Luz de posição – O que é isso?

Luz de posição são no mínimo são quatro. Alguns modelos como o Palio tem duas na frente e mais quatro na lanterna traseira. Também são conhecidas no Brasil como faroletes, pois acendem antes dos faróis, na mesma chave.

O nome “luz de posição” é bem apropriado, pois indica a posição do seu carro pra outros. Por isso deve ser acesa ao por do sol ou nas estradas.

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Luz de estacionamento (faroletes) são as que acendem mais fracas no farol

Luz de posição (faroletes) são as que acendem mais fracas no farol

Luz de posição e seus defeitos

O sistema é protegido por dois fusíveis um para cada lado, além da iluminação do painel e luzes de placa, que também fazem parte desse circuito elétrico. Na maioria das vezes os defeitos se resumem a uma simples lâmpada queimada. Nesse caso faça a substituição e veja se tudo se normaliza.

Essas sao as lâmpadas mais comuns para faroletes dianteiros e luz de placa.

Essas são as lâmpadas mais comuns para faroletes dianteiros e luz de placa. (foto aumentada)

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Para se desconfiar de um fusível queimado, pelo menos mais de uma luz de posição deverá estar apagada (duas ou mais incluindo lâmpada de placa). Mesmo assim, retire uma delas e confira, pois é um serviço mais fácil. Se de duas, uma estiver queimada, muito provavelmente a outra que não acendeu também estará queimada.

A mais importante dessas lâmpadas, em termos de multa, é a da luz de placa. A falta dessa iluminação pode resultar até em apreensão do veículo porque trata-se da luz que possibilita a identificação do automóvel. Ao mesmo tempo é a lâmpada que menos observamos por causa do acesso.

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Alguns modelos mais modernos acusam no painel se alguma lâmpada está queimada. Mas esse sistema se limita a indicar defeitos em apenas alguns circuitos como a luz de posição, as luzes de freio e setas.

Nos modelos mais novos da Fiat, como o Bravo, é comum trocar um farolete queimado; e o restante, do mesmo lado, passa a não acender também. Nesse caso a lâmpada que foi substituída  não é a adequada. Muito provavelmente ela é de 10 Watts. Troque-a por uma de 5 Watts e tudo voltará ao normal.

Para finalizar, o conselho de sempre: trabalhe com segurança e no caso de dúvidas leve seu carro até um especialista de confiança.