Como trocar a bateria do Citroen Picasso e outros similares.

Não é surpresa para quem conserta automóveis os estranhos locais que uma montadora instala a bateria. O Fusca é um exemplo famoso disso, ao escolher colocar a bateria debaixo do banco traseiro. Coisa de carro antigo? Não necessariamente. Pois parece que a Citroen sentiu inveja da montadora alemã, e para não parecer uma cópia ela conseguiu a façanha de instalar a bateria do modelo Picasso debaixo do banco do motorista. Até aí tudo bem, pois aparentemente vai apenas atrapalhar fazer uma chupeta de emergência neste modelo.

estranhasbaterias

 

No caso do Fusca, basta levantar o banco traseiro, como o vermelho da foto acima, e fica fácil carregar ou trocar a bateria arriada. Mas no caso do Picasso existem obstáculos que obrigam o motorista a consultar dramaticamente o “passo a passo”do manual do carro. Mas nem todo proprietário de carro costuma ter esta informação guardada dento do porta-luvas. Muitas vezes já até comprou o carro sem o manual, e sem o manual ou experiência será impossível trocar essa bateria. Então o que fazer em uma emergência? Como você pode trocar a bateria do seu Citroen? (modelos mais antigos).

bateria picasso

Até chegar ao ponto da foto acima algumas manobras serão necessárias. Lembrando que em alguns modelos desta marca talvez até parafusos do banco serão soltos para trocar a bateria.

Procedimentos para retirar a bateria: (Como trocar a bateria do Citroen Picasso e outros similares.)

– Retire o encosto de cabeça do banco do motorista.

– Recue o banco até o seu limite.

– Sente-se no banco traseiro, atrás do banco do motorista.

– Procure por duas chaves tipo alavanca ou borboleta nas laterais da parte de baixo do banco do motorista. Se você ficou irritado por não encontrar as alavancas é porque elas não existem, e o seu caso é o de soltar alguns parafusos pretos para conseguir levantar o banco.

Foto: Citroen Clube do Brasil
Foto: Citroen Clube do Brasil

– Desloque as alavancas, (foto acima) ao mesmo tempo, até que seja fácil levantar a parte de trás do banco.

– Levante o banco do motorista até ele encostar no volante. Se tudo estiver correto ele ficará fixo nesta posição.

Feito isso, o compartimento da bateria vai ficar bem visível. Retire a bateria sempre desligando primeiro o negativo. No caso do Citroen, os cabos positivos e negativos são tipo “alavanca”e não será necessário usar ferramenta. Nessa altura do serviço, ficará óbvio como soltar a bateria do local (dois parafusos de chave 10 segurando uma trava de ferro preta). Não tente retirar a bateria sem levantar o banco. Ela não vai sair, e pode acontecer um curto dos polos causando um susto e talvez queimaduras

Please follow and like us:

This article has 2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *