6 dicas para não se distrair no volante!

Pesquisas confirmam: muitas são as distrações que provocam acidentes. Trata-se de um fenômeno mundial. E as fontes são “seguras”, porque são pesquisas realizadas por empresas de seguros que querem entender os acidentes e suas causas. Questão de dinheiro, como sempre. Mas os resultados dessas pesquisas foram surpreendentes, contrariando a ideia que o uso de celular ao dirigir é o único hábito responsável por acidentes.  É óbvio que falar ao celular ainda é causa de acidentes, mas vejam outras situações que valem como dicas para não nos distrairmos ao volante.

1 – Mexer no som do carro. É pior do que falar ao celular, porque desviamos nosso olhar em direção ao rádio. O melhor a fazer é o mesmo do caso de uma chamada inesperada: parar o carro e regular o som, a estação preferida, e depois retomar o nosso caminho. A mesma dica vale para o uso do GPS.

Foto: minlua.com
Foto: minlua.com

2 – Essa dica é para as mulheres. O carro não é o espelho de nossa casa ou um salão de beleza. Principalmente se estiver dirigindo. Como dirigir retocando a maquiagem? Com certeza passar um batom dirigindo um carro aumenta em muito as chances de um acidente. Então, saia bonita de casa.

– Descanso. Sim, dirija descansado, sem sono. Essa é uma das maiores causas de acidentes com vítimas em nosso país. Um motorista que dirige com sono, sabendo disso , é imprudente e também é sinal de falta de perícia ao volante.

4 – Evite “tira-gostos”. Convenhamos que carro não é lugar de comer, principalmente dirigindo. Mas aqueles saquinhos com salgadinhos também devem ser evitados e estão na lista de distrações que causam acidentes.

5 – Fumar. Simples assim: não fume ao dirigir e de preferência não fume nunca. Também não dirija se for beber. Aliás, dirigir minimamente alcoolizado é crime de trânsito, previsto no artigo 306 do Código de Trânsito. Por que será?

6 – Evite muita conversa com passageiros. Essa é uma forma muito comum de provocar pequenos e grandes acidentes.

Por fim, Não deixe de ter prazer ao dirigir. E nisso está envolvido dirigir com atenção aos semelhantes a nossa volta. Ah! Procure sempre sorrir, mesmo se estiver com vontade de xingar alguém.

Foto: sandradesing.com
Foto: sandradesing.com

Please follow and like us:

This article has 3 Comments

  1. Uma colocação: sorrir, quando se tem vontade de xingar, não seria hipocrisia? Fazer gestos obscenos e xingar eu não costumo, mas mostrar indignação meneando a cabeça, isso tenho feito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *