Uma criança quando nasce necessita de cuidados especiais. Qual pai exige que seu filho ande antes da hora? Pois o carro merece um cuidado parecido. (por isso muitos motorista comentam que o carro entrou para a família) Evidentemente que um automóvel já sai de fábrica pronto para ser conduzido, mas alguns conselhos podem ajudar a mecânica do seu carro a se adaptar aos rigores do dia a dia. Nenhum carro zero quilômetro é testado antes da venda, a não ser quando ainda é um protótipo. Mas a rodagem do motor de cada carro que sai de fábrica é zero, carecendo de ser “amaciado”. E isso quem faz é o dono.

Carro zero. Boas dicas para o motorista.

 

carro zero

Imagem: carros.uol.com.br

Continua após a publicidade..

Primeiros quilômetros

 O “amaciamento” do motor faz parte dos cuidados com um carro zero e ele deve ocorrer durante os primeiros 1500 quilômetros. Como? Veja três dicas para o motorista:

1 – Evite aceleração alta. Dirija com suavidade.

2 – Não “voe” com seu carro, mesmo em estradas. Evite andar acima da velocidade máxima permitida no local. Dirigir dentro da lei também é saudável para o motor do seu carro.

Continua após a publicidade..

3 – Evite carga extra, como reboques, trailers, etc. Lembre-se que o motor do seu carro ainda é uma criancinha.

Essas dicas também são válidas para motores ressuscitados, ou retificados com peças novas e originais. Nesse caso a diferença básica é que o mecânico deve fazer revisões programadas durante determinado tempo. Isso vai aumentar a vida útil do motor, além de reduzir consumo de óleo e combustível.

Mas não é apenas com um motor zero que devemos ter cuidado. Os pneus novos precisam rodar cerca de 600 quilômetros para a frenagem, ou aderência, alcançar o nível dos testes de fábrica.  Os freios novos de fábrica também carecem de uma “amaciada”. Para alguns modelos do mercado, como o Fox, basta pisar com mais força no pedal do freio durante os primeiros 200 quilômetros.

Como um conselho extra, exija nas revisões de garantia que todos os itens de cuidados, também exigidos no manual do seu carro, sejam verificados. Mesmo que custe um pouco a mais, o que não é comum, o resultado final vai ser um carro zero saudável como uma criança bem cuidada.

 

Continua após a publicidade..

Mais cuidados com carro zero

Os benefícios do carro novo

Ter um carro novo é uma boa abordagem inúmeros benefícios, incluindo a redução do impacto ambiental. A produção e o uso de carros têm um impacto significativo no meio ambiente, incluindo poluição do ar e emissões de gases de efeito estufa. No entanto, alguns fabricantes de automóveis estão tomando medidas para reduzir seu impacto ambiental. Por exemplo, a Polestar planeja criar o primeiro carro com impacto ambiental zero, prometendo um modelo neutro em emissões durante toda sua vida útil. Não é uma boa notícia?  Temos uma oportunidade para os proprietários de carros reduzirem este impacto ambiental ao escolher carros projetados para serem mais ecológicos, bem como reduzindo o uso geral de carros. As novas gerações agradecem.

  • Também pode resultar em economia de custos para os proprietários de automóveis.
  • O custo de possuir e manter um carro pode ser significativo, incluindo despesas como combustível, seguro e manutenção.
  •  Ao escolher um carro com custos de manutenção mais baixos, como um carro novo com garantia, os proprietários de carros podem economizar dinheiro em reparos e manutenção.
  • Além disso, ao cuidar de seus carros por meio de manutenções regulares, como trocas de óleo e rodízios de pneus, os proprietários podem prolongar a vida útil de seus carros e reduzir a necessidade de reparos dispendiosos.
  • Também pode incluir modelos alternativos de propriedade, como compartilhamento ou leasing de carros, que podem ser mais econômicos do que a propriedade tradicional de carros.

Por fim,  pode aumentar a conveniência e a economia de tempo para os proprietários de automóveis. Ao escolher um carro com menores custos de manutenção e garantia, os proprietários de carros podem reduzir a quantidade de tempo e esforço que precisam gastar na manutenção do carro . Além disso, ao usar modelos alternativos de propriedade, como compartilhamento ou leasing de carros, os proprietários de carros podem evitar o incômodo da propriedade do carro, como lidar com o registro e a inspeção do carro .  Também pode resultar em economia de tempo, reduzindo a necessidade de os proprietários de carros se deslocarem de carro, o que pode ser demorado e estressante. No geral, temos inúmeros benefícios para os proprietários de automóveis, incluindo redução do impacto ambiental, economia de custos e maior conveniência e economia de tempo.