Sim. Lâmpadas de xenon estão na lista negra do CONTRAN. Os motivos são óbvios. A segurança de outros é mais importante que ter o seu caminho super iluminado. Quando escrevemos “lâmpadas” é para indicar que a instalação em carros comuns, sem seguir a legislação, é que está proibida. Vários fatores estão envolvidos quando um veículo sai de fábrica com conjunto óptico de lâmpadas a gás, ou xenon.

Como funciona?

São lâmpadas sem filamentos, como as de faróis comuns. E como elas acendem com tanto brilho? Ela possui em seu interior um gás chamado xenônio (daí vem o nome como a conhecemos) que é ativado por um pequeno reator fazendo o gás brilhar em alta intensidade. Nesse processo estão envolvidos milhares de volts!

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O faróis de fábrica possuem um sistema que diminui o ofuscamento que ataca o carro vindo de outra mão. São pequenos motores acionados por sensores que identificam se o veículo está subindo ou descendo uma via. Ou seja, existe um controle de nível do farol em relação ao solo. Qualquer farol que não seja assim trata-se de uma adaptação de xenon, o conhecido kit encontrado em lojas de artigos importados.

Um carro não precisa de farol de avião...

Um carro não precisa de farol de avião…

Mas existem outros tipos de lâmpadas que também são proibidos. Foi moda por um bom tempo a instalação de lâmpadas de 100 por 90 Watts. São lâmpadas com o dobro da potência das que saem de fábrica em seu automóvel. Do mesmo modo que as lâmpadas de xenon, elas ofuscam outros motoristas que vem em sentido contrário. Mas por outro lado essas lâmpadas, ao contrário das xenon, esquentam muito e sobrecarregam o sistema elétrico do seu carro. Alguns profissionais instalam os famosos relés duplos, que suportam até 400 Watts. A última informação que tivemos sobre essa lâmpada é que ela foi proibida de ser fabricada pelas autoridades. É muito difícil encontrá-la no mercado. O mesmo acontece com as lâmpadas super brancas.

Lembrando que em uma blitz o veículo é multado em 128 reais e é considerado uma falta grave, onde o motorista perde 5 pontos na carteira. O carro também pode ser rebocado se o motorista não “consertar”, ou retirar o xenon. Como isso é quase impossível de se fazer em uma blitz, com certeza o carro vai ser ficar retido em um pátio.

Sem dúvida é um risco para todos esse tal de xenon!

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