Como carregar uma bateria

Quando uma bateria descarrega, ou fica arriada, como dizem por aí, fazer uma chupeta é apenas paliativo, ou emergencial. Já falamos sobre isso em alguns posts do Mãos ao Auto. Muitos clientes questionam o fato de  sua bateria não suportar mais ser carregada, ou sugerem um defeito de fábrica com essa alegação. Carregar uma bateria é algo além de uma chupeta, como a da foto abaixo. Esperar que o carro carregue uma bateria é o mesmo que tentar encher sua caixa d’água vazia com um balde. Teoricamente seria uma questão de tempo para enchê-la. Mas, se o consumo de água não parar, é óbvio que o esforço vai ser em vão. O mesmo se dá com a bateria do seu carro. Carregar uma bateria é algo além de uma chupeta, como a da foto .

Como carregar uma bateria

BAT

A palavra “mágica” nesse caso é: descanso. Ou, ainda fazendo uma comparação, fechar todos os registros e torneiras de sua casa enquanto um mangueira fornece água constantemente até que a caixa transborde de água. Em outras palavras: uma bateria descarregada precisa de uma carga lenta e solitária. Somente assim ela irá ficar como saiu de fábrica, com carga plena, e em condições normais de uso.

Sair dirigindo seu carro, que precisou de uma chupeta na bateria, é algo arriscado. A chance dela descarregar novamente é grande, a emergência vai acontecer novamente.

carregador-de-baterias

Mas você vai precisar de muito mais do que um “balde” para encher sua bateria novamente de energia. O  tal descanso tem ser com um carregador de baterias como o da foto ao lado. Se o leitor pensou na famosa carga lenta de 24 horas, acertou em cheio. Somente ela vai deixar sua bateria nova em folha. Embora seja realmente necessário 24 horas de prazo, isso não significa que a bateria vai ficar um dia inteiro literal na carga constante. Isso vai depender da descarga que ela sofreu, da sua amperagem hora, e do carregador de baterias que vamos usar.

Quanto mais forte o carregador, melhor será o resultado final. E existem carregadores fortes que fornecem carga lenta. O “forte” significa constância de carga, até que a própria bateria peça menos carga a medida que vai enchendo. É nesse ponto que entra a importância da amperagem/hora, que é a medida de capacidade de uma bateria. Do mesmo jeito que uma caixa de água tem sua capacidade medida por litros, uma bateria tem sua duração medida por amperes/hora. Ou seja: ela suporta a retirada de 60 A de energia durante uma hora. Mas isso é uma medida extrema. Normalmente para uma bateria de 60A descarregar em uma hora muitos acessórios teriam que ficar ligados, com o motor desligado, por essa uma hora. Isso significa “todos os acessórios do carro”, ou mais.( o farol alto e baixo, ligados juntos, exigem cerca de 18 A da bateria, ou cerca de 3 horas para descarregar completamente uma bateria de 60A).

Fica óbvio que, para descarregar uma bateria sem defeitos, algo tem ficar ligado e esquecido, ou o carro ficar mais parado do que funcionando. Nesse caso vai levar dias para uma primeira descarga e parece que a chupeta resolveu a situação. Mas mesmo assim também é questão de tempo para acontecer de novo.

O cálculo do paragrafo anterior também serve para saber quanto tempo leva para uma bateria receber carga plena de um carregador. Jogando 18A na bateria de 60A, ela vai demorar cerca de 3,30 horas para carregar. Nesse caso seria uma carga rápida. Uma carga ideal e lenta é de cerca de 6A, o que precisaria de cerca de 10 horas de carga. (6×10= 60)

Carregador de lâmpada.

O carregador de lâmpada é um dos mais antigos que existe no mercado. A facilidade de construir um, ou o preço baixo de mercado, o fizeram bem popular. Mas ele é ineficiente. Em alguns casos, como o de uma bateria totalmente descarregada, ele não consegue entrar na bateria, sequer vai fazer “cócegas” nela. O ideal é um carregador de no mínimo 10A, para uso doméstico, ou levar a bateria até uma loja especializada onde um carregador profissional vai resolver o problema.

Como carregar uma bateria.

Em uma firma especializada, a sua bateria deve ficar 24 horas em “tratamento”. Serão 10 horas constante de carga, um descanso de mais 10 horas, um teste de descarga, e o complemento, se necessário, da carga. Tudo isso exigindo do carregador constantes 6A e 13,5 volts. Um serviço desse é eficiente, não estraga a bateria, e vai evitar surpresas desagradáveis que quase sempre acontecem em lugares e horários estranhos. O preço é irrisório se comparado com uma compra imprevista de uma bateria nova.

Quer trocar de carro? Dica imperdível para você economizar muito dinheiro e saber se não está sendo enganado: com milhares de cópias vendidas, o livro digital Como Trocar de Carro Sem Perder Dinheiro vai te ajudar a não cometer erros e fechar o melhor negócio possível. Detalhes aqui

Please follow and like us:

This article has 140 Comments

  1. ola e urgente estou com um carregar de notebook aqui ele tem 19.0 Volts e 2.1 Amperes posso carregar uma bateria de moto??? o carregador de notebook pode ser ligado direto na bateria corre algum risco ou carrega a bateria muito bem :??? me ajudem e urgente .

    1. Olá flavio. A voltagem não ajuda, vai alem do necessário e pode queimar a bateria. Veja se ele tem regulagem de voltagem, algo mais perto dos 14. Mesmo assim ele vai esquentar muito e se a bateria estiver muito descarregada ele simplesmente não “entra” na bateria.

  2. Ótimo o texto. Tenho um Jeep 73 em uma casa no interior que fica parado por até uns 3 meses e, mesmo com a bateria de 70A desconectada, ele normalmente me dá trabalho para liga-lo ; faço carga tipo “chupeta” e já queria comprar um recarregador de bateria para ele ; entretanto, lendo o artigo, lembrei que tenho uma fonte estabilizadora com saída 13,8VDC 5A que usava no radio PX e que poderá me valer nestas situações; evidentemente se a bateria não estiver totalmente descarregada. E a pergunta que não quer calar é a seguinte: Entendi corretamente o seu texto e posso utilizar esta fonte ou deverei realmente comprar um recarregador de bateria ? Agradeço pela resposta e aproveito para parabenizar pelo site Mãos ao Auto.

    1. Olá Paulo. Eu também já fui PX e conheço bem a potência desta fonte. A voltagem bate e a amperagem é boa. Mas faça um teste sempre reparando se a fonte esquenta em demasia. Ela pode ficar de morna a um pouco quente. Você vai reparar se ficar exageradamente quente. Digo isso porque a placa dissipadora de calor dos diodos deve ser adequada para uma carga. Já vi fonte assim. Vai depender da construção da sua. Abraços.

  3. Ola comprei um carregador de 25 amperes hora e gostaria de aprender a interpretar aquele reloginho, estou carregando uma bateria de 140 amperes de gel aquela usada geralmente em torres de celular que eu uso para som automotivo e gostaria de saber quanto tempo devo deixar carregando a carga dela estava baixa voltimetro automotivo marcava entre 12 a 12.5 com o carro desligado aguardando resposta urgente obrigado

    1. Olá Samuel. O seu carregador é bom. Normalmente é a bateria que pede o que precisa. Se ela estiver muito descarregada vc deve acompanhar o relógio subir e ir diminuindo na regulagem fina até ficar no meio do relógio, cerca de 12 A. A bateria também não pode esquentar muito, devendo ficar apenas morna.A 12A ela vai demorar cerca de 11 horar para carregar. Lembrando que a tendencia é a medida do relógio ir caindo a medida que a bateria vai carregando.Eu, pessoalmente, não gosto de deixar uma bateria na carga sem um acompanhamento periódico. Deixar carregar durante a noite é arriscado, pois uma bateria pode apresentar defeito na carga e esquentar e ferver até soltar gases. Por isso a necessidade de um acompanhamento de carga. Espero ter ajudo e qualquer outra dívida pode perguntar. Abraços.

    1. Olá Rinaldo. Exemplo: uma batera de 60Ah e um carregador de 5. 60/5 = 12 horas se a bateria estiver totalmente descarregada. Bateria de 48Ah: 48/5= 9.6 horas para carga total. Ou seja vc divide a amperagem/hora pela potência do seu carregador. Mas para uma bateria totalmente descarregada muitas vezes é necessário um carregador de no mínimo 15A para conseguir iniciar a carga. Quanto mais forte o carregador mais rápida a carga sem forçar o sistema (bateria e carregador) Abraços. Espero ter ajudado.

  4. Olá Fernando, se eu colocar uma bateria descarregada em meu carro, e andar com ela por um bom tempo, ela será carregada da mesma forma de uma carga lenta?

    1. Olá Luís. Não. O alternador é um repositor de carga que está sendo usada pelo carro (farol, ventoinha etc). É como encher uma caixa de água furada .Uma bateria um pouco descarregada ele consegue carregar. Isso se for um alternador forte. Mas no seu caso a bateria vai carregar muito pouco e o alternador vai ser forçado. Mesmo em carga lenta, o carregador tem que ser forte para conseguir iniciar a carga.

  5. Olá Fernando, boa tarde!

    Tenho uma bateria de 40Ah que não mais dar partida no meu carro por estar descarregada. Qual seria o carregador apropriado para está bateria?

    1. Olá Junio. Se não desejar levar até uma oficina para carregar, eu sugiro um carregador de 10A. Ele é eficiente e barato. Mas lembre-se que em um bateria totalmente descarregada, somente um carregador profissional consegue “entrar” .

  6. Olá Fernando boa noite, tenho um motor gerador de 28v e 8.5 A. gostaria de saber se consigo carregar uma bateria de 150A? ( pretendo fazer um gerador usando o motor mencionado acima, um iversor e um regulador de tencção para controlar a tensão que entra na bateria, e pretendo usar a tensão de saida do inversor para alimentar um motor que fará o motor gerador funcionar. voce teria uma outra solução melhor? desde já agradeço a atenção.

  7. Olá, eu dou uma chupeta no meu carro logo em seguida ele liga, fico com pé acelerando.
    A luz da bateria o tempo todo acesa no painel, chega momento que ela vai ficando fraca o carro desliga, e não liga mais “arreia” bateria novamente. Pode me ajudar ?
    Já troquei regulador de voltagem, meu carro e um celta!

    1. Olá Vinícius. O alternador continua com problema. Pode ser correia dele solta ou sem, fiação ruim ou bamba e problema dentro do próprio alternador. Se vc trocou o regulador e o problema persistiu, então não era defeito nesta peça, ou ele veio com defeito. Se tudo acima estiver correto, o alternador vai ter que ir para a bancada novamente e ter suas peças testadas.

  8. Boa noite Fernando.
    Muito bom seu blog.
    Fiz um carregador com fonte atx de pc.
    Regulei para 13.8v. Calculei a corrente fica em media 32A
    450w dividido pela tensão de 13.8v.
    Será que esta certo?
    Nesse caso uma bateria de 60Ah levaria 2 horas max?
    Obrigado

    1. Oá Cleber. Obrigado pelo elogio. Lembrando que o blog também pode ter participação dos leitores. O cálculo está correto. Mas eu estou achando os 450 W muito alto. Confira isto. Usando o máximo do seu carregador seria menos de 2 horas para carregar uma bateria de 60 A totalmente descarregada. Mas iria esquentar muito e talvez vc precise de um baita dissipador de calor. Abraços e dê retorno. Vou fazer a mesma experiência aqui e te conto ou posto como matéria.

      1. Olá Fernando, ontem coloque em teste as 17:00 aproximadamente sempre monitorando a questão do aquecimento, oque não ocorreu. Duas horas depois 19:00 desliguei coloquei a bateria no carro mas não deu carga o suficiente. Revisei meus calculos e percebi que a saida da fonte atx reparte a potencia com as outras tensões, +5, -5, +3,5, -3,5, +12, -12 enfim.
        Teria que calcular essa partilha te potência para chegar num valor para somente a tensão de +12v.
        Por cima se dividir pela media das diferentes tensões chego a um resultado aproximado de 6,3 a 4,3A.
        Eu deixei desde ontem as 19:00 ate as 7:00 desta manhã carregando, percebi que deu uma carga mas ainda não foi suficiente.
        Por isso continua carregando.
        Postarei os resultados finais. Meu proposito é deixar as 24hs. O bom é que este carregador entra em flutuação não corro o risco de danificar a bateria.
        Te mais resultados
        Abraço
        Cleber

  9. Ola Fernando Bom dia !
    Fiz uma pergunta a você logo a cima, como você me disse.
    Fiz um teste nas peças por dentro do meu alternador.
    Tenho um celta 1.0 ..
    Fiz o teste dos diodo todos eles estão marcando 4.78. Fiz o reverso dos positivo e negativo não dá nada.
    E meu rotor está dando 0.39.
    Está marcando corretamente?
    Serei muito grato !!

    1. Olá Vinícius. Sim temos medidas corretas para gerar energia. Agora os fios devem ser verificados e por último sobra o regulador e sua escova. Se o estator estiver com sua cor de cobre e bem soldado na mesa de diodos, então o regulador pode estar com defeito. Ao instalar o regulador, fique atento as escovas, se elas. vão ficar de fato no coletor do rotor. Também ele deve ficar bem preso.

  10. Verifiquei agora Fernando que um dos meus anéis do rotor, está mais baixo que o outro.
    O de dentro está mais baixo que o de fora.

  11. Sr. Fernando que ta acontecendo com meu celta 1.0 dei uma carga na bateria, meu carro desligado ele fica 12,5v.
    Quando eu do partida desce pra 11,90v. O carro liga!
    Vou acelerando quando mais acelero mais vai subindo pra 12,6v / 12,7 em diante .
    Ligo farol , som ambiente fica em torno de 11,91v/11,92!!
    Deixo o carro por ele sozinho em acelerar ele volta pra 12,5v.
    Meu alternador e todo bosh, comprei um regulador da marca “GAUS” 14v. Já troquei pelo mesmo, essa marca e de confiança ?

    1. Olá Vinícius. A gaus é uma segunda linha. Não sou muito fã dela. Mas os sintomas que vc cita são típicos de regulador ruim. Existe um teste que fazemos por aqui que chamamos de “varinha mágica”. Com o motor ligado e multímetro na bateria. damos umas pancadinhas (varinha mágica), com o cuidado de não se machucar com o motor ligado, no alternador ou no regulador dele. Se a medida do multímetro normalizar, então o defeito é no regulador ou nas escovas que não conseguem alcançar o coletor. Como nos carros mais antigos as escovas eram quase sempre no regulador, nós condenávamos o regulador e o defeito acabava.

  12. Olá Fernando !
    Boa noite , levei meu carro até um eletricista próximo a minha residência , ele me informou que é minha “Placa de diodos” ele pegou um pedaço de fio, e colocou uma ponta atrás do alternador e outra no componente do carro, ele deu uma encostada e saiu uma faisca. Logo em seguida ele disse “Placa de diodo”.

    1. Olá vinícius. É placa ou mesa de diodos em curto. Tem que ser trocada. Esta placa normalmente queima quando um curto acontece como, por exemplo, fazer uma chupeta na bateria de maneira errada, ou esbarrando o positivo da bateria em partes metálicas com o alternador ainda ligado ao positivo.

  13. Olá amigo, tenho um carregador igual ao da foto acima, preciso da uma carga lenta na minha bateria de 90A. A minha dúvida está na marcação ideal de amperes do aparelho para dar tal carga, qual seria o tempo e a amperagem correta para uma carga lenta? Grato

  14. Por favor, se puder me ajude. Meu carro esta com problemas de partida, as vezes pega e as vezes não, tenho um carregador de bateria de 12v 5A e gostaria de modifica-lo para uns 13,5 ou 14 volts, para carregar abateria do carro. Como eu faria isso? preciso do esquema dele? estou procurando e não achei. a marca é: Carregador Automático de Baterias PRO BATTERY UPSAI 12V – 5ª OBRIGADÂO

    1. Ola Eduardo. Se for uma carregador para baterias de carro, então ele vai marcar 13, 5 ao carregar uma bateria, dependendo do estado geral dela. Os 12 volts são uma referência a bateria. Todo carregador tem que jogar mais de 12 V na bateria como dito acima. Não precisa aumentar, mesmo porque a tensão retificada que vem em sequência é bem mais de 15 volts. É bom ter em mente que uma bateria totalmente descarregada vai precisar de um carregador profissional. Os pequenos não conseguem “entrar” nele.

  15. Olá Fernando, veja se pode me ajudar. Fiz um aerogerador caseiro e consigo mesmo com baixa incidência de vento, produzir algo em tono de 4,5 v. Comprei uma bateria estacionária de 70 ah para armazenar a energia produzida, e como a tensão é baixa, resolvi comprar também um conversor dc/dc, que eleva essa tensão até 13,5v, para poder carregar a bateria. Tem uma saída de corrente máxima de 6a. Porém, quando conecto a saída do conversor na bateria, para ele supostamente carregá-la, ele desarma, e passa a ter a mesma tensão que está marcando na bateria. Pensei em usar um controlador de carga, mas tive o mesmo problema. Saberia me dizer o que preciso fazer para conseguir carregar essa bateria?
    Obrigado

      1. É um aerogerador de ímãs de neodímio. Tenho uma bobina e os 24 ímãs giram em torno dessa bobina de acordo com a força dos ventos. É uma saída trifássica que passa então por uma ponte retificadora, e então como corrente contínua vai para o conversor dc/dc estabilizado para sair tensão de 13,5v, então, mesmo se eu entrar com 3,5, 4,5, 5,0, 6,0, ele saí apenas 13,5v. Se eu ñ conectar na bateria, posso conferir com um multímetro e a saída está em 13,5v, porém, ao conectar na minha bateria, ele passa a ter saída igual a tensão verificada na bateria, e fica marcando uma entrada que varia em terno de 2,5v.

        1. Primeiro temos que saber o estado da bateria. Se ela estiver muito descarregada, apenas um carregador profissional consegue “entrar” nela. Quando temos este tipo de caso, o carregador menor não entra e temos a medida da bateria. Esta seria uma possível situação. Este 13,5 pode ser o que chamamos de falso DP. Experimente acender uma lampada de 12 volts e 21 watts (luz de freio, por exemplo) na saída do conjunto que vc criou.Se acender forte, então temos boa voltagem e corrente (quase 2A da lâmpada). Se não acender o conjunto ficou fraco, servindo apenas para medição. Tente isto (se é que já não tentou) e dê retorno . E parabéns pela ideia!

          1. Fernando, ainda não consegui testar, mas me surgiu uma ideia: Se eu ligar baterias 6v em série e em paralelo, somando assim 12v e 60ah, acredita que vou ter mais sucesso em carregar esse sistema, ou vou cair no mesmo problema?

          2. Olá Adalberto. O problema vai ser o mesmo. Seria mais fácil se a capacidade de A/hora fosse menor. Mas o mais importante é conseguir do seu sistema a voltagem e amperagem corretas.

  16. Fernado boa tarde meu fui liga meu carro e nao deu partida bateria fraca ,mais ligava o painel e as luzes de dentro mais nao pegava nem alarme nem os vidros eletricos ,dei uma chupeta nele agora pela manha andei 1 hora com ele depois ainda deixei o carro ligado por mais 1 hora com os faros ligado.vc acha que eu tenho que paga pra da uma carga lenta ainda ,ou ja carregou com esse tempo que eu deixei carregado ?

    1. Olá Jose. Somente um teste na bateria vai confirmar se ela está bem carregada ou não. Mas s ela estiver com defeito com certeza vai amanhecer arriada.O tempo que vc deixou ligado é bom, mas uma bateria não descarrega sem um motivo bem evidente: ou algo ficou ligado por muito tempo, ou ela está com defeito.

    1. Olá Leandro. Não é recomendável a não ser que seja a única solução. Mas teria que ser um carregador transistorizado e de transformador em boas condições. Ou seja: ele tem que medir ligado na bateria no máximo 14,5 Volts. MAS JAMAIS USE UM CARREGADOR DE LÂMPADA com a bateria ligada no carro. Isto pode queimar peças importantes como o alternador. Também ligue corretamente os fios do carregador, positivo com positivo, e negativo com negativo. Não inverta. Fique atento a isso.

  17. Boa noite fiz uma carga de 24 horas em uma bateria herbo de 50 pego carga mais a luz de indicação não fico verde porque a bateria e nova menos de 17 mês alguém pode da uma dica valeu.

    1. Olá Wellingtin; Vai ter que fazer um teste nela. SE tudo estiver ok, talvez ela precise ficar mais algumas horas na carga para esverdear o visor. Alguma demoram mais, pois esta peça é um densimetro que funciona com uma reação química dentro da bateria e apenas no elemento que ela está instalada. (são seis em baterias)

  18. Boa noite.
    Montei um carregador de baterias, aproveitando um transformador que enrolei novamente pra fornecer 13,2vac no secundário e liguei na saída uma ponte retificadora de 250v. Dessa ponte tirei a saída 12,4vdc pra carregar a bateria do meu carro . Ela está com 11vdc descarregada. Quando ligo o carregador na bateria, a tensão sobre pra 13,2 vdc e vai caindo gradativamente até estabilizar em 12,3vdc. O problema é que a fiação de saída da ponte retificadora está esquentando demais, assim como a própria ponte. Seria este um problema da bateria ou o a ponte precisa de um dissipador e fios mais grossos? (Coloquei fio 4mm).
    Se puder dar uma opinião, seria de grande ajuda.

    1. Olá Douglas. Toda ponte ou diodo precisa de um dissipador de calor pois esquenta até queimar. Verifica também se o transformador não está sobrecarregado e quente. Mas o correto é conseguir uma voltagem já retificada de 14 volts.

  19. Ola Fernando, quando eu deixo meu carro parado por mais de 2 dias a partida já fica bem pesada e medindo com o multímetro a bateria dá 11.75 volts.
    Comprei essa bateria nova a 2 anos e no mês passado para tentar resolver o problema eu troquei todo o ácido dela e dei uma carga de 6 amperes por hora com meu carregador mas ela ficou igual a antes, se deixar 2 dias ela já fica fraca.
    Tem alguma maneira de saber se a bateria ainda esta boa ou se terei que comprar outra?

    1. Olá Felipe. Muito provável que a bateria esteja ruim. Faça um teste nela em uma auto elétrica. Mesmo assim passe a ligar mais o carro, mesmo que por 10 minutos ao dia e em marcha lenta. Isso vai aumentar a vida útil da sua bateria.

  20. Oi Fernando, tudo bem?
    Tenho um ford Ka e deixei os farois ligados por quase 4 horas.
    Na hora o carro ate funcionou, mas no dia seguinte não ligou mais. Fizemos uma chupeta, ligou de novo mas no dia seguinte novamente arriada.

    Minha bateria é Moura. Da pra carregar? E compensa?
    Sabe qual o custo aproximado e pra quem preciso levar pra fazer isso? Mecanico mesmo?

    Eu não entendo nada de carro e seu blog tá me ajudando muito.

    1. Olá Dayana.Vai compensar se a bateria for nova. Neste caso uma carga lenta em uma oficina ajuda sim. Uma carga custa em média 20 reais e é feita em uma auto eletrica. Mas se ela tiver mas de dois anos de uso melhor trocar.

  21. Boa tarde. Parabéns pelo blog, gostei muito.

    Minha dúvida é a seguinte: A bateria do meu carro está totalmente descarregada, e tenho uma fonte de som automotiva que diz ser de 150A, mas acredito que não seja o valor de corrente por hora.
    Quanto tempo demoraria para carregar totalmente uma bateria de 60A?

    1. Olá Gabriel. Se fosse 150 a bateria estaria carregada em menos de meia hora. Creio que o 150 é a capacidade da fonte de suportar o que ela está energizando. Seria necessário um teste com multímetro em cima da bateria e um vigília constante na fonte quanto a ela estar esquentando. Mas aviso que somente um carregador profissional (com um grande enrolamento de cobre) consegue “iniciar”uma bateria totalmente descarregada.

  22. Parabéns pelas informações e ótimas respostas. Excelente conteúdo, Fernando. Tenho um carro que fica parado bastante tempo. Comprei uma bateria nova dois anos atrás, mas por por duas vezes, com o carro parado por três meses, ela descarregou. Passei a ligar o carro pelo menos uma vez por semana, pois se fica duas semanas sem ligar ela descarrega. Durante esses dois anos pelos menos umas dez vezes utilizei uma bateria auxiliar para dar partida e em seguida rodei uma meia hora. Pelo que já li aqui isso nunca recarregou a bateria totalmente. Por conta desse histórico de descarregar muitas vezes será que vale a pena tentar uma carga lenta? Mais uma vez agradeço, abraço.

    1. Olá Jose. Sim, uma carga lenta sempre vai ser uma tentativa válida. Se ela estiver boa por dentro, a carga volta ao normal. Mas o certo é procurar ligar o carro sempre, de preferência 5 dias por semana, mesmo com uma bateria nova. Ou então levar a bateria para carregar periodicamente em uma oficina, como acontece com alguns clientes meus que deixam o carro mais parado. Outra possibilidade é você comprar uma carregador de baterias automotiva transistorizado (de lâmpada não) e carregar a bateria de tempos em tempos. Abraços e obrigado por participar.

  23. olá amigo, pretendo comprar pra meu filho um carrinho elétrico infantil com bateria de 12 v 12 ah, que possui um carregador elétrico 12 v 12 ah, VOCÊ SABE ME INFORMAR QUANTO TEMPO LEVA PRA CARREGAR ESSA BATERIA? E QUANTO TEMPO DURA A CARGA DELA?

    1. Olá João. O tempo de carga vai depender do consumo ou potência do carrinho. 12Ah significa que se algo consumir 12A da bateria ela vai estar totalmente descarregada em uma hora. No caso da carga também: o carregador vai completa a carga da bateria em uma hora. Mas pelo tipo da bateria creio que seu filho vai andar bastante tempo com o carrinho. Abraços.

  24. Amigo parabéns pelo trabalho…Por favor me diga qual é a carga minima para eu afirmar que a bateria esta totalmente descarregada…Minha bateria ficou meses parada me disseram que não presta mais isso é verdade?

    1. Olá Marcos. Seja bem-vindo ao site Mãos ao Auto. A carga mínima seria algo em torno de 5 volts,no multímetro, o que acenderia uma lâmpada de farolete bem fraco. Mas muitas baterias com defeito também acusam medidas de 12 volts, mas ao ligar algo elas simplesmente “zeram”. Neste caso, somente uma carregador grande, ou profissional, vai conseguir iniciar uma carga. Já quanto ao fato do carregador ligado direto na bateria, se ele for regressivo, ou seja: a medida que a bateria carrega ele vai diminuindo a carga, seria quase como uma bateria funcionando em um motor ligado. Inclusive as luzes de emregência de prédios e garagens funcionam assim. Abraços

  25. Olá, tenho uma dúvida deixei a bateria de minha moto esta noite inteira (11 horas) no carregador em carga lenta, porém aquele visor de carga não deveria ir baixando até chegar no 0 quando a mesma se carrega ?

    Mesmo depois desse tempo todo só baixou 1 único risquinho do ponteiro no marcador…

    1. Olá Luciano. Sim, deveria baixar. mas se a bateria estiver muito descarregada o carregador não consegue “entrar” nela. Observe se o carregar esquenta. Se ele estiver morno, então está carregando a bateria. Caso contrário não esta conseguindo. Talvez somente com um carregador profissional ela carregue.

  26. Então Fernando, acredito que é um carregador profissional, não sei se é mesmo, é um “Carregador De Bateria 220v Cbv950 Vonder”

    A bateria quando peguei hoje pela manhã estava morna, muito pouco, mais estava… Coloquei na moto e a partida ficou bem melhor, mais rápida e o motor girando bem mais forte do que estava, a minha dúvida é quando devo parar de carregar a mesma, na minha cabeça depois dessas 11 horas o ponteiro deveria ter baixado e como falei não baixou, isso que não entendi…

    Devo volta-lá ao carregador mesmo depois dessas 11 horas em carga lenta e deixar mais várias horas pra ver se o ponteiro abaixa pro zero ?
    Corro algum risco dela explodir ou sei lá o que ?
    Deixo como está já que ela aparentemente carregou (pelo menos a partida está beeemmm melhor) ?
    Ou ainda, será que ela está com problemas e devo trocá-la ?

    1. Deixe do jeito que está, visto que está virando a moto. Leia no manual dele se o ponteiro ou outra coisa serve como indicador de carga completa.Pelo o que eu vi na net é um bom carregador e ele tem uma luz verde que acende quando a carga está completa.A bateria somente corre risco de explodir quando está muito quente. Veja as especificações dele abaixo:
      • Possui função carga rápida que agiliza o processo de carga em situações de emergência, além de carga lenta, possui fusível de entrada, proporcionando maior proteção
      • Alça para transporte
      • Equipado com aviso luminoso de bateria carregada e também de superaquecimento e conta com grau de proteção IP20

      • Especificações Técnicas:
      – Tensão: 220V
      – Frequência: 60Hz
      – Índice de proteção: IP 20
      – Tensão de carga: 12V
      – Capacidade de carga: Bateria 12V: 25Ah a 90Ah
      – Corrente de carga lenta: 7A
      – Corrente de carga rápida: 9A
      – Comprimento dos cabos de saída: 1,5m

  27. Caro Fernando
    Um dos maiores problemas das baterias de moto atualmente é que não suportam os mecanismos de segurança que instalamos nelas, como alarmes e rastreadores. No meu caso, instalei alarme e também rastreador. Além disso, utilizo minha moto apenas nos fins-de-semana, a cada 7 dias, às vezes, 15 dias. A minha moto, em particular, possui partida automática e, também, câmbio automático (CVT), o que impede absolutamente de fazê-la pegar “no tranco”. Ouvi diversas vezes recomendações para funcionar a moto algumas vezes no meio da semana, para evitar que descarregue totalmente a bateria. Hoje fui aconselhado a funcionar a moto todos os dias durante alguns minutos. Os conselhos, muito bem intencionados, me fazem lembrar do meu finado cão, com quem eu tinha que passear diariamente por alguns minutos para que fizesse suas necessidades naturais. Só que um importante detalhe é que possuo a moto para lazer e, por isso, não faz sentido que ela me dê, ao invés, trabalho. Sendo assim, resolvi aderir ao uso dos carregadores de bateria. Após pesquisar bastante e ler muito a respeito, esclareci bastante coisa, mas criei outras dúvidas e percebendo que você é bastante conhecedor do assunto, gostaria que me ajudasse a sanar, por favor.
    1) Existe uma corrente ideal para bateria de motos (5A?) e uma carga ideal para bateria de carros (10A?)?
    2) Considerando que a bateria da minha moto possui 6Ah, o ideal para ressucitá-la antes de sair para rodar naquele sábado de manhã é a carga lenta (5A ou 6A) ou a carga rápida (10A)? A carga rápida seria bom para eu poder sair mais rapidamente com a moto, mas a carga lenta seria menos danosa para minha bateria?
    3) Qual dos 3 carregadores abaixo parece ser melhor para o meu caso?
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-703869116-carregador-baterias-12v-carro-moto-no-precisa-desligar-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-694737270-carregador-de-bateria-12-volts-10-amp-automatico-n-desliga-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-758800257-carregador-de-bateria-12v-ate-300amperes-10ah-frete-gratis-_JM

    Agradeço a sua atenção por ter lido meu questionamento.
    Sei que me alonguei e fique à vontade para não responder se não tiver saco. rs
    Parabéns pelo site, você foi a pessoa mais didática que encontrei até o momento falando sobre o assunto.

    1. Olá Heron. O problema com o carregamento de uma bateria de moto é o mesmo que acontece com as de carro. Se ela estiver totalmente descarregada, vai ser preciso um carregador profissional para iniciar esta bateria. O grande truque é não deixar ela descarregar tudo, a ponto de sequer acender a luz do painel.Os modelos acima são bons, de 10A, e conseguem carregar sua bateria fácil. Carga rápida diminui a vida útil da bateria, mas funciona em caso de emergência ou pressa.Abraços e obrigado por participar.

      1. Eu quem agradeço sua solicitude, Fernando.
        Então, apenas para entender, para recarregar a bateria de 6Ah da minha moto, que uso em intervalos espaçados, seria melhor adquirir o carregador com corrente de 6A ou de 10A?
        Abraços

  28. A bateria do meu carro descarregou pq a tecla do pisca alerta está com problema de travamento, ela desparou e qnd percebi a bateria já estava descarregada, o carro não funciona mais a luz de bateria ascende no painel. Meu carro é um gol g5 (rallye), qual o procedimento para recarrega-lá? Posso usar a popular”chupeta”ou corro risco de danificar o automóvel? O que faço? Desde já, agradeço

    1. Olá Adriane. Obrigado por perguntar. A chupeta vai servir apenas para vc tirar o carro do lugar e levar até uma oficina. Alguns confiam que o carro vai carregar a bateria. De fato ele carrega, mas é pouco, e pode repetir o problema. O correto é aplicar uma carga lenta nela e depois testá-la.

  29. Boa dia,tenho uma moto de propaganda volante e toda semana eu efetuo uma carga na bateria,eu comprei um carregador de 100 emperes,carga lenta e carga rapida,acontece seguinte na lenta ele manda uma corrente de 40 amperes por hora na rapida manda uma carga de 60 amperes por hora,ontem efetuei uma carga rapida na bateria ele jogou toda agua pra fora,poderia me informar se esse carregador eu posso continuar usando ele na carga lenta,pois estou com medo de danificar minha bateria de 60 amperes reifor,falaram pra mim compra diodo de 6 amperes seria caso?

    1. Olá Marcelo. Obrigado por participar. Pode ser excesso de água na bateria. Neste caso, quando ela é carregada o excesso é expelido pela bateria. Mas eu estou achando estas medidas de carregador muito alta. Uma carga lenta é de até 10 amperes, já a alta não tem um valor certo. O diodo pode ajudar, mas precisa ser instalado por um eletricista.

  30. Olá Fernando, minha bateria de 60ah descarregou. Tenho um carregador de baterias mas tenho dúvida de como carregar . Ele possui dois seletores, um regulagem fina e outro grossa , vai do 0 ao 9. Como utilizo ?

    1. Olá Luís. Ligue os cabos de maneira correta na bateria.Em seguida ligue o carregador na tomayda. Ponha o seletor da regulagem grossa no 1 e vá subindo a regulagem fina atéo ponteiro começar a mexer ficando no meio.se nao tiver ponteiro acompanhe com um multimetro na bateria. Uma medida entre 13 e 14 volts é ideal. Tente e de um retorno.Abrs

  31. Bom dia
    Uso minha moto somente aos finais de semana. Ao dar partida, percebi que está demorando mais para “pegar”. A moto tem dois anos e meio.
    A bateria é de 11Ah.
    Não está totalmente descarregada. Com um carregador que um amigo emprestou (Real Bat saída 10A), devo deixar ligado somente 1 hora? E para dar uma carga lenta?
    Muito obrigado, e parabéns pelo seu conhecimento e paciência para conosco. Abraços

    1. Olá Cássio. Grato por participar. Em uma hora sua bateria vai estra carregada se ele estiver totalmente descarregada. Porque o carregador carrega o que a bateria pede. No caso de moto a carga é sempre mais rápida.

      1. Significa então, que para dar carga lenta, eu precisaria de um carregador com saída 3A?
        Neste caso (3A) eu deixaria carregando aproximadamente 4 horas, pois a bateria é de 11,6 Ah?
        Carga lenta é realmente melhor para a bateria?
        Obrigado

        1. Exatamente, Cassio. mas se ela estiver totalmente descarregada, a carga tem que ser inicializada por um carregador mais forte por alguns minutos. Os mais fracos não conseguem “entrar”em um bateria totalmente sem carga,

  32. Boa tarde amigão, parabéns pelo blog, muito legal!
    Andei lendo maioria das perguntas e respostas, nisso já encontrei minha resposta e algumas dúvidas… Eu tenho uma bateria auxiliar para som, 170ah, não está descarregada, mais de certo em certo tempo ideal da uma carga nela, correto ? Meu carregador é um de 10ah/hr, mesmo assim sem estar descarregada totalmente teria que ser as 17hr de carga ?
    E no caso dai conforme o tempo que me indique, eu tirar ela do carregador e já instalar novamente no carro, não teria problema algum né ? Ao saber que ela não esta ruim, por ter que esperar por essas mais 10hr de descanso. Aguardo resposta, obrigado!

    1. Olá Hérike. Grato por participar no site. Uma bateria totalmente descarregada quase sempre precisa de um carregador profissional para começar aceitar a carga. Se o seu carregador não tem um indicador de carga completa de bateria, e você carregar a bateria ainda com alguma carga, eu calculo 9 a 10 horas de carga.Quanto ao descanso, seria para um teste com equipamento apropriado, não seria para o seu caso. Se o som funcionar normal, é um bom teste. Abraços.

      1. Então, ela não está descarregada, seria uma carga por sempre estar usando ela no som e tal, e necessitar de uma carga para normaliza-la, nesse Carregador de 10ah/12v, ideal seria uma carga de 17hr nela ? Sendo ela de 170ah…

    1. Olá Luis. Uma bateria pode sr carregada quantas veses for necessário. O resultado vai depender do estado dela. Basta lembra que baterias de luz de emergência – que são as mesma de carros – são carregadas constantemente por carregadores e duram anos. Mas o errado é ela descarregar e o motivo deve ser corrigido.

    1. Olá Iamael. depende da amperagem/hora dela e do seu estado geral. Por exemplo, se ela for de 60, teoricamente um carregador de 5 vai demorar 12 horas para carregar. Basta dividir a amperagem da bateria pela do carregador e se acha o números de horas de carga. Quando digo teoricamente é porque vai depender do tanto que ela está descarregada. Se for meia carga ela vai demorar a metade do tempo. Mas é bom saber que um carregador de 5A dificilmente consegue inicializar uma bateria totalmente descarregada. Isto é serviço para carregadores profissionais. Por isso é bom usar de bom senso quando “gastamos” a carga de uma bateria.

  33. Cara tenho uma bateria clean moura de 100amp. Quanto tempo ela leva pra carregar total com um carregador de 60amp. Marcando no voltimetro 14.5 com o carregador ligado. Agradeço a resposta

  34. Boa tarde,tenho uma bateria auxiliar pra som automotivo no meu carro de 150A e a bateria do carro mesmo,em qual das duas é o correto eu por o carregador?
    E meu carregador e de 100A quanto tempo vai levar para ela carregar?

  35. Boa Tarde… Tenho uma Captiva 2.4 ano 2011 e até agora Out 2016, está com a Bateria ACDelco original. Recentemente o carro funcionando normalmente “morreu”. Em um auto elétrico, a pessoa que atendeu disse que provavelmente seria a Bateria por ser velha etc. Ele completou com água e voltou a funcionar. Recentemente o carro apagou e pegou na partida outra vez. Bom para o meu carro o manual recomenda uma Bateria de 70Ah que é a que está no carro. No mercado achei de 75Ah e na Concessionária, falaram que o indicado é de 60Ah. Estou na dúvida se essa diferença de 10Ah pode causar problemas no veículo e qual seria melhor a de 60Ah ou 75Ah. Desde já agradeço sua atenção.

  36. Prezado, levei a bateria da minha fatboy de 20A numa local com um carregador de 150A. O cara carregou por uma hora. Perguntei se era carga lenta, pois eu queria carga lenta. Ele me disse q esse aparelho bastaria uma hora. A bateria descarregou novamente. É isso mesmo. Se não, como devo carregar para que seja carga lenta (com o aparelho de 150A)? Att

    1. Olá Luis. Se o carregador dele for profissional ele vai liberar apenas o que a bateria precisar de carga, desde que ele regule o carregador para isso. Assim teríamos uma carga lenta. Mas uma bateria de 20A deveria receber no máximo 5A (aproximadamente) o que levaria 4 horas para carregar. Se ela carregou totalmente com uma hora, então ela recebeu 20A em uma hora. Mas pode ser que ela não estivesse totalmente descarregada o que encerraria a carga mais cedo. Quanto ao fato dela ter descarregado novamente, vai depender de quanto tempo demorou para isso e o que ela alimenta, no caso a moto. O gerador dela tem que ser testado também.

  37. Olá Luiz! Boa matéria!! Me surgiu uma duvida… um nobreak que usa uma bateria de 12V e 7A serve para uma carga lenta numa bateria de moto de 12V e 5A? Quantas horas seriam necessario? Abraço!!

    1. Olá Niiander. Se você se refere a carregar uma bateria de moto com o carregador do no break, teoricamente e com a bateria da moto totalmente descarregada, seria menos de um hora. Mas uma bateria muito descarregada precisa de um “Choque” para acordar, ou um carga inicial de um carregador grande e depois usa o mais fraco.( por isso o “teoricamente”). Mas se ela estiver com meia carga vale a uma hora de carga. Leia o link abaixo.
      http://www.maosaoauto.com.br/2015/06/como-trocar-uma-bateria-de-carro/

  38. Boa noite Fernando. Muito bom o texto.
    Me tira uma duvida. Um carregador 14,5v e 5A. Como ele vai fornecer 14,5v e 5A constante sendo que a medida que a bateria se carrega ela passa a consumir menos corrente ? Falo isso isso porque imagino a bateria como uma resistencia de valor baixo quando descarregada… e como uma resistencia alta a medida que vai carregando… fazendo deixar de consumir corrente… com essa restencia é crescente, como a tensao e corrente é fixa ?

    1. OLá Thiago. Grato por visitar nosso blog. O moderno carregador de bateria tem um regulador interno como tem os alternadores. Ou seja: a corrente que entra na bateria é a que ela está pedindo ou necessitando. É como uma boia de uma caixa d’água que vai fechando a medida que a caixa vai enchendo. Como a bateria está no carregador, mas em repouso, sem descarga, ela carrega conforme os valores A/H envolvidos. Os 5A, ou outra medida, serão constantes, se algo estiver ligado a bateria ou se ela estiver com defeito. A tensão é sempre fixa.

  39. Olá Boa tarde comprei um carregador para minha bateria o carregador e de 12v -10A a bateria e de 90ah ele consegue carregar ela ??? Tem afim coisa em sem 110v ou 220v? ??

    1. Olá paulo. Grato por participar no site. 110 ou 220 é o que vem da rede e pouco interfere na carga da bateria.U carregador de 12 por 10, como é o seu, consegue carregar uma bateria de 90a em dez horas (ou menos) desde que ela não esteja com defeito ou totalmente descarregada por muitos dias. Mas ele deve esquentar muito e vai esfriando a medida que a bateria for carregando. Fique de olho nesta questão. Ele não deve esquentar de ficar insuportável por a mão nele ou cheirar forte. Neste caso seria necessário um carregador profissional para inicializar a bateria.

    1. Olá paulo. Grato por participar. Não. Um carregador somente consegue carregar e não serve para substituir uma bateria, pois ele não é um acumulador de energia. Uma partida pode exigir 300 a 500 amperes no momento que acontece. Somente uma bateria consegue fornecer esta carga.

  40. Olá, comprei uma bateria bosch s5 150ah lacrada semana passada marcando 12.54V, usei muito ela no som, puxei bastante a carga dela e considerei que ela assegurou voltagem e carga muito bem, usei a semana inteira até que ficou em 12.2V. Tenho um carregador de baterias 12V para carregar baterias de até 90ah, o carregador em carga lenta manda até 7ah, então deixei ele carregando cerca de 19horas, e quando olhei a voltagem que estava carregando estava em 15.2~4V e no carregador a amperagem estava perto de 0 no amperímetro analógico, então desliguei o carregador, esperei um pouco para normalizar a voltagem da bateria e ficou em 12.8, usei um pouco no som sem consumir muita carga e logo a voltagem caiu para 12.6V, utilizei no outro dia novamente e caiu para 12.5V e continuei utilizando nesse mesmo dia e utilizando bastante carga e continua em 12.5V?

    Resumindo, queria saber se deixei tempo d+ carregando a bateria e possa ter danificado ela, ou não carregou totalmente?
    O carregador é muito fraco para carregar esta bateria ou as baterias asseguram mais a voltagem quando está abaixo de 12.6V?

  41. fernando sei que voce ja ta de saco cheio com tanta s perguntas mais so essa tenho uma byke eletrica que originalmente eram 3 baterias de 12 volts por 12ah ligadas em serie que daria 36v agora fui aconselhado pela loja do mercado livre a trocar por 3 de 12v por 15ah para gozar de mais durabilidade quero saber se o meu carrega que se diz inteligente, que tem essas especificaçoes entrada ac110 e 220 50/60hz e saida dc44 5v max.2ah bateria 36v por 12ah antes levava de 4 a 6 horas para carregar agora as 3 baterias novas que comprei de 12v por 15ah comecou a carregar as 19 horas ja sao meia noitr e ate agora nao completou a carga esse carregador vai conseguir completar a carga dessas baterias as outras completava se me responder desde ja muito obrigado

    1. Olá angelo. Pode perguntar a vontade. A demora é exatamente pelos 6Ah a mais que as baterias possuem. Ou seja: aumentou o tamanho da caixa de água e ela vai demorar mais para encher. Quanto ao carregador ele não pode esquentar muito ou vai queimar ou para de carregar. Se ficar apenas morno então está aguentando. Mas a vida útil dele vai diminuir.

  42. Fernando, tenho 3 baterias moura estacionaria no porta mala do carro. utilizo uma spark com 200ah. para carregar as 3 baterias libero 30 amp. então demoraria 10 horas para carregar mantendo essa carga. conforme aumenta a voltagem eu vou diminuindo os amperagem. pra naõ exceder os 13.8v começou com 12.5 a 30 amp . tipo, minha duvida é saber se esta correto, ou se eu to fazendo errado.

    1. Olá Rafael. Obrigado por entrar no site. Se for 3 baterias de 100 seriam 10 horas se elas estiverem totalmente descarregadas. Vai depender do que a bateria está pedindo. Normalmente os carregadores fazem isso de modo automático diminuindo a amperagem conforme a bateria vai carregando. No seu caso, se for controle manual, você tem que acompanhar também a amperagem. Mas a voltagem pode ficar em 13,8. A não ser que seja proporcional.O consumo também é importante para saber a amperagem de trabalho, ou seja: o quanto tem que liberar com o consumo ligado, se for carregamento constante.
      null

  43. Olá. Minha bateria do carro descarregou após ter deixado o painel do carro ligado o dia todo. Estou com uma dúvida sobre o carregamento correto. Ultilizando o carregador posso algumas vezes desconectar o carregador da bateria e em seguida conectar novamente deixando assim carregando novamente. Enfim tive que tirar o conector da bateria por uns 5 minutos e depois liguei e de novo e assim deixei a carregar por completo. Pode fazer isso ?

    1. Ola Daniel. Sem problemas. Algumas vezes interrompemos a carga para continuar horas depois (por exemplo de um dia para outro para não deixar equipamentos ligados durante a noite). Se a bateria estiver boa é como se a carga prosseguisse no ponto que parou.

  44. Boa tarde! Seu blog é show de bola! Parabéns!
    Pois bem, possuo uma intruder 125 que deixei encostada por uns 3 meses, e somente hoje resolvi dar uma partida nela(tendo em vista que troquei a bateria por uma nova) e Nati obtive sucesso, as lâmpadas dos painéis acendem porém não dá partida (partida elétrica), a minha pergunta é a seguinte: posso carregar a bateria da moto (12v 8Ah) em um nobreak (bateria interna 12v 7Ah)?
    Ps: o nobreak possui bornes para conexão de bateria externa (Max de 60Ah)
    Grato pela atenção!

    1. Olá Matheus. Grato por sua participação. A carga pode ser feito, mas com supervisão. Isso porque a bateria de moto recebe carga mais rápido e esquenta também mais rápido, o que seria sobrecarga. Pela lógica elétrica, se sua bateria estiver com alguma carga, o tempo de carga total deve ser um pouco mais de uma hora.(a voltagem externa também deve ser para baterias de 12 Volts).E obrigado por sua palavras sobre o blog. Fique a vontade para participar.

  45. Olá, Fernando Ivanenko, parabéns pelo blog e pela enorme ajuda que cede pacientemente a nós leigos, e tb aos que como eu que andam sem grana para pagar um profissional decente como você para resolver nossas agruras elétricas. A minha questão é a seguinte: possuo um chevete 85 e coloquei nele uma bateria Duralight Premium XP 70D há vários anos atrás. De todas que já adquiri, essa foi a que menos me causou problemas e que mais durou, já deve ter mais de dois anos de uso com certeza. No último inverno, comecei a ter problemas com a partida talvez decorrente do tempo muito frio (o chevete é movido à alcool) e comprei de um camarada que mexe com baterias um carregador de 100a. Esse camarada, me aconselhou a remover a bateria do carro e dar uma carga ininterrupta de 24h. Assim fiz na época e ela durou até pouco tempo atrás, agora passou a ter problemas novamente. A pergunta: esse procedimento que me foi aconselhado está correto? Posso repedir a dose e promover mais 24h de carga novamente para ver se ainda recupero a bateria novamente? Eu vi num vídeo do Youtube aconselhando a fazer essas coisas com um carregador inteligente, que faz o cálculo automático na dose certa, etc e tal, mas a grana está curta, não dá pra gastar nesse momento, droga! Desde já, Fernando, lhe agradeço pela ajuda, atenção, e tenha você e os seus um Feliz Natal e um Ótimo Ano Novo, com Muita Saúde, Paz, Grana e Muita Graça de Deus! Valeu!

    1. Olá Francisco. Agradeço as palavras e seus desejos de paz e saúde. Desejo o mesmo a você e os seus. Repetir a carga é uma dos processos para saber se a bateria vai voltar ao normal. Talvez este carregador também tenha um sistema inteligente, onde a medida que vai carregando a carga vai diminuindo. Não é preciso muita eletrônica para isso. Se a bateria é 70A, se estiver totalmente descarregada, o tempo vai ser bem menor do que 24 horas. Digamos que este 24 horas seria um mito, uma maneira de dizer que a bateria deve ficar em carga, depois um descanso, em seguida um teste e depois complemento de carga, se for o caso. O serviço inteiro seria de um dia para o outro. Aplique a carga começando pela manhã. Ou em um horário que possa acompanhar o processo. Quase todo carregador fornece o que a bateria pede. Ou seja: se for 70A ele vai fornecer 70, se for 40 vai ser 40 e assim por diante. Dificilmente um carregador fornece sua potência máxima o tempo todo. Mas se a bateria estiver com defeito seria como uma caixa d’água furada, jamais encheria. e a água sempre passaria pela boia. No caso da bateria, o carregador vai aplicar uma carga constante e a bateria vai ferver e esquentar. Depois de uma carga de 8 horas, basta colocar no carro e testar.A bateria não pode descarregar mais.

  46. Ola fernando eu estou com uma bateria de 170am moura descarregada se eu colocar uma fonte rapida uzina de 150am pra carregar o dia todo sera que carrega por completo ou não carrega?

  47. Bom dia. Comprei um carregador marca HAYONIK para usar quando eu esquecesse alguma luz ligada e a bateria zerasse, ou quase isso. Para minha surpresa, só no dia em que precisei foi que descobri que o carregador só carrega bateria que já esteja com 9v de carga (70% de 12v). Pergunto: pra que serve este carregador? Tem algum jeito de fazer com que ele carregue uma bateria zerada? Muito bom este blog. Gostei. Att. Matti

    1. Olá Matti. Seja bem-vinda ao site. De fato alguns carregadores chamados domésticos só “entram” em baterias com alguma carga. Caso contrário somente um carregador profissional vai conseguir. Normalmente os carregadores profissionais conseguem carregar até 6 baterias de 12 volts sem carga nenhuma nelas. O seu carregador é mais preventivo, ou usamos quando sabemos que tem dias e dias que não liga o carro, mas ainda acende o painel quando liga a chave. Infelizmente é assim. No seu caso pode-se tentar uma chupeta com a bateria de um carro amigo e deixar ligado por algum tempo. Depois você completa com o carregador. Mas é bom lembrar que até um chupeta pode falhar se ela estiver muito descarregada. Nesse caso tem tirar ela e levar até uma loja que carregue baterias.

      1. Olá Fernando! Tudo bem desde que esteja escrito nas características do produto. O chato é comprar enganado. Mas eu tinha um HAYONIK pequeno, parecido com uma fonte de Laptop que carregou várias vezes a bateria totalmente descarregada. É um modelo chaveado. Emprestei, queimaram e me deram este que me deixou na mão. Vou comprar outro.
        Abrçs.

  48. Olá Fernando. Antes de tudo, receba meus votos de Feliz 2017 prá vc e todos os seus.
    Bom! Cá estou eu de novo. Gostaria de saber como usar um carregador de lâmpada para carregar uma bateria. Que tipo de lâmpada, de quantos watts e por quanto tempo para uma carga lenta de 1,5 a 3Ah até atingir os benditos 9v de carga necessários para usar o carregador que comprei. Att. Matti

    1. Olá Matti. O primeiro passo é tirar a bateria do carro ou desligar o negativo dela. Jamais ligue este carregador com a bateria conectada ao carro. Use a lâmpada recomendada pelo fabricante do carregador. Primeiro ligue as garras na bateria e depois ligue na tomada da parede ou da casa. Se você inverter pode levar choque. Também respeite a polaridade (Preto no negativo e vermelho no positivo). Leia o manual antes. Seria interessante deixar na carga por pelo menos 9 horas.

  49. Tenho um carregador airplus schulz com saída de 12 v e 10 Ah. Minha bateria é uma heliar 60 Ah. Normalmente qual seria a duração da carga com a bateria descarregada e quais seriam os valores de amperagem e tensão que indicariam que ela estaria carregada, caso o carregador não indicasse pelo painel dele?.

    1. Olá Régis. Uma bateria totalmente descarregada levaria 6 horas para carregar no seu carregador. Seu carregador é eletrônico e inteligente, com indicação de carga completa. Existem opções de 2, 6 e 12A para ajuste de corrente. Se sua bateria tem um pouco de carga, 6A seria o ideal. Mas se estiver totalmente descarregada, 12A tem que ser usado. O aparelho também informa o estado da carga da bateria e até defeito nela, se for o da imagem abaixo:
      http://www.lojadomecanico.com.br/produto/34989/19/188/carregador-de-bateria-inteligente-air-plus-12v——schulz-airplus12v-schulz-airplus12v

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *