Conheça alguns sensores do seu carro

Quem é dono de carro há mais tempo já ouviu algumas vezes seu mecânico condenar uma cebolinha ou cebolão do seu carro. Mas o que uma “Allium cepa” (nome científico das cebolas), grande ou pequena, estaria fazendo dentro do motor do seu carro? Pois bem, talvez a pergunta certa seja: qual a função delas no seu automóvel? De fato, elas realmente existem, e não são poucas.

Conheça alguns sensores do seu carro

Será que são mesmo semelhantes?

 

Conheça alguns sensores do seu carro

Cebolas, cebolinhas e cebolões

Talvez nem tanto, mas alguém um dia viu alguma semelhança no formato e nas cores e o apelido pegou. Isso durou dos primórdios da indústria automobilísticas até os dias de hoje. Coisas de Brasil.

Mas as peças não perdem sua importância por causa de apelidos. Todas as “cebolas” coloridas acima são na verdade sensores de aviso ou acionadores de componentes importantes. Temos, por exemplo o sensor da ventoinha, que não deixa seu carro ferver. Nesse caso são as maiores, os famosos cebolões, que pouco mudaram com o tempo.

Quando a água do motor atinge uma temperatura ideal de trabalho, esse cebolão entra em ação, fechando circuitos. Nesse momento ele envia sinais a central da injeção, que fazem a ventoinha ligar e refrigerar o motor. Se não funcionar direito, pode até fundir o motor do seu carro.

Outros sensores por serem menores são conhecidos como “cebolinhas” ou simplesmente “cebolas”. Mas nem por isso são menos importante para a saúde de um motor. Quase todos os mostradores do painel do seu carro são acionados por algum tipo de sensor. Veja a lista abaixo e conheça os sensores do seu carro!(alguns)

Conheça alguns sensores do seu carro

Luz de óleo – acende e apaga por uma cebolinha de óleo no motor indicando a lubrificação correta ou não.

Marcador de temperatura – é acionado por uma cebolinha presa ao motor. Quanto mais ela esquenta , mais o ponteiro sobe.

Injeção eletrônica – nesse caso vários sensores relacionados com a injeção podem acender uma luz vermelha ou amarela, normalmente com um desenho pequeno de um motor.

Airbag – Um sensor acende a luz deste equipamento indicando alguma anomalia no sistema.

Também temos sensores para levantar vidros, para medir a rotação do motor, de velocidade do automóvel, de temperatura do motor para regulagem da mistura de combustível pela central, e muitos outros.

Como vimos temos uma série de importantes cebolas, cebolinhas e cebolões, apelidos de sensores que um dia foram poucos, mas que com o avanço da tecnologia se multiplicaram para zelar pela durabilidade de nossos veículos e também por nossa segurança.

Please follow and like us: