Foto: revista auto esporte

Foto: revista auto esporte

Então seu GPS parou do nada, como uma luz que se apaga? Para quem já se viciou no uso desse aparelho, com certeza vai procurar rapidamente uma oficina para consertá-lo.

Continua após a publicidade..

É a utilidade que vicia, então o GPS é hoje um acessório de grande ajuda para o motorista, um mapa eletrônico que torna uma viagem mais ágil e segura. Este post é para GPS que funcionam ligados ao acendedor de cigarros, os mais comuns.

mulher-irritada

Mas não se irrite com isso! A maioria dos defeitos não estão no GPS e sim no seu carro. Para ter certeza experimente em outro carro e observe se ele funciona como deveria. Normalmente o fusível que alimenta o acendedor de cigarro também energiza a luz do teto. Observe se ela funciona ou não.

Continua após a publicidade..

Na maioria das vezes nós colocamos o carregador do GPS, e de outros, no acendedor de cigarro sem muito cuidado, mexendo para os lados , ou “entortando” a ponta do carregador. É nesse momento que o fusível se queima.

Abra a caixa de fusível, (o manual explica onde ela fica) e procure pelo fusível que energiza o acendedor. Normalmente ele é marcado com um desenho de cigarro com fumaça. O manual também informa onde se encontra esse fusível. Retire-o e o exponha contra uma luz qualquer. Se ele estiver queimado vai ser algo bem nítido.

Continua após a publicidade..
Perceba o filamento interrompido de um fusível mais comum.

Perceba o filamento interrompido de um fusível mais comum.

 

Substitua o fusível por um igual. O habitual é haver fusíveis reservas dentro da própria de caixa  fusíveis e pela cor você saberá qual usar. Se acostume a ser “carinhoso”com a tomada do seu GPS e sempre o encaixe ao acendedor com a chave do carro desligada. Por fim, use de um único movimento para colocar e outro para tirar. O mesmo vale para carregadores de celular.