Seu carro tem pouco uso? 10 Dicas para mantê-lo em forma!

Como vimos em outro post, a frota brasileira de veículos aumentou assustadoramente nos últimos anos. Apenas como exemplo, Belo Horizonte possui hoje uma frota de mais de 2,5 milhões de veículos. Isso significa que muitas famílias têm mais de um ou dois carros em sua garagem. E sempre haverá aquele que será menos usado por um motivo qualquer.

Mantenha seu carro sempre em forma!

Por outro lado, existem aqueles motoristas que compram apenas um carro, mas o usam pouco, e, além disso, também temos os idosos, que com o passar do tempo dirigem cada vez menos. O que fazer para manter este veículo em dia? Como podemos deixá-lo sempre pronto para sair no caso de uma necessidade?

Aqui vão algumas dicas para que seu carro esteja sempre em forma, mesmo sem sair de casa:

  • Ligue o carro, de preferência todos os dias, por no mínimo 10 minutos e em marcha lenta. E durante este tempo faça o seguinte:
  • Movimente o carro mudando a posição das rodas (para frente ou para trás),
  • Com o motor ligado, pise algumas vezes no pedal do freio para movimentar todo o sistema (óleo, sapata, pastilhas e lonas).
  • Ainda com o motor ligado, cheque todas as lâmpadas do carro.
  • Com o motor desligado e frio, verifique de quinze em quinze dias o nível de água do radiador e faça o mesmo com o óleo do motor.
  • “Descole” as paletas do limpador de para-brisa, que costumam se grudar no vidro do carro pela falta de uso.
  • Se o carro possuir ar-condicionado, ligue-o dia sim dia não, para que suas partes móveis estejam sempre lubrificadas e o gás refrigerante também atue.
  • De dez em dez dias complete com gasolina o reservatório de partida a frio.
  • Fique atento ao estado dos pneus, e também do estepe, se estão murchando aos poucos (nesse caso leve o carro para calibrar os pneus).
  • No caso de carros que estão parados há meses, cuidado com o combustível. Não o deixe envelhecer no tanque.

Parece muito trabalhoso? Mas não é. E realmente você não gastará mais de 10 minutos por dia do seu tempo. Se não puder fazer, peça a alguém da família que o faça

Por fim, lembre-se que essas dicas são sempre para carros que ficam parados por um determinado tempo, mas que estão a disposição da família para uso normal. Seguindo estas dicas, sua bateria estará sempre carregada, o motor lubrificado, pneus cheios, entre outros benefícios que deixarão seu carro pronto para sair em segurança. Mesmo assim, todos os veículos devem ir periodicamente a postos de gasolina e a uma oficina para passar por uma manutenção adequada.

Quer receber mais posts do Mãos ao Auto? 

Curta nossa página no Facebook

Please follow and like us:

This article has 3 Comments

  1. Falando em pouco uso do carro, eu tenho um carro mas o meu uso dele é muito, muito pequeno pois moro numa cidade de interior e trabalho a pouco mais de 5Km do meu serviço. Não, não tem transporte público aqui, acredite. Logo, a jornada do meu carro é: Andar 5Km, parar por 4h, andar mais 5Km, parar por 2h, andar 5Km parar por mais 3h, andar 5Km e permanecer parado até o outro dia. Vez ou outra andamos um pouco mais pra ir fazer as compras ou ir pra algum evento social, mas, como já disse que a cidade é bem pequena, geralmente o percurso não passa desses 5 ou 6Km.
    Conversando com alguns amigos, eles disseram que o fato de eu não utilizar tanto o carro em longas distâncias (acima de 20Km) pode acabar danificando mais algumas peças do carro pois o motor não esquenta o quanto deveria e as peças não chegam ao ponto ideal de uso, seja lá o que isso queira dizer.
    A minha pergunta então é: Qual seria o fundamento disso? Eu não tenho nem como andar muito no meu carro aqui na cidade… se eu rodar 20Km pra qualquer lado, eu saio da cidade 😀 É bom eu ficar dando umas voltas de bobeira algumas vezes?

    1. Olá Guilherme. Seu carro está longe de ter um uso tão pequeno como você diz. De fato ele está dentro do que nós chamamos de “rotina saudável” para um carro.Todas as dicas que demos no artigo você já faz no seu dia a dia e dificilmente você terá problemas de um carro com pouco uso. Quanto ao que seus amigos disseram não há nenhum fundamento. Um carro moderno esquenta em minutos deixando as peças internas do seu motor em condições ideais de funcionamento. Não muito tempo atrás era comum deixar um carro a álcool esquentando na garagem por cerca de quinze minutos. 20 quilômetros por dia é suficiente para a boa saúde do seu carro. Hoje em dia o avanço tecnológico permite dar partida e sair em seguida com o carro.Fique atento somente ao prazo de validade do óleo, bateria e pneus, o que você pode consultar em outros post do site. Abraços e qualquer dúvida estamos a sua disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *