Olhar o farol do seu carro de frente pode gerar muitas dúvidas de como ele funciona. Quantas lâmpadas ele tem? Onde está a luz baixa e a alta? Antigamente, quando os faróis eram mais simples, já havia esse tipo de dúvida. Também uma checada por trás do farol, no compartimento do motor, pode simplesmente significar nada para quem não tem certa experiência.

Pois bem, os tempos mudaram e o tipo de necessidade de iluminação também mudou. Tanto é que os faróis são hoje conhecidos como conjunto ótico automotivo, e as dúvidas aumentaram.

Afinal, o que tem dentro destes conjuntos óticos? Lâmpadas, é claro. Mas como os faróis melhoram tanto usando lâmpadas com a mesma potência dos carros mais antigos? Pois os faróis de ontem parecem lamparinas se comparados com os de hoje. Para ajudá-lo enumeramos e explicamos abaixo tudo isso em detalhes.

1 Existem vários tipos de lâmpadas usadas pelas fábricas do Brasil.

2 Todas tem a mesma potência apropriadas para suas funções.

3 Podem ser 2 ou três lâmpadas, além da luz de seta que compõe alguns faróis. (fazem parte do conjunto)

4 São elas: Farolete (primeiro estágio da chave de farol ou primeiro click da chave) Potência: 5 Watts. É a menor de todas e tem o formato de um pingão d’água. Preço: 5 reais de custo (instalada)

Este é um farol de três lâmpadas.

Este é um farol de três lâmpadas, além da seta.

Farol baixo: ( segundo e último click  da sua chave de farol) Podem ser de vários modelos. Quando o seu farol tem apenas duas luzes (farolete e farol (baixo e alto), no mesmo espaço ou “vidro” trata-se de um lâmpada H4, umas das mais antigas que existem e que custam em média 20 reais instaladas. 

Farol alto: (aquele que acende uma luz azul no painel quando deslocamos a manete que liga o farol). Se o baixo acender separado do alto seu farol tem duas lâmpadas que podem ser um conjunto de H7 e H1, ou duas H1 , ou , mais raramente, duas H7. Todas custam entre 20 e 30 reais, originais, mas não em autorizadas. Ali, uma lâmpada dessa custará mais de 70 reais.

Lâmpadas h1, H3, H4,H7, e outras mais raras.

Lâmpadas H1, H3, H4,H7, e outras mais raras.

Parece complicado. E pode  ser. Por isso que mencionamos o “olhar de frente para seu farol”. A potência das lâmpadas não mudaram, mas a engenharia ótica avançou, aperfeiçoando o alcance dos faróis através de lentes que aumentam o foco. Não lhe parece um farol moderno como uma lupa nos observando?

Mas não se preocupe com isso. A praticidade também melhorou. Com um pouco de prática se consegue trocar uma lâmpada dessas com dois dedos… Mas isso é outro assunto. Esse post tem a intenção de te apresentar o  farol do seu carro e suas peças que devem ter manutenção periódicas.

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