O que é um motor de partida e um motor de arranque? Na realidade, esses dois nomes descrevem a mesma peça, como explicarei abaixo. E que tem uma função primordial: é o motor de arranque que faz o motor do seu carro girar para entrar em funcionamento.

O que é um motor de partida?

O motor de partida é considerado uma das maiores invenções automobilísticas de todos os tempos. Ele revolucionou o mercado, substituindo as manivelas de partida.

Isto aconteceu no início da década de 1910, em um Cadillac. O interessante é que o motor de partida tem o mesmo conjunto de peças internas até hoje. Essa é uma peça eletromecânica, pois usa a eletricidade para acionar peças com movimentos mecânicos. 

O motor de arranque tem grande durabilidade, pois é pouco usado e robusto, mas ainda assim exige manutenção periódica para não dar prejuízos maiores. 

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O que é um arranque?

Essa é uma dúvida bem comum. Como explicado no início, arranque é outro nome dado ao motor de partida. É a mesma peça.

Muitos confundem “pegar o carro no arranque” com “dar um tranco no carro”. São coisas bem diferentes. Pegar no tranco é exatamente o que fazem quando o motor de partida, ou arranque, não funciona. É empurrar o carro engrenado e soltando a embreagem depois do carro ganhar velocidade. Não devemos fazer isso.

Onde fica o motor de partida?

A localização de todo motor de partida é entre a caixa de marchas e o motor.

Pode ser do lado da cabine ou do outro lado, perto do radiador – o primeiro local é o mais comum. O motor de partida é acionado quando viramos a chave do carro até o fim. Ele desliga quando soltamos a chave, parecendo um efeito de mola.

Quais os defeitos mais comuns no motor de partida?

1Escovas. É o defeito mais comum. Feitas de material macio e condutor, elas se gastam com o tempo e o motor parece girar “pesado” ou sequer gira. Sem nenhum outro sintoma aparente, escovas baixas são a primeira possibilidade de defeito para um eletricista, além de ser o conserto mais barato de todos.

2 Automático de partida, ou “chave magnética” (conforme está escrito na imagem). Entre os eletricistas, ela é conhecida pelo primeiro nome. O sintoma de defeito do automático é um “TEC” alto vindo do motor – e nada mais acontece. A solução é a troca da peça.

3Bendix, ou pinhão (o impulsor faz parte do conjunto). Este é responsável por rodar o motor engrenando-se na cremalheira, ou volante do motor. É a peça do arranque que mais sofre esforço durante a partida. O sintoma clássico é um barulho que lembra uma enceradeira, pois a peça desliza nas engrenagens do volante. Também deve ser trocada.

4Induzido. Ele estraga quando se usa muito o arranque; quando o Bendix agarra no volante (nesse caso deve-se também verificar o comutador da ignição) ou simplesmente pelo tempo de uso. Os sintomas são parecidos com os de escova baixa. Nesse caso, é recomendável trocar o arranque inteiro, pois outros defeitos surgirão em pouco tempo.

5 – Barulho ao ligar. Alguns arranques fazem um barulho ao ligar ou quando soltamos a chave do carro (ignição). A`causa disso é quase sempre bucha desgastada, visto que um motor de partida não tem rolamentos. São duas e ficam nas pontas do induzido.

Como saber se o problema é no motor de partida?

Um jeito da saber se o motor de partida está ruim é fazer uma chupeta com outra bateria. O que costumo fazer é retirar a bateria do carro e colocar uma que sei que está boa. Se mesmo assim o carro não virar, e principalmente se o motor virar pesado, então muito provavelmente o motor de partida está com defeito.

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Um sintoma típico de defeito no arranque é o descrito acima sobre o Bendix. Ao virar o carro, acontece um barulho tipo enceradeira ou liquidificador. Isto é o eixo bendix deslizando.

Motor de arranque faz barulho estranho

Costumo dizer que o barulho bom de um arranque se parece com uma espingarda Winchester. O motor do carro deve girar solto e sem barulhos como de ferro quebrando.

Isto pode significar que o arranque não está lubrificado, ou com embuchamento ruim (um motor de partida não tem rolamentos e sim buchas), Bendix com defeito, chave do carro agarrando, o automático sem retorno o que faz o arranque agarrar no motor produzindo um barulho bem alto.

Uma causa de barulho estranho no motor de partida pode não ter na a ver com ele. Seria a cremalheira do carro com defeito. Mas isto é algo mais raro de acontecer.

Viro a chave e não dá partida

O primeiro teste é reparar se as luzes do painel ficam fortes. Se ficarem fracas, testamos primeiro a bateria e depois o motor de partida. Se as luzes ficam inalteradas, então tem que testar a ignição antes de condenar o arranque.

Lembrando que alguns modelos mais modernos exigem que se pise na embreagem para o motor de partida funcionar. O mesmo acontece com os carros com câmbio automático, mas nesse caso tem que pisar no pedal do freio. Sempre tenha certeza se esse é o seu caso antes de condenar o motor de partida.

Outras possibilidades de defeitos no motor de partida 

Outra possibilidade é ser fiação sem aperto nos terminais ou com aterramento mal feito.

E uma situação drástica, mas que acontece, é quando o arranque agarra na cremalheira se destruindo todo por dentro. Neste caso, um barulho muito grande acontece antes. Infelizmente, a solução é a troca do motor de partida inteiro. Mas é importante descobrir por que ele agarrou no motor e também consertar este defeito, sob pena de haver repetição e estragar a peça nova.

Algumas vezes o parafuso do automático pode se soltar do seu lugar, ou mesmo apenas rodar no seu eixo. O plastico por ali também pode se quebrar quando apertamos demais a porca do cabo que vem do positivo da bateria.

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Neste caso, a melhor  solução seria a troca do automático inteiro. Reparos no plástico, e no tal parafuso, podem comprometer o funcionamento e o arranque pode até travar na cremalheira do motor, e, como dissemos acima, se destruindo todo.

Veja aqui como funciona um alternador

Entenda como funciona um arranque

Qual a vida útil de um motor de partida?

Depois da luz de ré, vejo o motor de partida como a peça mais durável de um carro. Pode durar anos ou décadas, dependendo de como o carro é usado. Se a manutenção do motor estiver em dia, se o carro for de uso particular, a vida útil será maior.

Se não existe o costume de manutenção periódica e o carro for de uso profissional, como táxi ou veículo de aplicativo, o arranque terá vida mais curta. O uso excessivo é o que diminui o tempo de vida de um arranque. Uma dica é deixar o carro pegando rápido e não insistir em partidas longas.

Motor de arranque pode travar o motor?

Já vi isso acontecer no motor de Fusca ou similares, como a Kombi. Mas não estraga o motor do carro, que é evidentemente mais forte do que um motor de partida.

Se um arranque agarrar ou girar junto com um motor já funcionando, ele simplesmente é destruído internamente pelo motor do carro. Aliás, não é tão incomum abrir um arranque e descobrir que tudo dentro dele está destruído, sobrando somente a carcaça. Se isso acontecer, temos que descobrir a causa, ou vai repetir o defeito e estragar a peça nova.

Quanto custa arrumar um motor de arranque?

Varia muito de lugar para lugar e depende também de quantas peças estão estragadas. Se for apenas as escovas e as buchas, então vai ser um serviço barato. O bendix é a terceira peça de menor custo.

Em Belo Horizonte, onde mantenho minha oficina, esse seria um serviço com custo entre 300 e 500 reais. Mas se o arranque apresentar mais defeitos do que os três citados, melhor avaliar o preço de um novo. Muitas vezes compensa investir em uma peça zero de fábrica.

Motor de partida ou motor de arranque, defeitos comuns