A fonte de energia de um carro

A bateria de um carro é como uma caixa onde se acumula energia para que toda a parte elétrica do veículo funcione bem. Mas ela tem um tempo de vida útil e precisa ser trocada. Neste post veremos quais os cuidados que devemos ter e como trocar uma bateria de carro.  Primeiramente tenha em mãos as ferramentas adequadas, pois é impossível retirar a bateria de alguns modelos sem tais ferramentas. Mas para trocar a bateria do Citroen Picasso é outra história.

Antes de trocar a bateria do carro, ou desligá-la, verifique se o rádio exige um código e se ele está no manual.Também veja no manual se há algum empecilho eletrônico para trocar a bateria, o que vai exigir a presença de um profissional.

Continua após a publicidade..

Primeira sugestão: passe em uma loja e compre chaves de 10 e 13 milímetros e uma chave “ele” número 13. Esta chave realmente tem o formato da letra L (para linha Fiat, compre um canhão vazado 13). Basicamente todo motorista deveria ter este kit de ferramentas guardado em seu automóvel.

Dicas para trocar uma bateria de carro

Como trocar uma bateria de carro

Repare a porca de fixação da bateria no centro, embaixo, no final da correia.

Continua após a publicidade..

Veja também: Como fazer uma chupeta em bateria arriada

Procure pelo parafuso de fixação da bateria no carro, que normalmente fica em uma das bases compridas dela. Solte este parafuso com uma das chaves “ele” ou canhão mencionados acima. Para desinstalar os fios de uma bateria você sempre deve começar desligando o pólo negativo, ou aquele que tem um sinal matemático de “menos” gravado ao lado de dos polos. Por que deve ser assim? Isso é de máxima importância, pois vai evitar possíveis curtos da chave usada com a lataria, visto que esta é negativa também. Mas, se você começar pelo positivo, corre o risco de encostar a ferramenta em partes metálicas do carro, fechando o positivo no negativo através do aterramento do carro , o que produzirá uma grande faísca que poderá queimar sua pele. Já para instalar uma bateria desligada faça o contrário e comece pelo positivo, terminando sempre no negativo pelo mesmo motivo: evitar acidentes. Além disso, trocar uma bateria pode desregular os vidros elétricos do seu carro ou exigir um código de fábrica para religar o seu rádio.

“Cuidado: uma bateria de carro pode pesar mais de 13 kilos!” “E cuidado com o ácido dela”

Continua após a publicidade..

O que fazer com a bateria velha?

A bateria que você retirou do seu carro passa a ser uma sucata que pode afetar a saúde e o nosso ambiente. Ela também tem um bom valor de mercado que pode servir como barganha na hora da compra. E cada vez mais o preço da sucata de bateria sobe, chegando até em três dígitos! É um bom investimento. Por isso, se você comprou sua bateria nova em um supermercado, por exemplo, procure um ponto de descarte (uma loja de baterias) e não faca uma doação, essa lojas compram sucata de bateria por um bom preço.