A seta do carro parou de funcionar: o que fazer

Antes de procurar um profissional, existem alguns testes fáceis de fazer. Talvez o defeito seja reparado ou no mínimo você irá até uma oficina já sabendo do defeito e até mais preparado para o valor da despesa. Não confunda a seta com o pisca alerta! Veja aqui os defeitos de um alerta. Digo “mais preparado” para o valor, porque a maioria dos modelos possui comando completo. Ou seja: um defeito na seta e será feita a troca da peça inteira, a mesma que liga o farol, pisca alerta, setas e limpadores do para brisa, além da buzina. Normalmente esta peça custa entre duzentos e quatrocentos reais, mais a mão de obra de uma oficina especializada, aquela que é de sua confiança. A mão de obra varia de cinquenta a setenta reais.

seta do carro

Comando de seta do carro

 

Mas, antes disso: Mãos ao Auto!

Para saber se é um fusível queimado (o que é raro) faça o seguinte: acione o pisca alerta. Se ele não funcionar, o diagnóstico seria de duas possibilidades: o fusível queimou ou o relé da seta estragou. Mas se o pisca alerta funcionar e a seta não, o problema está no tal comando que mencionamos acima. (Outro defeito comum é a seta do carro piscar depressa, mais rápido do que o normal. Neste caso é uma simples lâmpada queimada. Ligue o pisca alerta e confira qual não está acendendo. Basta trocá-la.)

Então, faça mais um teste final: O teste da Tecla! Ligue a chave do carro e acione a seta do carro para um lado qualquer. Em seguida balance o botão do pisca alerta ou o pressione levemente. Se a  seta começar piscar ou mesmo ameaçar a dar uma piscadinha, está confirmado o defeito no pisca alerta, e portanto no comando. O mesmo vale para testar um alerta que não funciona: mexa na tecla e observe se as luzes vão piscar. Existe como consertar o alerta sem trocar o comando? Sim, mas não é um conserto definitivo. Seria uma boa alternativa para quem não pode gastar com um comando inteiro. Como dito acima, o preço desse pode ser salgado. A tecla do alerta é encontrada em lojas de peças e o serviço seria quase o mesmo de uma troca de comando. Mas é preciso ter em mente que o defeito que estragou a tecla do alerta está no comando, o que significa que vai ocorrer de novo, embora demore um pouco. Outra possibilidade de conserto seria a retirada das molas internas da tecla. Nesse caso o funcionamento iria mudar. Em vez de ser uma tecla de “vai e volta”, passaria a ser de “puxa e abaixa”. Mas o funcionamento elétrico seria o mesmo, sem maiores consequências. No meu ponto de vista resolve e há pouquíssimos retornos, a experiência deu bons resultados. Como alerta é atuador sobre a seta do carro, temos praticamente dois consertos em um.

Seta do carro com defeito

Tecla do pisca alerta do carro

 

 O botão vermelho é o pisca alerta

 Como é impossível dirigir sem as setas do carro, tente calçar o botão do pisca alerta com um material qualquer na posição em que a seta volte a funcionar. Mas lembre-se que é algo provisório para uma emergência. E você deve procurar o mais rápido possível sua oficina de confiança.

Mostre o que você fez ao eletricista e ele saberá o que fazer. Trocar esse comando não é impossível para um leigo. Basta um pouco de coragem, observação e ferramentas um pouco diferenciadas. Querendo fazer isso, para simplesmente aprender ou mesmo economizar na mão de obra, deixe um comentário que daremos o apoio necessário.

Normalmente é  um serviço rápido, de no máximo vinte minutos.

Seta do carro com defeito

Relé de seta do carro

Outros defeitos possíveis

Outra possibilidade de defeito em seta de carro, principalmente da linha Fiat, é no Body Computer, ou computador de bordo. Algumas vezes a seta pisca para uma lado e para outro não e o defeito parece ser uma incógnita. Mas com uma investigação mais detalhada se descobre o defeito nesta central responsável por repassar várias informações para o motorista. Por isso, muito desses circuítos, como luz de posição, luz de seta, etc, tem no caminho a interferência deste computador de bordo. Ou seja: algumas vezes ele acusa “seta lado esquerdo não funciona, ou verificar tal lado”, mas tudo está normal, sendo o próprio Body Computer que cria o defeito, impedindo a seta do carro e outros de funcionar. Alguns eletricistas trocam esta central (caríssima), mas outros com habilidade conseguem consertá-la.

Assista o vídeo abaixo:

 

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