Bateria usada uma sucata valiosa e perigosa

Quem já trocou a bateria do seu carro já ouviu do vendedor a frase: “custa tanto na troca…”. Ou seja, sua bateria velha entra na negociação quando for comprar uma nova. Por que? O primeiro motivo é para que a sucata não acabe em um monte como o da foto abaixo. Trata-se de um produto altamente tóxico. Basta ler o rótulo de uma bateria para saber o quanto ela pode ser perigosa se descartada incorretamente. Dentro delas existem componentes químicos (como o chumbo e o ácido) que podem ser nocivos a saúde e ao ambiente.

sucata de bateria 1

 

 

 

Sua bateria pode ficar assim, contaminada pelo zinabre...

Imagine isto espalhado no nosso ambiente ou dentro do  nosso organismo!

Além do óbvio, é proibido por lei descartar produtos como a bateria no lixo comum ou em outros lugares inadequados. (resolução CONAMA 401/08) Pesadas multas podem ser aplicadas em quem não se preocupa com o nosso ambiente.

Por outro lado, ocorreu em nosso país uma crise de produção de chumbo, o principal componente presente em uma bateria. Melhor dizendo: foi uma crise de falta de chumbo porque o Brasil sempre foi importador de chumbo e com o fechamento de algumas minas na China o preço do chumbo disparou no mercado internacional. Resultado? Sua bateria velha, a sucata, é valiosa, além de perigosa! Pois o chumbo reciclado é idêntico ao chumbo cru (não perde suas propriedades) e é mais barato para as fábricas de baterias. Ela vale quanto pesa e a menor delas pesa 10 quilos. Veja a tabela abaixo:

Bateria de 40 a 50 Amperes – cerca de 11 quilos de peso (média).

Bateria de 60 Amperes – cerca de 13 quilos.

Bateria de 70 Amperes – 15 quilos.

Quanto mais amperes, mais chumbo é necessário e mais pesada fica a bateria. Quanto ao preco, o quilo de chumbo pode variar de 1,70 reais a 2,20 reais. Faça a multiplicação utilizando a tabela acima e veja o quanto você pode pedir de desconto ao vendedor. Mesmo que ele diga que a sucata já está inclusa no preço, barganhar um pouco sempre vale a pena, pois a loja nao vai querer perder a venda para um concorrente.

cifroes-quiemados

O mais importante é que o revendedor de baterias vai direcionar a sua bateria usada para a reciclagem, o lugar final de toda bateria com defeito.

Quer trocar de carro? Dica imperdível para você economizar muito dinheiro e saber se não está sendo enganado: com milhares de cópias vendidas, o livro digital Como Trocar de Carro Sem Perder Dinheiro vai te ajudar a não cometer erros e fechar o melhor negócio possível. Detalhes aqui

Please follow and like us: