Neste post vamos responder as duas perguntas do título: “Como testar um relé de seta”, uma peça muito interessante, e “Como fazer para trocá-lo”, um pedido de muitos leitores do site.

Como trocá-lo?

Para saber se o relé de seta está defeituoso primeiro é preciso retirá-lo do seu local. Como trocá-lo? Evidentemente que cada modelo de carro tem um lugar diferente para isso. O meio mais fácil de encontrá-lo é consultando o manual do seu carro. Mas na falta desse, talvez a tampa da caixa de fusível indique onde ele está. Em alguns carros ele fica debaixo da capa que dá acabamento embaixo do volante, em outros ele fica acoplado na caixa de fusíveis, como o exemplo abaixo.

Continua após a publicidade..

caixa de fusível com relé de seta

Como existem relés de seta de várias cores, você poderá procurar pelo nome “relé de seta”gravado nele ou retirar um por um e ver se coincide com as informações a seguir.

Como testar um relé de seta?

Visto por fora um relé se parece com uma caixinha com alguns pinos misteriosos. Mas alguns possuem funções bem complexas para o seu tamanho. No caso específico do relé de seta ele tem a função de fazer piscar, em períodos sincronizados, a luz que indica a direção na hora de fazer uma conversão com seu carro. Sem essa função ninguém saberia para qual lado queremos ir quando dirigimos.

A maioria deles tem três pinos, ou três saídas, como se diz entre os técnicos. E, como qualquer outro relé, existem números bem específicos gravados ao lado de cada pino. Esses número são suficientes para qualquer um identificar facilmente um relé de seta. Sao eles: 49; 49a e 31.

Continua após a publicidade..
Observe os números do relé de seta.

Observe os números do relé de seta.

O que significam esses números? O 31 é o negativo do relé, o 49 é o positivo acionado quando você liga a chave do carro, e o 49a é a saída para piscar as lâmpadas. Com uma lâmpada de teste é possível testar o relé da seguinte maneira:

Consiga dois fios. Ligue um no 31 do relé e a outra ponta no negativo de uma bateria ou fonte. Ligue o outro fio no número 49 do relé e a outra ponta no positivo da bateria ou fonte. Arrume uma lâmpada de testes automotivos (teste de fusíveis). Em seguida ligue a garra dela também no negativo da bateria e a ponteira da lâmpada de teste no número 49a do relé. Tome cuidado para que fios errados não se encostem.

Possíveis diagnósticos:

1 – Se a lâmpada não piscar o relé está com defeito.

Continua após a publicidade..

2 – Se a lâmpada acender, e permanecer assim, o relé está com defeito.

3 – Se a lâmpada piscar sem parar (teste por algum tempo) o relé está em condições de uso e o defeito no sistema de seta será outro.

Com um pouco de paciência e atenção, é perfeitamente possível testar um relé de seta e trocá-lo sem muitas complicações.

Assista o vídeo abaixo: