustível e aquecimento de motor pararam de funcionar, conversando com umas pessoas me disseram que teria de trocar o painel inteiro, gostaria de saber se isso é verdade?

  146. Olá Fernando. Poucos dias atras troquei a bomba do meu carroo, Polo 2006, e desde então seu coloco um pouco de gasolina ele já marca acima do que era antes, tipo 20 reais parece que coloquei 40, quase chega no meio do marcador. Por outro lado, quando rodo não demora tanto pra avisar que ja estou na reserva, mas me parece que ainda tenho gasolina. O qur pode ser? A boia?

    1. Olá Bruno. Pode ser defeito na boia ou sensor. Também pode ter acontecido algo durante a montagem, como a boia ter o seu “caminho” impedido por algo dentro tanque, como fios e mangueiras. Muitas modelos também exigem uma regulagem da boia, quando ela é desligada (veja o link abaixo). Então deve ser feito o seguinte: retirar a boia, refazer o serviço de instalação, verificar dentro do tanque alguma anomalia; testar a boia ou sensor com a mão (o eletricista vai saber fazer isto) e por fim fazer a regulagem do link antes de instalar. Abraços e sucesso por aí!
      http://www.maosaoauto.com.br/2015/06/como-regular-o-vidro-eletrico-do-meu-carro/

  147. Boa noite Fernando, tenho um Del Rey 87 a álcool troquei a boia do combustível, nada acusa, fiz o teste colocando o fio na lata o ponteiro subiu o que pode ser?

  148. Boa Tarde
    tenho um celta 1.0 Flex eu venho notando que quando eu abasteço ele mau ando nele e o ponteiro já baixa, abasteci ele a noite por volta das 22:30 e pela manha quando sai de casa andei uns 10 km e o ponteiro baixou demais e estou sem entender ate por que é um carro muito econômico.

    1. Olá rafaela. Se for aquele marcador digital, onde vai parecendo ou sumindo alguns traços, então é do carro mesmo. Este marcador é muito sensível e costuma marcar errado. Mas, se for de ponteiro mesmo, então tem que tirar o sensor de nível, que fica dentro do tanque, e fazer alguns testes bem específicos. Neste caso procure um eletricista de confiança.

  149. Olá Fernado tenho um Stilo2003 16v a gasolina quando abasteço ele o marcador sobe normal até o máximo, o problema é se eu parar em uma descida ela marca tanque vazio e se tiver pouco combustível e eu parar em uma subida ele mar a tanque cheio oque poderia ser?

  150. Boa tarde
    Tenho um gol G3 2004 o meu marcador de combustível parou de funcionar levei no mecânico troquei o sensor de nível e também troquei até a bomba de combustível, Pois o problema continua. No painel só o marcador de combustível que não funciona o que será q está acontecendo

    1. Olá Rogério. Grato por perguntar e participar no blog. O teste de boia e painel é simultâneo. Ou seja: com a boia na mão se observa o painel movimentando a boia. Também um sinal pode ser enviado ao painel pela tomada da boia de maneira elétrica. Um eletricista experiente sabe fazer este teste. Caso o ponteiro não se mexa, então a fiação que sai da boia deve ser verificada até o painel. Por fim se faz o teste na tomada do painel. Se ele não mexer, então o defeito é no ponteiro. Mas na maioria de vezes é defeito na boia ou na fiação.

  151. Boa Noite. Tenho um Ecosport XLT 2005, motor zetec rocam 1.6 flex. Estou com este problema desde quando comprei o carro, o marcador de combustível marca apenas do meio tanque para cima, quando o tanque abaixa da metade o marcador continua apontando como meio tanque. Ja realizei a troca do sensor com um eletricista e nada, fui a outro eletricista e o mesmo limpou todos os contatos do conjunto bomba/sensor e realizou o teste manual com o conjunto fora do tanque e funcionou perfeitamente, só que quando instalado o conjunto dentro do tanque o problema continua. Consegue me ajudar? Ja estou desistindo 🙁

    1. Olá Hélio. Existe uma regulagem de boia que talvez o instalador não tenha feito. Leia o link abaixo e tente lembar se ele seguiu os procedimentos dele. Outra possibilidades seriam: algo dentro do tanque “segurando “a boia em uma posição (fio, mangueira ou outros), tanque amassado no fundo, e até o fio da boia dobrando na instalação. mas nesse último caso o marcador não funcionaria em situação nenhuma.
      http://www.maosaoauto.com.br/2016/07/como-regular-o-marcador-de-combustivel/

  152. Olá tenho Gol G5 08/09, e quando coloco combustível ele marca a quantidade depois de 5 mnutos andando desce pro reserva e ascende a luz, depois outro dia volta pra 2 ponteiro depois cai na reserva de novo.
    Obs: a 2 meses atrás troquei bomba de combustível .
    Estou achando que é o sensor ou a boia
    OBS: as vezes quando desligo a chave uma 2 vees o ponteito vai subindo e depois volta para reserva

    1. Olá Alessandro. Pode ser que seja boia encharcada de combustível. Isto é muito comum e ela fica mais pesada marcando errado no painel. Tem que retirar ela e observar, além de fazer alguns testes no sensor. Mas isto deve ser feito com o tanque bem vazio.

  153. Boa tarde, tenho um Fiesta class 2010/2011, o marcador esta parado no 3/4 do tanque e depois de andar vai descendo aos poucos… Já troquei a boia e não funcionou.

    Pode informar qual o possível problema?

  154. Bom dia tenho um uno way 1.0 12-13 e o marcador de combustivel está piscando assim eu n consigo saber quanto combustivel tem no meu carro e nenhum mecanico está conseguindo resolver.
    o que pode ser?

    1. Olá cleber. pode ser que a boia, ou flutuador que fica dentro do tanque esteja encharcado de combustível . Isso caus uma marcação no painel como você cita. Tem que retirar o sensor de nível do tanque e fazer alguns testes.

    1. Olá Elisângela. Grato por entrar no blog. Primeiro tenha certeza se é a luz de reserva de combustível. Alguns também vem com aviso parecido, mas para o reservatório flex, que fica perto do motor. Se for o do tanque, então tem que retirar o sensor de nível de combustível dentro do tanque e fazer alguns testes com ele na mão.

  155. Só para informar tenho C4 Citroen Hatch, o meu marcador não estava marcado de forma correta, pensei que era a boia ou o sensor.
    Antes de efetuar a troca dos componentes eu retirei o chicote e passei limpa contato nos terminais, retirei o fusível também e realizei o mesmo procedimento e para minha surpresa voltou a marcar normalmente de maneira correta e bem precisa, sendo que antes marcava até o meio tanque de combustível e agora marca o tanque cheio.

  156. Olá Fernando

    O meu caso é que o marcador de gasolina no painel, sempre marca acima do que realmente o tanque tem de gasolina. A marcação não oscila apenas indica errado à gasolina disponível. Mostrando que tem um terço de tanque sendo que a gasolina acabou.

    O que poderia ser?

    1. Olá Rosberg. Seu caso pode ser defeito no sensor de nível que fica dentro do tanque. Ele pode estar simplesmente marcando para mais. Nesse caso tem que retirar ele e fazer alguns testes com ele na mão, observando o painel. Outra possibilidade seria algo dentro do tanque impedindo o flutuador deste sensor de baixar. Pode ser um fio ou uma mangueira e até mesmo o fundo tanque amassado. Uma limpeza na tomada do sensor deve ser feita em qualquer situação.

  157. Eu tenho um kadett 92 e nao sei se é normal mais quando eu estou subindo ou descendo uma rua o ponteiro se mexe bastante mais assim que fica plano volta ao normal, isso é normal eu troquei a boia nao faz nem um mes….

    1. Olá Lucas. Sim, em carros mais antigos a boia e o ponteiro são bem sensíveis a declives e aclives. Tenho um uno 92 que também é assim. Isso acontece por ter pouca eletrônica embarcada que equilibra estas funções. Poucos carros desta época tinha alguma tecnologia de painel para manter um equilíbrio na medição de combustível. O Gol é um deles. Obrigado por participar.

  158. Ola amigo…. tenho um celta 2007 e quando encho o taque, nunca chega ate o final, e geralmente nunca sei o quanto de gasolina tenho, sempre fico sem saber… o que pode ser? o ponteiro é muito irregular… fusível? Boia, sensor?

    1. Olá Adriano. O marcador do Celta é sensível de fábrica e demora para marcar corretamente. Principalmente se for aquele com tracinhos digitais. Fusível não é, pois é um para todos os instrumentos do painel. Mas um teste pode ser feito na boia com ela na mão e observando se o painel responde rápido.

  159. Boa tarde, Tenho uma Ipanema 93 alcool tanque de metal e a muito tempo o marcador de combustível esta na reserva mesmo com o tanque cheio, no começo o ponteiro de marcador oscilava bastante até que parou totalmente na reserva, pode ser só a boia, você poderia me informar mais ou menos o custo do serviço, Obrigado

    1. Olá Benedito. Grato por participar. Tem que retirar a boia e fazer um teste com ela na mão. Pode ser aterramento dela também. Mas essas boias podem corroer com o álcool estragar a resistência interna que manda sinal para o painel. Se não tiver que tirar o tanque este serviço não pode passar de 100 reais aqui em BH.

  160. Olá,tenho um Celta 2006,o marcador de combustível sempre ficava variando de posição, levei em um profissional,ele trocou a bóia,mais agora o ponteiro fica sempre marcando tanque cheio,o que será?obg

    1. Olá Luis. Pode ser sensor de nível de combustível. Tem que testar ele na mão observando se o painel acompanha os movimentos. Mas tem que ser feito como tanque vazio e por técnico. Mas é bom lembrar que o marcador do Celta, aquele dos tracinhos no painel, é meio impreciso.

  161. Tenho um polo classic 1.8 98 eu tirei a boisa de gasolina e levantei a boia simulando tipo que o tanque esta cheio o marcador no painel marca so meio tanque oque possa ser?

  162. Boa tarde. Meu celta marca o nível de gasolina certinho,porem quando tem que entrar na reserva ele não entra . apenas quando desligo e ligo o carro . oq pode ser ? Desde já agradeço .

    1. Olá patrick. O celta tem uma marcador de combustível meio lento para repassar as informações. Mas pode fazer um teste na boia e ver se tem defeito. Um eletricista vai fazer o teste nela com a mão acompanhando a resposta do painel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *