Uma criança quando nasce necessita de cuidados especiais. Qual pai exige que seu filho ande antes da hora? Pois o carro merece um cuidado parecido. (por isso muitos motorista comentam que o carro entrou para a família) Evidentemente que um automóvel já sai de fábrica pronto para ser conduzido, mas alguns conselhos podem ajudar a mecânica do seu carro a se adaptar aos rigores do dia a dia. Nenhum carro zero quilômetro é testado antes da venda, a não ser quando ainda é um protótipo. Mas a rodagem do motor de cada carro que sai de fábrica é zero, carecendo de ser “amaciado”. E isso quem faz é o dono.

Imagem: carros.uol.com.br

Imagem: carros.uol.com.br

Primeiros quilômetros

 O “amaciamento” do motor faz parte dos cuidados com um carro zero e ele deve ocorrer durante os primeiros 1500 quilômetros. Como? Veja três dicas para o motorista:

1 – Evite aceleração alta. Dirija com suavidade.

2 – Não “voe” com seu carro, mesmo em estradas. Evite andar acima da velocidade máxima permitida no local. Dirigir dentro da lei também é saudável para o motor do seu carro.

3 – Evite carga extra, como reboques, trailers, etc. Lembre-se que o motor do seu carro ainda é uma criancinha.

Essas dicas também são válidas para motores ressuscitados, ou retificados com peças novas e originais. Nesse caso a diferença básica é que o mecânico deve fazer revisões programadas durante determinado tempo. Isso vai aumentar a vida útil do motor, além de reduzir consumo de óleo e combustível.

Mas não é apenas com um motor zero que devemos ter cuidado. Os pneus novos precisam rodar cerca de 600 quilômetros para a frenagem, ou aderência, alcançar o nível dos testes de fábrica.  Os freios novos de fábrica também carecem de uma “amaciada”. Para alguns modelos do mercado, como o Fox, basta pisar com mais força no pedal do freio durante os primeiros 200 quilômetros.

Como um conselho extra, exija nas revisões de garantia que todos os itens de cuidados, também exigidos no manual do seu carro, sejam verificados. Mesmo que custe um pouco a mais, o que não é comum, o resultado final vai ser um carro zero saudável como uma criança bem cuidada.

Please follow and like us: