economizargasolina

O combustível no Brasil sempre foi caro. Somente nos primórdios da indústria automobilística brasileira que os preços eram razoáveis, o suficiente para manter viável os “dinossauros” da época que necessitavam de grandes motores consumidores de combustível fosseis.

Com o advento da “lucidez” árabe no início dos anos setenta do século passado, os preços dispararam no mercado internacional e, evidentemente, nosso país sofreu mais por ter os preços dos combustíveis patrocinados pelo governo militar. Afinal, o “milagre brasileiro” tinha que acontecer. Mas como os milagres divinos são raros, e os humanos não existem, dessa data até os dias de hoje o preço dos combustíveis sempre aumentou, principalmente o da gasolina.  Não me lembro do preço da gasolina caindo, mesmo porque seria uma notícia bombástica, inesquecível.

Então, os árabes enriqueceram, e continuaram enriquecendo até os dias de hoje. Neste post, darei dicas de como economizar combustível segundo sugestões de várias montadoras. Mas antes vai uma dica do nosso site: a melhor maneira de economizar álcool é não usá-lo.  Por que? Pelo fato que o álcool aumenta o desempenho, potência e velocidade. Já a gasolina é um combustível mais econômico.

7 Dicas para você economizar combustível!

1 – Não deixe de fazer as revisões rotineiras. Anote tudo, quilometragem, peça trocada, data da realização do serviço, etc. Fazendo assim, a economia de combustível será evidente, além da segurança por evitar um prejuízo oriundo de peças desgastadas.

2 – Dirija com segurança. Nessas horas é bom relembrar as dicas que aprendeu em uma auto-escola. Os instrutores são exímios em ensinar a dirigir economizando combustível, mesmo que você não note. Afinal, o desperdício e manutenção vão doer no bolso deles. Também evite altas rotações (acelerar sem necessidade), dirija com suavidade.

3 – Não dirija com o motor frio. Vale a pena deixar ele aquecer por uns minutos. (fique atento a sua segurança!)

4 – Na estrada, mantenha os vidros fechados, pois melhora a  aerodinâmica do carro.

5 – Não dirija na “banguela’. Isso funcionava com carros carburados, mas não com os injetados. Também não desligue o motor para economizar combustível. Você ficará quase sem freios e possivelmente endurecerá a direção.

6 – Abasteça somente em um posto de confiança. E como confiar em um posto? O melhor é aquele que mantém seu motor “ronronando”, sem falhar ou “engasgar”.

7 – Verifique a calibragem dos pneus, além do estado deles. Siga as orientações do manual do fabricante. Ah! Também guarde o manual  dentro do carro! É lá que ele deve sempre ficar.

Por fim, faça de tudo para manter as características de fábrica. Até os acessórios podem contribuir pra gastar mais ou menos combustível. Ou seja: ser original também é saudável para o seu carro e seu bolso.

 

Please follow and like us: