Fusca: como regular o motor

Regulando seu fusquinha: de ouvido e com uma chave de fenda!

Uma das melhores diversões, bruscamente tomada dos aficionados por automóveis, foi a famosa regulagem do motor do seu possante. Algum leitor pode até pensar: “Isso é coisa de velho…”. Não deixa de ser uma verdade, porque é a modernidade que nos impede de dar uma “reguladinha” na marcha lenta do motor de nosso carro.

Sim, caros amigos mais jovens, existiu tal prazer entre os motoristas mais velhos e ainda existe para os que têm os veículos mais antigos como hobby. E nesse caso não há idade envolvida, todos se divertem com a mesma admiração.

Mas por que afirmamos que a modernidade acabou com este prazer automobilístico? Porque os motores de hoje se regulam sozinhos por meio de inteligência artificial cada vez mais capacitada. Então, se você estiver procurando pelo parafuso de regulagem de marcha lenta do seu carro, um modelo da segunda década do nosso século, desista. Ele simplesmente não existe!

Mas no Fusca existe. Assim como no Opala e outros automóveis contemporâneos do velho e bom carro alemão. Escolhemos o Fusca porque é o mais simples, também um dos mais amados e serve de referência para vários outros da mesma fábrica, como a Kombi, Brasília e outras antiguidades (TC, TL, Variant, SP2 – raríssimo e muito valioso!).

Então, Mãos ao Auto!

Abra o capô do seu Fusca.

AAmotor fusca

Existem dois parafusos de regulagem. Um deles é o indicado pela chave de fenda na figura acima.

Passo 1:

Ligue o carro. Acelere o motor e gire o parafuso de marcha lenta com uma chave de fenda (é um parafuso de fenda bem evidente na frente do carburador e próximo ao cabo do acelerador) até o seu ouvido achar ser uma rotação alta (aceleração média).

Passo 2:

Aperte o parafuso de regulagem da mistura no sentido horário (o que está indicado na imagem acima), até que caia a rotação do motor. Reajuste este parafuso no sentido anti-horário até o motor parecer manso, ronronar, ou não mancar parecendo que vai morrer. Isso você vai perceber facilmente. Este é o ponto ideal.

Confira a luz do gerador no painel. Uma boa rotação desse motor deixará esta luz ligeiramente piscando, jamais apagada ou acesa totalmente na marcha lenta. É por isso que seu Fusca só carrega plenamente a bateria com aceleração média (acima de 700 rotações por minuto) o que deixaria seu carro acelerado e gastando mais combustível.

aa carburador

Veja acima, na esquerda, os dois parafusos de regulagem citados na matéria.

Essa é uma simples regulagem de carburador. Mas existem outros fatores para isso, como abertura do platinado e ponto de distribuição, temas que abordaremos em outra oportunidade.

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This article has 36 Comments

  1. o carburador do fusca esta funcionando em um triciclo..que esta com motor 1.6 um motor do carro voyage, estou com um problema muito grande. .ele esta bebendo demais..e não consigo fazer com que fique econômico…..estou com dificuldades em colocar gigles para que ele fique econômico……abraçosssss

    1. Ola Julinho, Seja bem vindo ao Mãos ao Auto. Precisamos de mais informações sobre o seu triciclo. Você já experimentou o carburador original? Se sim, ele bebia mais do que com o de fusca? O problema dos giglês complica no caso do motor 1.6 Ap. O melhor é vc ter parâmetros entre os dois carburadores para poder chegar a uma conclusão. Abraços.

  2. Cara eu regulei meu motor antes de pesquisar tanto na internet e em uma sorte meu fusca 1600 esta fazendo 16 a 17 km por litros .andando normal sem pisar fundo ..e ele fica com a mesma potencia normal. E ainda bem que fiz tudo certo

    1. Olá Robson. Se for um 1500 entre 69/72 o ideal de fábrica seria: Principal 120 – do ar 135 Z – lenta 60 – injetor 70 – Válvula da boia: 1,51
      Se for Fusca 1500 entre 72/75 seria: Principal: 122,5 – Ar: 125 Z – Marcha lenta: 60 – injetor : 60 – válvula da boia: 1,51

      1. Parabéns. Post mto bom.
        Adquiri meu 1 fusca. Ele tem um motor 1600 da Kombi, porém carburação simples. Quero saber qual combinação de giclês devo usar. Não valorizo economia nem potencial total, mas espero pisar e ele não engasgar, falhar…. Desde ja agradeço

        1. Olá Tiago. De fato o fusca é um carro apaixonante em todos os sentidos. O carburador do seu motor é um dos melhores que fabricaram, principalmente na combinação com o motor 1600. A melhor calibragem de carburador é a que segue abaixo. Abraços e grato pela participação.
          Gigle principal: 155
          gigle ar: 115
          marcha lenta: 52.5
          tubo injetor: 40
          válvula/boia: 1,21
          respiro: 200

          1. Oi Fernando. Andei lendo sobre essa configuração de giclês. Se trata da carburação dupla da VW. O senhor acha q ficará bom no meu h30 pic. Coletor de um único carburador. Mto obrigado!

  3. Olá Fernando. Andei lendo sobre essa configuração. Ela é original do H32 pic.
    A minha dúvida é se vai casar no carburador h30 pic e se o motor aceitar tal configuração.
    Q vc acha.
    Desde ja agradeço. estou estudando isso. Lendo e perguntando para alguns mecânicos.

  4. Olá, meu fusca não está parando na lenta, gostaria de saber se tem a ver com o carburador isso ou se pode ser mais alguma coisa.

  5. Como faco para deixar minha kombi 1600 mais econômica? Ela bebe como o cão! Kkkkk quais giçles devo usar? E qual deveria ser o consumo normal dela?. Agradeço desde já

    1. Olá Fabrício. Se ela for de dois carburadores, então ela bebe mesmo de fábrica. Mas se for de um procure um mecânico das antigas e peça uma limpeza do carburador e a troca de juntas e outros. Talvez somente isto vai melhorar o consumo. Uma Kombi de um carburador e vazia consome até 9 km por litro.

  6. Oi amigo agradeço sua dica que é muito boa!!!! VC saberia me dizer se eu colocasse peças no cambio relações de 8×31 do SP2 como coroa e pinhão, e , no motor comando de válvulas 8×31 comando torque , se ajudaria?

  7. Ola adquiri um fusca 77 motor 1300 a bobina estava esquentando troquei os cabos de vela aparentemente melhorou mas agora o carburador gela muito eo carro afoga não mantém a lenta oq poderia ser ?

    1. Olá Anderson. Partes do carburador, como canos perto dele no pé do carburador, gelam mesmo. É uma característica do fusca. Afogar pode ser boia desregulada ou dificuldade para o motor pegar.Como você trocou cabos, o ponto do carro tem que ser revisto. Mas tem que ser com um mecânico conhecedor do tipo do seu carro.

  8. Olá Fernando. Tenho 2 fuscas. Um é ano 82 1300 e outro 78 1300L. Como posso deixá-los o mais economico possivel?? Quais as medidas corretas dos giclês?? Eles estavam com o 120 e coloquei 117,5. É correto? Só que ainda acho que estão beberrões. Obrigado!

    1. Olá Luiz. Os melhore giclês para economia são os de calibragem original. Creio que em algumas respostas abaixo forma listadas esta calibragens. A economia do Fusca também depende de velas, platinado, e até do ponto do carro.

  9. Tenho um triciclo com motor 1300. Carburador idem. Estou com um problema. Só consigo que ele trabalhe sem falhas quando afroxo o giclê de marcha lenta. Já coloquei outros da mesma medida mas acontece a mesma coisa.
    O que faço? Troco o carburador? Rsrsrs

    1. Olá Sérgio. Grato por participar no nosso blog. Os melhores giclês sempre são os recomendados pela fábrica. Seu carburador pode estar com entrada de ar no pé dele, o que pediria ajuste de junta ou uma retífica no pé mais frágil (do carburador). Outra possibilidade seria o ponto ligeiramente fora da sua posição. Caraca um triciclo 1300 é quase um avião! rrss.. abraços.

  10. Tenho um fusca 1600 que to quase tocando fogo nessa porcaria que comprei o bicho bebe 1 km/l ,já troquei o carburador e não adianta a desgraça bebe demais 🙁

    1. Olá bruno. É estranho um fusca beber tanto, mesmo sendo um 1600. Eu sugiro que procure um mecânico das antigas para examinar outras possíveis situações, como ponto, velas, e até platinado. Nesse caso, experiência com antigos vai resolver o problema.

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