Ouvimos sempre essa pergunta em nossa oficina: bateria de carro dá choque? Ou ainda: você não tem medo de levar choque? As respostas podem ser não e sim. Por que?

Bateria de carro dá choque?

Foto: cienciahoje.uol.com.br

Não. Uma bateria, por si só, não dá choque. Isto é fato. Mas sim, eu tenho medo de tomar um choque de um carro. A explicação é simples. Uma bateria é feita para acumular energia para alimentar todo o circuito elétrico do seu carro. Entre eles temos o sistema de alta-tensão (velas e bobinas de ignição), e o termo já se explica. Mas o risco de levar choque nesse caso é somente quando manipulamos algo por ali, como um cabo de vela, e então uma centelha pode causar um choque parecido com aquele dos antigos acededores de fogões. Inofensivos, mas que assustam.

Por que uma bateria de carro não dá choque?

Pura física, a lei de Ohm. Apesar da capacidade de armazenar energia (o famoso ampere/hora) ela é liberada de acordo com o que um circuito pede. Como o radio do seu carro, o farol, etc. Quando os acionamos a bateria atende o pedido da resistência criada. Então, se nós “nos ligarmos” a bateria, segurando nos dois polos, a resistência corporal vai ser mínima, um “supermicrochoque” e não sentimos nada. Mas isto vale apenas para contatos mais grosseiros, como com as mãos, por exemplo.

E quais são os perigos de uma bateria?

Também ela não é um brinquedo para crianças. Existem motivos maiores para se tomar cuidado com uma bateria. Primeiro: elá tem ácido corrosivo em seu interior e ele pode vazar. Curtos na fiação podem causar queimaduras sérias, e dependendo da situação ela pode até explodir. Aliás, as baterias de boa marca possuem claros avisos disso em suas etiquetas. Fique atento a eles. Uma dica é: o manuseio errado pode provocar curto direto entre os polos. Isso também implica em possíveis queimaduras, principalmente se ferramentas estiverem envolvidas. Nunca manuseie uma bateria com alianças ou anéis, principalmente de metais como o ouro e a prata que são excelentes condutores de eletricidades.

Bateria de carro dá choque?

 

Please follow and like us: