Carro a gás: vantagens e desvantagens

No Brasil o carro bicombustível é conhecido como Flex. Este nome é mais correto ainda quando o gás natural é introduzido como combustível, ou seja, seria o carro “tri” (combustível). Mas não pense que isso é uma novidade, pois em outras partes do mundo temos automóveis com 4 ou até 5 tipos de combustíveis diferentes.

Mas falemos do GNV, ou o gás natural veicular, combustível presente entre nós desde o ano 2000, e meio esquecido como outra opção além do álcool e da gasolina. Muitas pessoas são adeptas e até divulgadoras da conversão de carros para o uso de gás GNV. Mas tudo que é elogiado também é criticado, cada um tendo seu ponto de vista sobre este combustível. Então, reunimos neste post algumas vantagens e desvantagens do carro a gás.

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Desvantagens do carro a gás

O motor de um carro movido a gás natural veicular trabalha com mais pressão interna no cabeçote, o que diminui a vida útil desta peça que simplesmente é quase a metade de um motor. Maior pressão, maior a chance de trincas no cabeçote. Também a parte elétrica é mais exigida e cabos de vela e velas duram bem menos, em alguns casos duram a metade do tempo se comparado com o uso de gasolina ou álcool.

carro a gás

Por ser um combustível “seco”, o gás não permite a lubrificação correta das válvulas do motor e pode travá-las. Por isso, é muito importante variar o uso do combustível, lembrando que ao contrário do sistema flex, onde podemos misturar álcool e gasolina, o GNV é um combustível solitário, com sistemas diferentes instalados à parte.

Em nossa oficina também reparamos os seguintes desgastes em modelos diferentes, mas todos com GNV instalado:

*Menor durabilidade da bateria

*Maior consumo de água do radiador.

*Vida útil menor do alternador e motor de partida.

*Diminuição do espaço do porta-malas.

Vantagens do uso de GNV:

O óleo do motor suja menos e dura mais, pois não há atuação contaminante dos outros combustíveis.  O mesmo acontece com os bicos injetores que não acumulam resíduos. Outra vantagem é que o GNV é considerado um combustível seco e o que poderia estragar por ferrugem de água, como o escapamento, vai ter uma durabilidade maior. O meio ambiente também agradece pela diminuição dos poluentes expelidos por um carro.

Mas novas tecnologias de GNV tem melhorado em muito este desempenho e as reclamações também tem diminuído. Porém é sempre prudente avaliar o motor do carro e outros componentes antes da instalação do Kit GNV. Um motor pode já estar com defeitos ocultos e a culpa vai recair no uso do gás veicular. Também existem no mercado cilindros de vários tamanhos.

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Depois de instalado, a economia esperada é imediata, pois o veículo gasta menos combustível podendo chegar a ser 60% mais econômico que a gasolina e o álcool. Mas o retorno do investimento, que na média é de 2000 mil reais, pode demorar de quatro meses (para taxistas) a trinta meses (para uso não profissional).

Vale a pena? Como dissemos antes: depende do ponto de vista.

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This article has 168 Comments

  1. Que legal!
    Tenho um Siena 1.4 Tetrafuel e adorei saber as desvantagens e as vantagens. Moro em Brasília e por aqui quase não existem carros movidos à GNV. O meu eu comprei do meu pai (que é taxista). Não me arrependo, pelo contrário, até incentivo as pessoas a comprarem também.
    O problema é que por aqui, além do GNV ser um dos mais caros do país (R$ 2,60 o m³), só tem dois postos de combustíveis para o Distrito Federal inteiro =(

    1. Ola Felipe. Obrigado por participar do blog! Nosso país tem os “gênios”com uma incrível capacidade de criar e recriar tecnologias. Mas outros setores não acompanham este desenvolvimento e caímos no desperdício.

  2. Uso carro a gás há mais de 15 anos, nunca tive qualquer problema causado pelo uso do GNV, nem na parte elétrica, nem com motor, ao contrário o que estraga o motor é o uso de nossa gasolina que quando não é adulterada no posto, já vem adulterada da distribuidora, afinal é a pior do mundo e ainda por cima vem com alcool, que por sinal tem uma parte de águra. O governo não faz publicidade do gnv e até a impede porque não dá lucro para a petrobras e veículo GNV paga menos imposto, logo tanto município, estado e federação fazem tudo para desincentivar. O QUE ESSES SAFADOS NÃO PENSAM É QUE EM 10 ANOS OS VEÍCULOS SERÃO EM MAIORIA ELÉTRICOS OU A HIDROGÊNIO.

  3. Olá, tenho um sandero 1.6 ano 2008 e gasto em média um tanque de combustível por semana. Alguém saberia me dizer se vale a pena instalar o kit gnv no meu carro? Moro em Brasília onde o gnv (que é o mais caro do país) custa 2,60. Alguém pode me ajudar?

    1. Aqui no RJ a gasolina custa 3,70 e o gás 2,00. Eu gastava 80 reais por semana de gasolina, agora gasto 25 de gás. Meu ipva diminuiu mais da metade também.

  4. Olá boa noite, tenho um celta 2010 motor 1.0 VHC E gasto em torno de 200 reais por semana com gasolina, vale a pena colocar um kit GNV?
    Sera que trás algum dano para o meu carro?

    1. Amigo tenho um chevrolet classic 2010 10 VHC-E gastava mais de R$200 por semana, vale e muito a pena investir no kit GNV, ando em media um 600km por semana com menos de R$130,00, o m³ do gas em manaus eh R$2,85 gasolina 3,49. Mas o kit gas em manaus eh mt caro, no mercadolivre tem um kit muito bom de 5º geração.

    2. Olá caio, tive um celta 2010, coloquei gás e não danificou e muito menos perdi rendimento n motor, demorei um pouco p perceber o retorno financeiro pois meu uso era altamente doméstico mesmo assim valeu bastante a pena, celta é celta… Boa sorte !

  5. Tenho um peugeot 308 felino ano 2012 esportivo, gostaria de colocar gaz porque é um carro que gasta muito combustível …estou usando ele a trabalho e estou tendo prejuízos……será que este tipo de carro da para colocar o sistema gaz…..não vai dar problema no futuro…Grata

    1. OLá Selma. Hoje em dia o sistema de Gás combustível está bem mais avançado e realmente é mais econômico. Eu sugiro que vc avalie o custo benefício de colocar o gás ou trocar o seu carro por uma mais econômico, pagando ou recebendo a diferença. Existem muitos carros que são bem confortáveis e econômicos. A linha GM é bem elogiada. Mas procure conversar com amigos e saber de suas experiências com economia e qualidade de vida de um carro. Obrigado por participar.

        1. O gás combustível não combina com alguns câmbios automáticos. Em outros casos equipamentos extras terão de ser adaptados. As marchas podem parecer mais longas, esticadas. Seu carro terá que usar a última geração de kit de gás combustível, e uma “afinação” no sistema eletrônico da caixa (se houver) terá que ser feita. É o tal custo benefício que citei.No seu caso o câmbio vai encarecer mais ainda a transformação e a instaladora tem que conhecer muito de câmbio automático.

  6. Por gentileza, gostaria de saber se é possível adotar o sistema de gás no veículo Hyundai Santa Fé 2.7 V6, automático; e se há como informar qual seria o custo de instalação de um sistema moderno e seguro. Grato.

    1. Olá Isaias. Normalmente o kit existe para qualquer carro. Mas o seu sistema automático exige um kit diferente, mais caro, e com mão de obra muito especializada, sob o risco do carro ficar molenga, mais fraco do que o normal.Quanto ao custo varia muito e vc deve fazer vários orçamentos.

  7. Boa tarde
    Estou analisando a compra de uma Pajero V6 3.0 ano 96/97 automática com 175.000km e com quite gás já a mais de sete anos. O carro está em bom estado, bem conservado aparentemente, mas é um carro de manutenção cara, gostaria de saber se acham a compra viável ou se eu estaria entrando em uma “bomba” ?

    1. Olá Anderson.Existem alguns pontos para pensar. Um carro anos 90, automático de fato tem manutenção cara. Por ser uma Pajero este custo aumenta muito mais.O fato de ter um kit gá é exatamente por gastar muito do outro combustível. Mas o kit gás em carros automático gera muita controvérsia com relação a perda de força. Alguns dizem que deixa o carro muito molenga, mas outros afirmam que um bom instalador de kit gás consegue normalizar este fato. Ou seja: mais custo, pois exige atenção especializada.A rodagem dele também pode gerar mais custos de manutenção. Por outro lado todo carro grande e confortável realmente é mais custoso. Mas muitos preferem pagar por isso por uma questão de qualidade de vida, o que uma decisão bem pessoal.O preço do carro também conta se for ou não abaixo do mercado. Abraços e obrigado participar.

  8. Bom dia, Fernando.
    Gostaria de saber se tem como colocar GNV no FOX ou no KA, tenho dúvidas porque as malas são um pouco menores do que a mala do GOL, onde o cilindro já ocupa muito espaço. E em termos de potência, o FOX e o KA suportam bem o GNV?
    Obrigada.

    1. Olá Thais. Todo carro com GNV perde um pouco de potência, principalmente se for 1.0. Com certeza o espaço é menor nos dois casos. Mas existem cilindros para determinados modelos que ajudam nesta questão. A melhor maneira de confirmar é pedir uma demonstração na oficina instaladora. Uma última dica: instalar GNV em carro automático está gerando muita controvérsia.

    2. Olá Thaís, eu tenho um ka 2009 com gnv, já comprei ele assim. ele faz uma média de 20 km por m³ na estrada em uma média de 100km/h, na cidade fica entre 15 e 16km.
      O grande problema é na hora de revender o carro, pois o gnv desvaloriza bastante.
      Mas pelo tanto que rodo por mês, (meu trabalho é longe de casa), ainda é vantagem. sem falar no IPVA que no paraná é apenas 1% da fipe para veiculos com gnv.

  9. Olá, tenho uma fiat doblô 2009 adventure,estou pensando em colocar um kit GNV,ela faz 7 km litro na gasolina, será que compensa rodo em torno de 80 km dia.

    1. Olá Neyton. Sim, no seu caso vai compensar. Mas procure por uma oficina que tenha boas referências e peça informações detalhadas de como funciona o GNV deles, o consumo e o tempo de garantia, e as peças que estão incluídas nesta garantia. Peça por escrito. Abraços e sucesso.

  10. Amigos,
    Tenho uma Tucson 2008 2.0 automatica
    Ela faz 6,5 a 7km p/litro na cidade, penso em colocar ela no UBER sera que vale a pena se rodar de 100 a 200km/dia?
    obrigado

  11. comprei um ford fiesta sedan 1.6-8 valvulas 2012 gostaria de saber se eu botando o kit gas meu carro vai ser adequado bem.posso ter problemas com meu carro gostaria saber /

    1. Pode colocar meu amigo um kit gnv de 5° geração…vc não vai ser arrenpender, ainda mais como seu carro eh 1.6 não vai sentir a diferença mt grande na potência

  12. Bom dia tenho uma s10 flex 2.4 e gostaria de saber se compensa colocar um kit gás 5 geração?
    E se ela fica mesmo econômica com gás, já que a média dela é de 6 na gasolina?
    Obrigado

    1. Olá Fernando. Sim. Pelo tamanho do carro e a possibilidade do uso do flex, é sempre bom ter outro tipo de combustível. E o gás tem se mostrado bem mais Econômico. Atualmente as vantagens de um GNV são bem compensadoras. Abraços.

  13. Olá, acabei de instalar kit gás no meu carro é um new fiesta 2012 1.6 16 válvulas, ele fazia um média 9/10 km com litro de gasolina, e no gás o mesmo está fazendo 7 /7,5, sabe me dizer o que pode ter acontecido ?

  14. Fernando. Tenho um Renault Stepway e pretendo colocar kit gás. O que estou ouvindo falar é que, quando do carro com kit gás o seguro é mais caro. Isso é verdade?

    1. Olá Carmem. De fato tenho ouvido muito isso, mas não é regra. Algumas seguradoras podem ser mais baratas do que outras.Procure se informar bem antes da mudança. A alegação principal de algumas seguradoras é que um carro com kit gás tem a clara intenção de ser comercial, ou de rodar mais e assim estar sujeito a sinistros – como eles chamam acidentes – com mais frequência que um carro sem GNV. Mas talvez não seja uma diferença muito grande e tudo é negociável. Você também pode pedir que o mesmo seguro cubra outros possíveis defeitos, como chuva de granizo e etc. Leia bem o contrato.

      1. Olha, tenho uma STEPWAY que peguei zero em 2011, coloquei um kit GNV com 20 mil km, hoje já está com mais de 180 mil km, nunca deu problema nem me deixou na mão. Super econômica, mas, faço todas as revisões seguindo o manual do carro e trocas de óleo e filtros a cada 10 mil km. Vale super a pena.

    1. Olá Isaias. Obrigado por participar. O cilindro mais comum é de 15m cúbicos. Gasta-se cerca de 25 reais para abastecê-lo e roda cerca de 180 km na maioria dos carros médios do Brasil. Ou seja : 7,2 km por real ou 12 km por metro cúbico. Com o valor de um litro de gasolina (aproximadamente 3,7 reais) no gás se roda quase 27 km, o que é uma grande economia.É claro que alguns fatores podem variar este cálculo, como o preço do GNV, da gasolina, em seus vários lugares e a economia nacional.
      Temos ainda o cilindro de 21 metros cúbicos que abastece por cerca de 30 reais e roda cerca de 270 km. Tudo vai depender do espaço do seu carro e o cilindro deve comprometer o menos possível para que caiba malas ou outros itens.

  15. Tenho um palio 2004 1.8 flex . os mecanicos dizem qeu so posso usar álcool nele pois a gasolina da varios problema é verdade ou mito

    1. Olá maurício. A gasolina é um combustível muito melhor do que o álcool. O que pode ter acontecido é que sua central de injeção travou na regulagem apenas para álcool. O errado é misturar os dois combustíveis apenas por a palavra flex nos passa esta segurança. procure outra oficina e relate o problema.Abraços.

  16. olá! preciso adquirir um carro 4×4 a gasolina ou flex e convertê-lo a gás. Gostaria de saber qual veículo desse porte é melhor para por gás, de quantos cilindros e se poderá ser automático. O carro que mas me interessa 4×4 é o captiva, o iX35, o RAV, mas me informaram que alguns não são bons para gás.
    fico grata, lucia

  17. Comprei uma S10 4c 2.2 ano 2000 JÁ com o kit gás gostaria de saber se posso ficar mudando de combustível sempre que achar necessário tipo para da partida gasolina e depois gás ou na br perdeu potência troco di novo ou evito essas trocas vou usá-la em estradas de terra com carga na gasolina no asfalto no gás.o quê vcs me sugerem no más obrigado.

  18. Prezados integrantes deste grupo, gostaria de saber se alguém é possuidor ou conhece quem possua Hyundai Santa Fé à gás e qual a opinião desse proprietário. Grato.

  19. Boa noite Fernando,tenho uma Eco Sport flex 2005 ,ela faz 7km c 1lt no ar,gasto 1 tanque por semana,gostaria de diminuir esse custo,tem alguma experiência nesse carro,na Eco??creio que pela economia será mais vantagem,falo pq meu pai tenho um gol 1.0 usa gás a 3 anos e vai n vai ele tem problemas,ja fez até o motor,pode me ajudar?

  20. Boa noite estou com uma dúvida tenho um kit gnv 5 geração em um Linea flex e tive que realizar o ajuste no alcool porque com o ajuste na gasolina demorava muito para dar a partida de manhã,agora estou achando que o nivel de óleo e agua do radiador está baixando isso é norma pode ter relação com ajuste estou achando o carro fraco parece que está forçando o motor.

    1. Olá Marcio. Vc deve levar o carro até uma oficina de GNV e avaliar a questão, principalmente a do óleo e da`água. Pode ser que forçando o motor, outros componentes também são forçados e se desgastam. Não deve ser considerado normal.

  21. Oi fFernando boa noite!eu tenho um jeep a gasolina. Completo.vc acha q vc achar q nao da nem um poblema se eu colocar gnv.porq rodo muito.se alguem solber o valor do kit gaz, e o lugar mais enconto me avise por facou. Obrigado…..

  22. Olá boa tarde .
    Tenho um Grand Siena 1.4 zero Flex e gostaria de colocar um kit gás porque rodo muito .
    E tranquilo ? Não tem problema no carro Flex ?
    Obg.

    1. Olá Marcelo. A instalação é tranquila. As desvantagens são: perda de espaço no porta malas e talvez um pouco de potência do motor. Já as vantagens são uma grande economia de combustível e excelente autonomia.

  23. Comprei um Sendero 1.6 automático ano 2014, para UBER. Coloquei o kit 5 geração da Landrenzo. O motor não perdeu potência. Para a minha tristeza, ele fez 6,2 m3/l na cidade do RJ. Tem 3 semanas de conversão. Vou retornar à oficina, para ver o que há. Antes, vou medir o consumo do carro no álcool. Depois informo o andamento. Abraços.

      1. Estou criando uma metodologia para ver se há problema na conversão do álcool para o gnv. Meu carro é Sandero 1.6 16 v automático ano 2014. Usando ar condicionado, no álcool e na cidade, está fazendo 5,8 km/l, e no gás 6,5 km /m3. Usando pouco ar-condicionado, o consumo de gás passou para 9,5 km/m3. Achei essa diferença muito acentuada. Na teoria, um carro que faz 6km/l no álcool, deve fazer 9 km/m3 no gnv. A minha formação é em tecnologia mecânica de motores, mas em gás, estou começando de 1 mês para cá. Não sou mecânico, mas teórico. Estou procurando entender a fórmula empregada na conversão pelos softwares. A mistura do gás tem que ficar um pouco rica, para que a combustão não ultrapasse 700 graus C, e ficar em torno de 650 graus. O álcool queima a 420 graus em média, e a gasolina a 360 graus. O carro a gás muito econômico, trabalha com mistura pobre, e pode danificar as válvulas do motor. Cuidado com isso.

        1. Olá Dandolo. Obrigado por sua participação. De fato são números que merecem uma observação cuidadosa. O carro a gás não é minha especialidade, e sim elétrica e eletrônica automotiva. O que eu reparei nos kits mais antigos era um desgaste maior de bateria e arranque. Mas isso tem melhorado. Opiniões como a sua e de outros especialistas são sempre bem-vindas e importantes para esclarecimentos e ajudar a todos em escolhas. Abraços.

  24. Olá Fernando! Estou pensando em comprar um Sonata 2013 para fins de trabalho. Irei rodar cerca de 140 km por dia. Ele é automático e motor 2.4. Vale a pena colocar gás natural? E no Polo Hatch automático?

    1. Ola Andherson. O gás natural é sempre mais econômico e a tecnologia vem se desenvolvendo. Mas no caso de carros automáticos a loja instaladora deverá ter experiência neste tipo de veículo que precisa de mais atenção na hora da instalação e regulagem. Mas também fica bom.Abraços.

    1. Olá Luis. Depende do uso do carro.Se for uma carro que viaja ou trabalha muito, vai compensar com a economia, principalmente se for um carro com motor “bebedor”. Mas se for um carro de uso diário apenas, mais para a família, então tem que se calcular o custo benefício que seria o preço da instalação e valorização do carro.

  25. Tenho uma Scienic 2007. Gostaria de colocá-la a gas, pois rodamos bastante…. só que o motor já está bem usadinho… seria aconselhável trocar o motor e depois colocar o KIT GAS, ou a mudança não impactaria na questao do motor?

    1. Olá Marcelo. A economia de combustível com certeza será grande. Mas avalie o custo da instalação e outros, como a manutenção periódica, perda de espaço no porta malas. Converse com um instalador de kit gás e pergunte sobre as novidades. Esta tecnologia desenvolveu muito nos últimos anos. Depois é só por no papel o custo benefício.

    1. amigo tenho um chevrolet classic 2010 1.0 com kit gnv 5 geracao com aproximadamente R$40,00 ando entre 180 a 200 km, pra mim compensou mt a conversao, aqui em manaus o gas ta caro mais ainda vale a pena gnv: 2,85 etanol:2,99 e gasolina de 3,29 a 3,99, mas tem q dirigir igual tiozao, so de boa esperando o carro desenvolver tranquilamente, esta eh a parte ruim do 1.0 a gas e tbm qnd vai subir ladeira com ar ligado, fora isso so tranqulidade.

      1. É o seguinte: Usa o óleo do fabricante, com o aditivo Alfa X ou Militec 1. Estou pesquisando melhor, como se faz a regulagem do carro a gas. Se a mistura do carro a gas ficar pobre, a temperatura se eleva, podendo destemperar as válvulas e tuchos. Coloca a vela Iridiun.

  26. Olá. Moro em são Paulo tenho um cobalt
    1.8 e to trabalhando.
    Na Uber gasto muita gasolina to pensando colocar o kit gás mas tenho medo de danificar o motor ele é flex alguém pode orientar

    1. Olá Erinaldo. Normalmente o GNV é bem aceito pela maioria dos carros. Com certeza vc vai gastar menos dinheiro com combustível. Alguns reclamam que o carro fica um pouco mais fraco.Sugiro conversar com uma boa instaladora de kit GNV e escolher a melhor opção para seu carro e uso dele.

    2. Amigo pode instalar sem medo, mas escolha um cilindro grande pra evitar ficar indo no posto toda hora e o kit gnv de 5 geracao q fornece a quantidade ideal para cada cilindro do motor, assim evitando qualquer desgaste prematuro d qualquer outra peca do motor

    1. Olá Paulo. Sim. Nos últimos anos o retorno de benefícios em relação ao GVN tem sido muito bom. A tecnologia melhorou e existem muitas opções diferentes no mercado. A economia vai ser muito boa. Abraços e grato pela participação.

  27. Boa noite Fernando. Gostaria de saber se existe alguma prevenção em relação a chance de trincas no cabeçote e ao menor tempo de vida útil no alternador e motor de partida. Obrigado.

    1. Olá André. Os avanços do kit de GNV melhoraram muito esta questão. Mas um fator muito importante é avaliar como está o motor e outras peças antes de instalar o kit, pois pode haver confusão relacionando o GNV com defeitos preexistente e ocultos.

    1. Olá Bruno.Obrigado por perguntar. Um carro com GNV é muito mais econômico do que um com combustível comum.A geração do seu kit é boa. Pelo o que estou observando no mercado, creio que seja um bom negócio. Quanto ao motor. isto depende de como ele estava quando instalaram o kit.O ano ajuda muito neste caso. Abraços e sucesso por aí!

  28. Olá Fernando Boa noite,
    To comprando um fiesta sedan 2008 motor 1.6 com 70 mil rodados. O carro tá Novo.
    Vale a pena colocar o GNV?
    Trabalho viajando.
    Desde já valeu pela atenção.

    1. Olá Eric. Ultimamente o uso do GNV tem gerado mais elogios do que críticas. É uma tecnologia que evoluiu muito, além do fato que os outros combustíveis pioram na qualidade e subiram no preço. Este post, inclusive, tem sido atualizado com mais constância que os outros 300 do site. Isto devido a mudança de opiniões e reclamações. Como a voz de Deus é a voz do povo, isto vale também para os elogios. Eu recomendo sim. Abraços. e obrigado por participar.

  29. Ola
    tenho camioneta S/10, ano 2007, ganhei um Kit Gas, gostaria de saber se realmente detona os cabeçotes e se o motor perde força nas subidas ou arrancadas. gostaria de saber se realmente tenho que ligar o veiculo com gasolina e de vez em quando tenho que trocar para outro combustivel ou posso ficar usando somente o gás.

    1. Olá Andre. Não sei a geração do kit que você ganhou. Mas quanto ao cabeçote é um problema que novas tecnologias estão resolvendo bem. O que eu tenho observado é que as reclamações de sequelas do uso do GNV tem diminuído muito. De fato o carro pode ficar mais fraco. Mas isso é relativo, dependendo do motor em questão. Se for um carro 1.0 o motorista vais sentir mais do que um motor como o da S10, por exemplo.Usar somente o gás é viável, pois o sistema de bomba funciona também, com a gasolina retornando ao tanque, e antes ela ficava desligada e estragava por falta de uso. Pela economia que você vai ter é uma boa opção. Abraços e obrigado por participar.

  30. Boa tarde! Gostaria de receber uma parâmetro sobre o desgaste causado pelo kit de GNV de 5ª geração com injeção multiponto, pois pelo que pesquisei os problemas de desgastes foram solucionados e a queda de potência agora fica no máximo em 10%. Desde já agradeço a atenção!

  31. Tenho um já 3 1.4 e penso em colocar kit gás de 5 geração nele o que o sr acha??? Rodo muito e tenho que buscar meu filho na escola, fazer comprar e além do mais rodo muito

    1. Olá Maciel. Grato por participar. O GNV é bem mais econômico que outro combustível. Esta é a grande vantagem final. É evidente que a tecnologia de GNV tem avançado muito. Mas tenha em mente verificar os seguintes itens antes de instalar o KIt:
      – Seu carro deve estar funcionando bem ou normal com gasolina ou álcool. Se não for o caso, mande reparar antes de instalar o kit. Também mostre isto para a oficina que vai instalar (que seu carro está em boas condições de motor)
      – Procure por uma instaladora de GNV que tenha bastante experiência na instalação do kit de 5 geração. Isto é essencial para um bom resultado.
      – Peça ao instalador que deixe partes do motor, que devem ter manutenção, livres, ou seja: que o kit seja instalado sem atrapalhar a manutenção rotineira do seu carro.
      No mais é curtir mais dinheiro sobrando. Saudações e sucesso por aí!

    1. Olá Ananda. A diferença do seu carro para um com caixa manual é que a instaladora do kit tem que ter experiencia na instalação em carros automáticos. Existe uma regulagem especial neste caso. Mas funciona perfeitamente e a economia de combustível que vem com o tempo é muito boa.

  32. Olá Boa Tarde… Gostaria de saber sobre o GNV.. Tipo tenho um Peugeot 207 Passion XS 1.6 1 e queria instalar o kit Gás de última Geração.. Minha dúvida é se o carro se dar bem com GNV..

    1. Olá Rafael. Novas tecnologias melhoram muito o desempenho do GNV. O que você tem que levar em consideração é o retorno do investimento na economia de combustível. Se você usa muito o carro este retorno é bem mais rápido.

  33. Boa tarde tenho um Linea flex e gostaria de realizar o ajuste na gasolina,está consumindo muito alcool até esquentar o motor acredito que se ajustar na gasolina o consumo vai melhorar porque não a necessidade de esquentar muito o motor….me ajude.

  34. Boa tarde Fernando..
    Tenho um Linea flex com kit 5 geração e o ajuste foi realizado com alcool se trocar para gasolina é obrigatóriamente necessário realizar novo ajuste?

    1. Olá Marcio. Se o ajuste foi proposital, mexendo na central, seria apropriado reajustar ou pelo menos experimentar com a gasolina e observar. Alguns carros basta andar com ele por 11 quilômetros que ele regula.Mas se a luz da injeção acender, entrar vai ser necessário escanear o carro.

  35. Estou tentando entender, como é realizado o mapeamento do motor, pelo software da Landirenzo. O gás automotivo na Europa é a mistura do Propano e Butano, e o nosso tem 80% de Metano, com menos caloria. Desconfio, que o programa de computador não esteja adaptado para o nosso tipo de gás. Se descobrir algo, informo para todos.

  36. Ola Fernando, tenho uma RAV 4 2.4 2011 automática, gostaria de saber se compensa colocar o kit gás de 5a geração, e uma indicação na zona leste de uma boa empresa para isso, pelo fato dele ser automático.

    1. Olá Wladymir. Sim, vai passar a ter uma boa economia. Mas quanto a oficina eu desconheço, pois sou de Belo Horizonte. Mas as oficinas especializadas em carros automáticos fazem questão de anunciar que trabalham com este carro..

    1. Olá Anderson. Se for levar em conta a potência do seu carro, sim aceita bem.Mas é recomendável ir em uma outra oficina e avaliar o estado geral do motor, se ele queima óleo, se está batendo. E peça uma “laudo” por escrito se estiver tudo ok. Este laudo você mostra ao instalador do kit. Se o motor apresentar algum defeito, corrija antes. Em termos de economia o KiT é muito bom.

  37. Olá Boa noite
    Estou pensando em comprar um Fiat Linea 1.9 e converter para gnv, qual melhor kit para colocar e sera bem aceito ou e melhor eu procurar carro de outra marca pra comprar?

  38. Olá, Fernando, estou vendo um Citroen c4 pallas para comprar e ele tem o kit gás instalado, tenho receio de gás por não conhecer bem esse tipo de combustível me parece que estou andando com uma bomba pronta para explodir no porta malas, ando com meus 2 filhos e o carro seria usado para leva-los a escola, ando em media 60 km por dia o que tem para me dizer ? Carro com gás é seguro ? Como sabemos de foi bem instalado ? Se alguem colidir em minha traseira pode explodir? Grata Adriana

    1. OLá Adriana. A tecnologia do GNV sempre foi segura. Não vejo motivo para este tipo de preocupação. Como você anda muito diariamente, com certeza vai ser uma grande economia. O carro C4 é um bom modelo. Mas você deve levá-lo para que possam avaliar o estado do motor. Para saber se o GNV foi bem instalado, você deve levar o carro também em uma oficina instaladora deste combustível. Aliás, é um direito do comprador avaliar estas situações com especialistas.

  39. Boa noite Fernando. Sou taxista no RJ e tenho um Honda City 2015 que estou convertendo para Gas. minha pergunta: Devo usar gasolina ou Alcool? Minha preferencia seria pela gasolina pelo fato de meu carro funcionar melhor com gasolina, ligar melhor pela manhã em tempo frio, consumo na gasolina ser melhor ( a proporção preço/consumo ) opção. Qual sua opnião?

    1. Olá Jose. Eu também usaria a gasolina por ser mais segura que o álcool em relação a qualidade e reconhecimento pela central, e tudo que você disse no comentário. O combustível mais barato você já tem que é o GNV. Ultimamente o álcool tem causado muitos problemas. A maioria dos motivos que faz a luz de injeção acender vem do uso do álcool ou da mistura dele com a gasolina. Abraços e obrigado por participar.

  40. Tenho um spin automático 7 lugares Flex ,comprei ja com gaz,ai ando no gaz direto ,mais mantenho a alcool ,gostaria de saber se posso passar a colocar gasolina,como faço?espero acabar todo o álcool?

    1. Olá Carla. Se existir a possibilidade de também usar a gasolina (confirme isto em uma oficina), basta esperar chegar na reserva e trocar o combustível. Mas lembre-se de andar com carro por cerca de 11 km, ou 20 minutos, sem desligar. A central precisa disso para acertar a mistura.

    1. Olá jean. Pela quilometragem rodada, instalar o kit vai ser vantajoso na economia. Mas talvez o carro vá perder na potência por ser 1.0 da Volks. Se na gasolina seu carro é econômico, com gasolina, eu ficaria sem o kit. Abraços.

  41. Boa tarde, tenho um Hyunday Santa Fé 2008 2.7 v6 4×4 automático, algumas pessoas disseram que da problema colocar gás nele, você sabe algo a respeito?

    1. Olá João. Talvez o único inconveniente seja por seu carro ser automático o que implica em uma regulagem diferente. Mas já existem oficinas de kit gás com experiência na sua situação. Desconheço outra situação.

  42. Olá Fernando.. Meu carro é um Peugeot Passion XS 1.6 16v estou pensando em colocar o kit gas G5 será que o carro vai se sentir bem?

    1. Olá Rafael. Ultimamente tenho ouvido mais elogios do que críticas ao GNV. Vou até dar uma atualizada no post (rrs). Creio que a ultima geração vá agradar mais ainda. Mas você tem que levar em conta o investimento. Por exemplo: quantos km por mês você vai rodar? Será que que economia vai compensar e em quanto tempo. Se ele for automático tem que ser instalado por firma com conhecimento neste tipo de veículo.

  43. Olá Fernando,tdb??
    Estou com uma dúvida,estou quase comprando um Daewoo lanos 1998,automático,com gasolina
    e kit GNV,já instalado e legalizado.O dono(2º) fez sempre todas as manutenções necessárias,com 168 Km original, todo revisado, pneus novos, amortecedores novos ,freios revisados , interior bom, banco de couro ,air bag duplo, vidros elétricos, dir.hidráulica…Me interessei principalmente por se tratar de um automóvel de mecânica GM.
    Se tratando de um veículo com cambio automático(que o dono garante estar impecável), com GNV já instalado (informa que faz 15 em circuito misto)…Eu farei em média 1000 kms mensais,vale a pena adquiri-lo pela bagatela de R$ 8 mil??

    1. Olá Cesar, primeiro peça a um mecânico que analise o estado geral do motor, se ele está queimando óleo ou baixando no cárter. segundo procure saber qual geração de GNV está instalada no carro. O peço é bom. Mas o GNV é muito útil para quem roda muito com o carro. Também, o carro com câmbio automático merce um atenção especial quanto a regulagem do Kit. E experimente o carro e veja se ele te agrada mais do que o seu último

  44. Pretendo instalar um kit gas em um renaut duster 15/16 – 1.6 manual. Qual o melhor kit 3a ou 5a? E a melhor marca atualmente ?A diferença de preço é grande e dizem que nos carros mais novos a luz da injeção eletrônica fica acesa direto.

  45. Olá Fernando. Tenho uma S10 2.4 ela foi a gás mais de 8 anos do antigo dono. Eu comprei ela já estava a gasolina. Sou corretor de imóveis gasto em média com ela 30 a 40 reais quase por dia. Estou em dúvida se coloco a gas novamente pois tenho o cilindro dela ainda é iria gastar na faixa de 800 reais para colocar

    1. Olá Jeferson. É tudo uma questão de custo benefício. Com certeza você vai gastar menos com o combustível. Tudo vai depender do quanto o carro vai rodar por dia ou por mês e do tempo que ele vai ser seu. É um retorno de médio prazo.

  46. Olá Fernando, como vai ?
    Tenho um pálio essence 2013 Flex. Faz em torno de 9 por litro na gasolina.. Estou pensando em me mudar para outra cidade que o único empecilho está sendo o gasto com a gasolina.
    O gás é mesmo muito mais econômico ? Meu carro faria em média quando no gás.. Se faz 9 na gasolina?
    E o cilindro pode ficar embaixo do carro ? Pois o portaa malas é super pequeno.

    1. Olá Andressa. Grato por participar. A economia do gás em relação a gasolina e o álcool pode chegar a 60% dependendo das condições de uso do carro., como por exemplo muitos km rodados por dia. Em um Táxi é essencial. O tanque fica no porta mala, mas existem vários tamanhos e a oficina instaladora vai esclarecer melhor esta questão.

  47. Tenho um renault megane 1.6 16v, faz 6,5 no alcool na cidade e 9km/l com gasolina , Qual seria meu consumo com GNV no minimo?
    caso tenha algum problema no meu catalisador isso pode influenciar na instalação?

    1. Pega o consumo do álcool e soma 1,5. No gás vai ficar entre 7 a 8 km m3 na cidade. Ótimo, pois custa 2 reais o m3, e o álcool 3,60 o litro. Então, 80 km com gas, vai custar 16 reais, e com âlcool 13 l, ou seja 47 reais.

  48. Pessoal, tenho um classic 2014. Então gostaria de colocar o GNV , porém queria saber à respeito dos kits gás. Qual seria o mais indicado para o meu carro, pois o mecânico mim indicou o de segunda geração.

  49. Olá Fernando, tenho um Logan 1.6, 2016 e tenho interesse em colocar GNV será se fica bom? me disseram que esse veículo não tem como instalar o atuador da marcha lenta, agora estou na dúvida me ajuda se!

  50. Olá tenho um linea 2010 1.9 Absolut queria saber se o de 10 seria bom no meu carro … uns falam que o g2 é melhor que o g5 no meu carro … queria tirar essa dúvida

  51. Olá, li seu comentário sobre ser vantajoso a instalacao do kit GNV no fiesta 2008 1.6. Você sabe qual seria o kit GNV ideal para esse carro? Abs

    1. OLá Antônio. Tudo é questão de custo benefício. No caso do GNV a economia é o carro chefe. Nesse caso a vantagem é muito grande para quem roda bastante com o carro. Mesmo assim a economia vai ser bem evidente. O kits de hoje são bem avançados e bem aceitos pela maioria do modelos nacionais. mas converse com o instalador sobre a questão de ser motor E. torQ.

  52. Boa tarde Fernando,tô pretendendo compra uma Doblo Adventure lock 2011 já tem o kit gás 5ª geração,
    esse carro já foi taxi e tá com 92 mil rodado, qual conselho vc me da sobre ele e quais problemas futuros vou ter.
    nunca tive esse tipo de carro, já olhei e gostei mais com desconfiança por ter o gás. fico no aguardo obrigado.

  53. No caso do Gran Siena Tetrafuel que vem original de fábrica e que é comandado por uma central que alterna entre gasolina e gnv quando vê a necessidade desta troca. Vale a mesma regra? Ou quando dá a partida ele liga na gasolina pra não forças a parte elétrica? Li que quando falta torque a própria central troca de combustível para não forçar o motor? E a regra para revisões é a mesma do carro instalado gnv depois que saiu da fábrica? Aguardo. Abraço

  54. Boa tarde eu tenho um hb20 s 1.6 e fui informado que eu me arrependeria se colocasse gnv, qual problema existe realmente em se colocar ou não um kit gnv no meu caso?
    Eu pretendo colocar um modelo 3 geracao, será que vai funcionar bem?
    Abraço

  55. Bom dia… tenho um Citroen Air cross 2014 automático e estou gastando uma média de 400,00 por mês de gasolina, apesar de morar muito próximo do meu trabalho. Gostaria de saber se vale à pena instalar o kit e se existe alguma problema por ser automático… desde já agradeço… Simone de Curitiba

    1. Olá Simone. De fato o kit gás é muito econômico e depende do quanto o carro roda. No caso dele ser automático, você deve procurar uma instaladora que tenha experiência neste tipo de carro. Uma regulagem especial tem que ser feita.

  56. Ola, tenho um sentra automatico
    2.0 do ano de 2014/2015. Ando
    2.000 km por mes. Qual seria minha economia? Tem risco de estragar o gas com o kit gas?

    1. Olá Renata. A economia pode chegar a 60%, o que é o ponto alto desse kit. O retorno do custo vai ser proporcional dependendo de quanto vai custar. Mas pode ser mais de um ano para retornar. Por ser carro automático, o kit tem ser instalado em oficina que tenha experiência nesse tipo de carro. Uma regulagem especial tem ser fácil.

  57. Ola, boa noite
    Tenho um ford ka + 2015 1.0
    Estou querendo instala um kit gas nele, mais me falaram q o 3 geraçao nao pode. Gostaria de saber se e verdade?

  58. Olá, bom dia Fernando! Eu tenho um siena flex 2010 1.0, 8v. Gostaria de saber se acha que eu perderia muito o rendimento do motor em questão de velocidade instalando o kit de gás, meu pai também trabalha com Uber então gostaria de saber se é mais vantagem para ele? sem contar que viajamos todo mês para nossa cidade natal que é 588km, o valor de combustivel que gastamos mudaria muito pra gente? Ou você acha que seria melhor a gente mudar de carro para um 1.4 ou 1.6 para fazer a instalação desse kit? Desde já agradeço!!

    1. Olá Elena. Os kits de hoje são mais avançados. Mas de fato há uma queda de potência que pode ser compensada pela mudança de combustível na hora que ela acontece. Esclareça isso com o instalador. Alguns entram aqui no Mãos ao Auto e podem a qualquer momento te passar mais informações. Mudar a potência via de fato melhorar o desempenho de comparado como o 1.0. Mas o mais importante é a grande economia que vocês vão conseguir com a profissão e a quilometragem que o carro roda. Creio que aí está o grande benefício.

  59. Ola Fernando,
    Achei muito interessante seu site.
    Estou pensando em adquirir um Siena Tetra, usado.
    Vc sabe me dizer se, como o GNV vem de fábrica, também corre o risco de um desgaste precoce de cabeçote ou tem algum outro risco.
    Grato.

    1. Olá André. Grato por participar e por suas palavras. Tudo que vem de fábrica é melhor pelo simples fato de não é uma adaptação como ocorre com qualquer outro acessório instalado pós fabricação. Até um rádio, mesmo de autorizada, se for instalado depois vai acontecer alguma adaptação. É um carro com mais elogios do que reclamações. O sistema de GNV do siena de fábrica é diferente dos instalados, ou os kit gás. Além de você pode escolher entre o gá e o combustível normal, também pode deixar a central faze esta escolha. Ele também vem com parte da suspensão diferenciada. O ponto negativo é perda de potência do motor. A autonomia usando GNV aumenta em 120 km. Quanto ao restante do carro, acabamento etc, é igual ao Siena comum.

  60. Boa tarde, me chamo Maurício e estou pensando em comprar uma Silverado ano 98 já adaptada a GNV.
    A minha duvida é se vale a pena fazer negócio com a Silverado pois nunca tive um veiculo com GNV.
    Qual é a opinião dos amigos??
    Obrigado.

  61. Olá tenho uma Palio Weekend 1.4 2012/2013 , uso ela para ir trabalhar e para voltar para casa(50km ida e volta) e faço todos os dias um “bico”como UBER….será que vale a pena instalar o kit gnv?E depois de instalado o kit ,qual o proximo passo?Tem que constar no documento do carro que foi feito a conversão?Tem que fazer quantas inspeçoes por ano?

  62. BOA TARDE.
    TENHO DOIS CARROS CONVERTIDOS PARA GNV.
    UM SANTANA 99 QUE ESTA COMIGO A 10 ANOS E SEMPRE TEVE GNV. OU SEJA A 18 ANOS.
    E UM ASTRA 2009 QUE ESTA COMIGO A 1 UM ANO, SOU SEGUNDO DONO E ASSIM QUE COMPREI INSTALEI O GNV GERAÇÃO 5.
    O SANTANA RODOU 360 MIL KM ATE SER NECESSÁRIO A PRIMEIRA INTERVENÇÃO NO MOTOR
    JA O ASTRA ESTA COM 180 MIL KM E INFELIZMENTE ESTOU FAZENDO SUA PRIMEIRA INTERVENÇÃO NO MOTOR.
    UM POUCO CEDO NA MINHA OPINIÃO.
    SEGUNDO O MECÂNICO FOI DEFEITO NA BOMBA DE ÓLEO MAS……
    ESTOU COM UMA DÚVIDA CRUEL
    NO MANUAL DO CARRO DIZ PARA USAR O ÓLEO X DE UMA DETERMINADA ESPECIFICAÇÃO.
    QUANDO FIZ A CONVERSÃO O MECÃNICO ORIENTOU A MUDAR O ÓLEO, OU SEJA USAR ÓLEO DIFERENTE DO ESPECIFICADO NO MANUAL.
    NO CASO DO SANTANA ACREDITO QUE NÃO INTERFERIU EM NADA
    MAS NO CASO DO ASTRA ACREDITO QUE POSSA TER FEITO DIFERENÇA PQ LOGO DEPOIS QUE INSTALEI O GÁS E MUDEI O ÓLEO USADO NO CARRO O MOTOR COMEÇOU A FAZER UM BARULHO QUANDO LIGAVA ISSO OCORRIA SOMENTE PELA MANHÃ E SEGUNDO O MECÃNICO ERA O TUCHO Q ESTAVA RUIM, O MESMO FOI TROCADO MAS……. POUCOS MESES DEPOIS ESTOU EU FAZENDO MOTOR DO CARRO.
    ENTÃO MINHA DÚVIDA É A SEGUINTE:
    QNDO FAZEMOS A CONVERSÃO PARA GNV DEVEMOS OU NÃO MUDAR O ÓLEO UTILIZADO NO CARRO?

  63. Boa noite tenho fiesta sedan 1.6 2011/2012 flex mas ele é muito bebedor kkk estou pensando de verdade em colocar gnv vcs podem me dizerem se vale a pena? Desde ja obrigado moro em Fortaleza _CE

  64. Olá amigos, recentemente adquiri um Pegeout 2006 Feline 1.4 (manual) – 2006/2007. Porém me dizer se compensa colocar GNV? Uso o carro todos os dias para trabalhar, tenho medo de colocar e acabar com o motor do carro. E ouvi comentários sobre isso mais não sei se procede. Agradeço pela ajuda e parabéns pelo canal.

    1. Olá Silvio. Grato por participar conosco. Eu diria que este tipo de problema tem acontecido mais com carros que rodam muito e precisam de ter uma economia grande. Ou seja: carros comerciais como táxis e Uber. Aliás, qualquer acessório, nesse tipo de caso, sofre mais, como as baterias, por exemplo. As fábricas não davam garantia além de 3 messes para táxis. Mas em uso normal, familiar, com algumas viagens programadas, a economia de combustível compensa os gastos com o GNV. Nesse caso a possibilidade de usar o flex aumenta, o que contribui para menos despesas. No mais, a tecnologia no setor avançou muito, o que permite comparações otimistas de custos. Tenho ouvido mais elogios do que críticas, o que é bom sinal. Forte abraço e sucesso por aí!

    1. Olá Wiliam. Existem muitos taxistas com este tipo de carro rodando na praça. Eu creio que o que é original pode até ter menos tecnologia, mas é mais dimensionado pela fábrica. Em termos de economia também é bom.

  65. ja tive 2 carros gnv o primeiro foi um celta 2009 com cilindro de 10metros esse primeiro rodei bastante no gnv e nunca tive problemas sou mecanico o carro estava excelente manutençoes seguindo na risca vendi ele morrendo de pena fazia 170 km com 10 metros nunca deu defeito fiquei 2 anos e agora tenho uma ecosport 2003 com gnv de 18 metros na mala fui do rj para brasilia nele no gnv depois voltei pro rj e agora fui do rj pra natal uma economia enorme eu amo o gnv e aconselho colocar quem quiser desde que seja numa convertedora seria e que siga as manutençoes a risca e faça o uso corretamente alternando entre gasolina e gnv !! estou satisfeitissimo nao quero outra coisa. meu cilindro de 18 faço uns 330 km abraço

    1. Olá edson. O ar ligado aumenta a pressão ou o “peso” nas correias do motor e exige um esforço maior do motor. Desta maneira o combustível, qualquer que seja, vai ser mais consumido. Mas é claro que um carro com GNV vai ter um custo menor do que um de flex também no caso de ligar o gás. GNV é sempre mais competitivo em termos de consumo.

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