Gasolina ou Álcool? Qual o melhor combustível para seu carro?

O carro Flex é uma das grandes surpresas do mercado brasileiro de automóveis. Deu certo. É chamado de flex por funcionar com gasolina e álcool, ou com os dois misturados no tanque.

Mas nesta matéria iremos abordar o desempenho dos dois combustíveis nos automóveis e, portanto, no bolso do motorista. Em outra matéria explicaremos como funciona um carro flex e como podemos “auto-ajudar” nosso veículo.

São dois combustíveis com características funcionais bem diferentes. Certo conhecedor renomado disse: “Se você quer desempenho use álcool… mas se você quer economia use gasolina.”

Nós concordamos com este argumento, mas a maioria dos motoristas mistura os dois combustíveis, o que também mistura o desempenho e economia. Primeiro vamos analisar a economia, o dinheiro envolvido. Pegue uma calculadora e faça a experiência abaixo.

Gasolina ou Álcool? Qual o melhor combustível para seu carro?

Tente o seguinte cálculo:

Multiplique o preço da gasolina de um posto por 0.7

Se o resultado for maior que o valor do álcool, melhor abastecer com álcool.

Mas  o resultado sendo menor que valor do álcool, abasteça com gasolina.

Por exemplo: Se a gasolina custa 3,30 (preço de início de 2015) num posto e o álcool custa 2,20 (idem), multiplique 3,30 por 0,7 e você encontrará um resultado que é maior que 2,20. Neste caso é melhor abastecer com álcool. Se o valor do álcool estivesse acima de 2,31 valeria mais a pena abastecer com gasolina.

Vimos que com um simples uso de uma calculadora podemos entender as vantagens ou desvantagens dos nossos combustíveis.

Mas o mais importante é lembrarmos que o carro é flex de fábrica e podemos misturar os combustíveis melhorando o desempenho ou a economia. É fato que o carro consume mais álcool do que gasolina, mas ele ganhará em potência.

E quanto de gasolina ou quanto de álcool deve-se misturar? Nesse caso você, como o motorista, aquele que dirige rotineiramente, que paga o posto de gasolina, deverá saber qual foi a mistura que mais lhe agradou e repeti-la até que a situação dos preços mude novamente. Mas seja sempre óbvio e atento com o mercado, principalmente com a quantidade de álcool que já vem misturada à gasolina. Tenha sempre em mente esta proporção ao abastecer (hoje a gasolina nos postos  possuem 27% de álcool).

Quanto ao motor e possíveis danos, as fábricas garantem que não haverá nenhum, pois os motores de hoje estão totalmente adaptados aos dois combustíveis. O que pode ocorrer é o carro demorar a “reconhecer” a nova mistura. Mas isso não passará de dez minutinhos.

Nota: recentemente temos recebido muitos carros com defeitos causados pelo álcool. Veja mais aqui.

E lembre-se de sempre encher o reservatório de gasolina que fica junto ao motor.

Gasolina ou Álcool? Qual o melhor combustível para seu carro?

Um dos muitos modelos de reservatórios de partida a frio

Please follow and like us: