Farol de xenon está proibido?

Sim. Lâmpadas de xenon estão na lista negra do CONTRAN. Os motivos são óbvios. A segurança de outros é mais importante que ter o seu caminho super iluminado. Quando escrevemos “lâmpadas” é para indicar que a instalação em carros comuns, sem seguir a legislação, é que está proibida. Vários fatores estão envolvidos quando um veículo sai de fábrica com conjunto óptico de lâmpadas a gás, ou xenon.

Como funciona?

São lâmpadas sem filamentos, como as de faróis comuns. E como elas acendem com tanto brilho? Ela possui em seu interior um gás chamado xenônio (daí vem o nome como a conhecemos) que é ativado por um pequeno reator fazendo o gás brilhar em alta intensidade. Nesse processo estão envolvidos milhares de volts!

foto-lampada-xenon-xenonio

O faróis de fábrica possuem um sistema que diminui o ofuscamento que ataca o carro vindo de outra mão. São pequenos motores acionados por sensores que identificam se o veículo está subindo ou descendo uma via. Ou seja, existe um controle de nível do farol em relação ao solo. Qualquer farol que não seja assim trata-se de uma adaptação de xenon, o conhecido kit encontrado em lojas de artigos importados.

Um carro não precisa de farol de avião...
Um carro não precisa de farol de avião…

Mas existem outros tipos de lâmpadas que também são proibidos. Foi moda por um bom tempo a instalação de lâmpadas de 100 por 90 Watts. São lâmpadas com o dobro da potência das que saem de fábrica em seu automóvel. Do mesmo modo que as lâmpadas de xenon, elas ofuscam outros motoristas que vem em sentido contrário. Mas por outro lado essas lâmpadas, ao contrário das xenon, esquentam muito e sobrecarregam o sistema elétrico do seu carro. Alguns profissionais instalam os famosos relés duplos, que suportam até 400 Watts. A última informação que tivemos sobre essa lâmpada é que ela foi proibida de ser fabricada pelas autoridades. É muito difícil encontrá-la no mercado. O mesmo acontece com as lâmpadas super brancas.

Lembrando que em uma blitz o veículo é multado em 128 reais e é considerado uma falta grave, onde o motorista perde 5 pontos na carteira. O carro também pode ser rebocado se o motorista não “consertar”, ou retirar o xenon. Como isso é quase impossível de se fazer em uma blitz, com certeza o carro vai ser ficar retido em um pátio.

Sem dúvida é um risco para todos esse tal de xenon!

Please follow and like us:

This article has 20 Comments

  1. Hahaha! As leis no Brasil são uma verdadeira piada, e esse CONTRAN são uns verdadeiros comediantes! XENOM NAO PODE? ENTAO PQ O CONTRAN NAO VAI LA OBRIGAR OS IMPORTADOS QUE ENTRAM NO PAIS A RETIRAR O XENOM E USAR LAMPADAS NORMAIS? Eles não vão, sabe pq? Pq carro importado dá imposto, enrriquesse o “Brasil”, e eles não vão bater de frente com gente grande né?!!!!! Não vão bater com quem tem $$$$$ né? O Pais Brasil, nossas leis, nossos governantes, a “presidenta”, o DETRAN, o CONTRAN são uma verdadeira piada, uma máfia de taxas, juros, e roubos!!!

      1. engraçado que tem tanto carro com farol original que cega mais ou igual ao xenon, não é por causa do xenon e sim por causa do foco do farol, tenho um gran siena e o farol dele original com lampadas halogenea cega mais que os farol com xenon de muito carro
        mas é a lei brasileira,,

  2. A unica coisa que não proibido no Brasil é pagar tanto imposto e taxas inclusive de seu carro e que nenhum destes impostos e taxas que você paga são usadas para o bem da população

  3. Ola uma duvida,a policia em patrulhamento ao avista um carro com xénon eles podem pega o número da placa e gera a multa,ou eles abordam o condutor ..agradeço pela resposta

    1. Olá Guilherme.Teoricamente não. Eles tem que parar o carro, pois existe a possibilidade de registrar a mudança junto ao Detran seguindo suas normas. E esta mudança é comprovada por algum documento da entidade ou vem no próprio documento do carro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *