Como corrigir defeitos na luz de ré do seu carro? Ela não acende? Ou acende só de um lado? Como saber qual o fusível da luz de ré e como trocá-lo? Este texto irá responder a esses – e outros – questionamentos. 

Antes, precisamos saber como funciona o sistema elétrico da luz de ré e quais são seus componentes. Só assim você vai conseguir consertar possíveis defeitos. Vamos lá?

As peças da luz de ré: lâmpada, cebolinha, fusível…

 As peças do sistema de luz de ré são antigas e quase nada mudou desde o Fusca. 

  • Lâmpada de um pólo de 21 Watts
  • Fusível
  • Fiação
  • Interruptor de luz de ré ou cebolinha de luz de ré 

Como funciona a luz de ré do seu carro?

A luz de ré só funciona com a chave do caro ligada e você não precisa acionar o motor. O funcionamento da luz de ré é idêntico em todos os tipos de carros. Ao engatar a ré, o interruptor é acionado através de um pino dentro da caixa de marchas do carro.

Assim que engatamos a ré, se fecha o circuito com corrente que vem da caixa de fusíveis, acendendo a luz de ré na traseira do veículo. O negativo desta luz está na lanterna e serve todas as lâmpadas dali.

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É o mesmo sistema para ligar a câmera de ré ou sensor de estacionamento. No caso de veículos com caixa automática, o que muda é somente o local do interruptor de ré.

Se já entendemos como esse sistema funciona, quais são os possíveis defeitos da luz de ré?

Os defeitos na luz de ré mais comuns 

Você engatou a ré, mas a luz não acendeu. O que pode estar acontecendo? Há três defeitos mais comuns:

  • Lâmpada de ré queimada – Isso é mais raro de acontecer, devido ao menor uso da ré do carro, mas é uma possibilidade. Verifique se a lâmpada está funcionando. 
  • Fusível de proteção da luz de ré – O sistema de iluminação de um veículo é protegido por fusíveis. Se o fusível correspondente à luz de ré queimar, a luz para de funcionar. 
  • Interruptor de luz de ré com defeito – Fica conectado na caixa de marcha e é o defeito mais comum que impede a luz de ré de funcionar

Como consertar o defeito da luz de ré, passo a passo

Verifique se o fusível de ré está com defeito

Primeiro, devemos verificar o funcionamento do fusível de proteção da luz de ré, para saber se ele está queimado ou simplesmente com mau contato. Para isso, localize o painel de fusíveis e descubra, no manual do carro, qual é o fusível da luz de ré. 

Desligue o carro e retire o fusível. A maioria dos fusíveis tem uma janela transparente na parte superior. Se você puder ver um filamento contínuo que se estende por todo o fusível, geralmente o fusível está bom. Se o filamento estiver quebrado ou parecer derretido, o fusível está queimado. Para fazer esse teste, basta observá-lo contra uma luz qualquer.

Se o fusível estiver queimado, substitua-o por um novo do mesmo tipo e capacidade. Certifique-se de usar um fusível com a amperagem correta para evitar danos elétricos.

Perceba o filamento interrompido de um fusível mais comum.

Note o filamento interrompido do fusível 

Verifique se a lâmpada de ré está queimada 

Se o fusível não estiver com problema, é hora de verificar a luz de ré. Desconecte o conector, remova a lâmpada e verifique visualmente se o filamento está quebrado. Se estiver, a lâmpada precisa ser substituída.

Se não for possível determinar visualmente, use um multímetro para determinar se a lâmpada de ré está queimada.

Verificar se o interruptor da luz de ré está com defeito

É um teste bem simples, bastando ligar um fio da tomada no outro e verificar se a luz de ré acende. A chave deve estar ligada e não precisa engatar a ré para fazer este teste. Mas como este interruptor fica em um local de acesso mais difícil, o correto é levar até um profissional.

Por que a luz de ré só acende de um lado?

Nem sempre acender somente um lado da luz de ré é um defeito. A lei de trânsito especifica a luz de ré como “farol de ré “, no singular. Por isso, alguns carros vêm de fábrica com apenas uma lâmpada de ré.

Este é um modelo com apenas uma luz de ré.

Este é um modelo com apenas uma luz de ré.

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Pra saber se o carro saiu de fabrica só com uma luz de ré, basta olhar a lanterna que não acendeu a luz. Se ela for de cor vermelha, não tem segunda luz de ré. Se ela for branca ou translúcida, igual a que acende, então e muito provável que o carro tenha duas luzes de ré – e uma está queimada. 

Atenção: é errado rodar com uma luz de ré queimada se baseando na lei que diz bastar uma. Caso seu carro tenha duas, as duas precisam estar funcionando. 

A luz de ré não apaga

Isso é mais comum do que se pensa: a luz de ré não apagar mesmo com a ré desengatada. Ela só apaga com o carro desligado, porque a corrente dela é pós chave.

Nesse caso, provavelmente o defeito também é no interruptor de luz de ré, que fica na caixa de marcha. Para ter certeza, temos que desligar o plug deste interruptor: se a luz de ré apagar, basta trocar esta peça.

Lembrando que um interruptor de luz de ré não é uma peça cara e custa de 30 a 70 reais, mais a mão de obra. Outra possibilidade de dar este defeito envolve o chicote estar colado antes do interruptor, mas isto é bem raro de acontecer.

cebola de ré

A maioria dos interruptores de luz de ré são semelhante a imagem acima.

Qual é a função da iluminação de ré?

Mas para que existe a luz de ré? Ela se acende quando engatamos a ré no câmbio, e serve para iluminar a sua manobra e também advertir outros motoristas que você está dando ré.

Apesar disso, alguns modelos antigos sequer vinham de fábrica com este acessório, que não era original. Eles eram instalados no carro sem nenhum critério, como colocar um farol de milha na traseira, por exemplo. O objetivo era iluminar muito para fazer a manobra de ré em locais ermos e escuros.

Com o passar dos anos, a luz de ré tornou-se item de segurança e obrigatório por lei. Os veículos muito antigos, anteriores a esta lei, não são obrigados a instalar luz de ré.

Luz de ré – quantas são?

Pode ser uma, mas há de ser duas. Assim dita a lei ou a resolução CONTRAN Nº 667 DE 18/05/2017. Essa resolução estipula um prazo para novos modelos saírem de fábrica com duas lanternas de ré. Mas se você ficou preocupado porque encontrou somente uma luz de ré acesa no seu carro, não  se impressione com isso. Muitos motoristas têm essa dúvida. Ou seja: é corriqueiro um carro com apenas uma lanterna de ré.

Luz de ré - quantas são?

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A lei de trânsito – que vai ser modificada pela tal resolução – diz que o carro deve ter “um farol de ré”, algo que as fábricas demoraram a perceber. Afinal, imaginem a economia de toda uma frota onde se retirou uma luz de ré! Aí se inclui: uma lâmpada a menos, uso menor de fiação no chicote, terminais, etc. Por isso vemos carros rodando com uma ou duas lanternas de luz de ré.

Posso retirar uma?

Sim, mas tem que trocar a lanterna também. Não pode haver “traços” da luz de ré, como o plástico incolor ou branco de algumas delas. Nesse caso ela teria que acender com a outra que sobrou, porque pode ser interpretado como uma lâmpada queimada. Simplesmente retirar a lâmpada, ou cortar o fio dela, pode trazer inconvenientes.

Terei que mudar meu carro com a nova resolução?

Teoricamente, não. A lei no Brasil não retroage. É a mesma situação de quando a luz de ré passou a ser obrigatória. Ou seja: os carros de então não possuíam luz de ré e também não foram obrigados a instalar. Mas poderiam, se desejassem esse acessório que é de fato muito útil. Nesse caso a luz também tinha que acender como os carros saídos de fábrica ou estariam sujeitos a multa.

Luz de ré - quantas são?

 

Como saber se o meu carro tem mesmo somente uma luz de ré?

Podemos consultar o manual. Mas basta comparar a lanterna que acende com a que parece queimada. Como dito acima as cores são diferentes (veja a imagem acima). Mas mesmo assim pode haver uma lâmpada no local. É assim porque algumas fábricas instalaram um luz de neblina traseira. Apenas uma também, mas que não é , ainda, obrigatória.

Multa em caso de luz de ré queimada

Sim, existe multa para luz de ré que não acende, que faz parte do sistema de iluminação do carro. O valor previsto na lei é de 130 reais. 

Normalmente, é uma multa mais comum de ser aplicada em blitz de trânsito, quando o guarda pede para ligar todas a luzes do carro para verificar o bom funcionamento delas, mas também pode ser aplicada no caso em que damos ré com o carro, a luz não acende, e alguma autoridade está por perto e aplica a multa sem o motorista saber. 

Para evitar multas, mantenha em dia a manutenção elétrica do seu carro. Use e exija lâmpadas de qualidade, pois elas têm mais horas de vida útil, além de preservar o sistema elétrico do veículo.

No caso de dúvidas, sempre leve em um profissional eletricista de confiança.