Afinal,o que é uma correia dentada?

Ela também é conhecida como correia sincronizadora do motor. Sua função é segurar determinadas peças no lugar garantindo que o motor tenha o ponto de ignição correto. Ou seja: ela existe para que haja a sincronização de todo o sistema de explosão do motor.

Continua após a publicidade..

Muitos confundem esta correia com outras mais visíveis, como a do alternador e direção hidráulica. Mas a correia dentada é completamente diferente em tudo. Como assim?

Esta é uma correia dentada.

Esta é uma correia dentada.

Esta é uma correia de alternador.

Esta é uma correia de alternador.

Reparem nas fotos acima a diferença entre uma correia de alternador (fresada) e a correia sincronizadora (dentada). Outra situação desconhecida de muitos motoristas é  que quando a correia dentada estraga, o carro morre e não pega mais. Ou seja: se você viu uma correia solta no seu carro e ele ainda funciona, então aquela correia não é a dentada. Lembrando que o sintoma de correia de alternador arrebentada é o peso instantâneo que aparece na direção.

Continua após a publicidade..

Como evitar a quebra de uma correia dentada?

Manutenção, esta é a palavra mágica para se evitar os grandes prejuízos que uma correia dentada muito rodada pode causar. E quanto seria essa quilometragem?

correia dentada

Continua após a publicidade..

O que manda é a recomendação do manual do seu carro. Algo diferente disso seria uma precaução apenas para diminuir a quilometragem recomendada ou o tempo de uso da correia dentada, uma ação inteligente da parte do motorista. A troca também deve incluir o tensor que estica a correia. Por ser um rolamento ele também se desgasta com o giro do motor.

Quais são os prejuízos de um correia dentada partida?

De fato basta a correia perder alguns dos dentes para que tudo fique dessincronizado dentro do motor, provocando o choque de peças por ali, como as válvulas, que ficam empenadas. O resultado final vai ser uma retífica no cabeçote a um custo de no mínimo  1000 reais. Além disso, o carro há de ficar um bom tempo em uma oficina.

Por isso procure sempre seu mecânico e peça uma revisão total do seu carro, incluindo todas as correis do motor e seja feliz com seu bolso.