Airbag: Como funciona?
Recentemente um jovem cantor de sucesso e sua namorada perderam a vida em um trágico acidente de automóvel. Muitas foram as explicações para tentar esclarecer a situação, desde rodas não recomendadas, problemas nos freios, até erro humano. Tudo pode ser verdade, mas existem fatos inegáveis provando que, apesar da gravidade, todos poderiam sair apenas com ferimentos leves.
Quando em um acidente, não importa o tipo de acidente, alguns morrem e outros sobrevivem, isso não é apenas sorte ou interferência de inteligência superior, mas é sinal de que alguns usaram de mais sabedoria ou simplesmente estavam mais informados do que outros.
Mas este é um post sobre o Airbag. E o que tem o assunto acima com esse acessório de carro?
Reparem como fica o Airbag acionado, mas sem os ocupantes do veículo. Esse acessório de segurança é disparado somente para uma direção programada pela fábrica. Ou ele abre assim, ou não funciona. Ou seja: o Airbag não é projetado para direção que o motorista ou outra pessoa deseja.
Basicamente o Airbag funciona pela lógica do esquema no desenho acima. O sensor de colisão “percebe”a batida (com uma desaceleração quase instantânea), envia um sinal elétrico para o inflador e assim o Airbag é disparado, infla, e desinfla antes do impacto com a pessoa a sua frente ou de lado. O grande segredo é que tudo ocorre em uma mínima fração de segundo. Quando isso acontece o ocupante protegido vai perceber somente quando tudo já acabou.
Entretanto, para que o sistema de segurança funcione e salve vidas, é necessário o uso do cinto de segurança que mantém todos dentro de um carro em seus lugares, bem na “mira” do Airbag. Deixar de usar o cinto de segurança vai antecipar o contato da pessoa com o Airbag e a força aplicada vai ser maior, com outros danos a vítima. Ou seja: cada um no seu quadrado dentro do veículo, seja na cidade, e principalmente em estradas, onde altas velocidades são atingidas e o impacto em acidentes libera uma força gigantesca; que é transferida na sua maior parte para dentro do carro, atingindo em cheio os ocupantes. Dependendo da velocidade e impacto a energia liberada é comparada, multiplicada algumas vezes, pela força da gravidade.
É comum os motoristas e passageiros brasileiros ignorarem, ou simplesmente nem lembrar que existe um conjunto de segurança em seu carro que é de uso obrigatório. Também é bom lembrar que houve um grande avanço na tecnologia do Airbag, assim como daquele que deve ser seu companheiro: o cinto de segurança. Os dois juntos são, com certeza, os melhores amigos de viajantes e motoristas dentro de um carro moderno
Olá…minha dúvida é saber se o funcionamento do air bag está condicionado com uso do cinto, ou seja, se não estiver com o cinto , ele acionará e se não houver ocupantes nos outros assentos , exemplo , passageiro, ele acionará ?
Olá Ricardo. O Airbag é acionado por sensores do lado que está instalado o equipamento (laterais, dianteiros) e normalmente não está condicionado ao uso do cinto. Mas, para que a segurança seja a calculada pela fábrica, é também necessário o uso do cinto. O Não uso do cinto pode antecipar o contato com o Airbag e causar outros danos, principalmente no rosto. Quanto a estar ocupado ou não outro assento, o Airbag continua a depender dos sensores e da pancada do acidente (nível de desaceleração súbita). É sempre bom perceber que cada montadora tem seus próprios equipamentos e sistemas. O manual do carro também esclarece bem o funcionamento do Airbag. Abraços e obrigado pela participação.
boa noite tive um acidente cai uma ribanceira de uns 30 mts bateu de frente com barranco, na hora da primeira colisão o airbag não abriu e o cinto não me segurou e o cinto do passageiro travou, segundo o perito da oficina mecanica da concessionaria vai ter que trocar uma peça do airbag que faz o comando e essa peça não conseguiu codificar com o veiculo . qual o procedimento. existe uma ligação do cinto com airbag ou não
Olá wlamir. Sim existe uma ligação. É uma trava que quando submetida a uma determinada força ajuda na velocidade do acionamento do Airbag. Muitas vezes uma freada forte aciona essa trava, mas se não acontecer colisão frontal, somente a luz do Airbag acende no apinel. Tem que codificar com computador top de reparo. E é bom lembrar que quando a luz do Airbag fica acesa, ele pode não funcionar em caso de precisão.
Gosto muito das dicas e orientações que vc passa para nós são muito significativas e lmportantes.Deus abençoe esta sua sabedoria e força de vontade é interesse de vc nos ensinar, obrigado.
Olá bati com o carro de marcha a ré em um muro e aí a luz de airbag ficou sempre acesa em vermelho que será? pode disparar a qualquer momento sem colisão ou não é muito grave? Obrigada se alguém me puder esclarecer…
Olá Maria. Tem que rastrear. Mas o cinto de segurança pode acionar essa luz no momento do impacto. Existem sensores neles ( modelos mais recentes). A luz acesa indica que o airbag está inoperante ou com defeito. Mas tem que consertar.