Fusca – como regular o motor

Uma das melhores diversões, bruscamente tomada dos aficionados por automóveis, foi a famosa regulagem do motor do seu possante. Algum leitor pode até pensar: “Isso é coisa de velho…”. Não deixa de ser uma verdade, porque é a modernidade que nos impede de dar uma “reguladinha” na marcha lenta do motor de nosso carro. Sim, caros amigos mais jovens, existiu tal prazer entre os motoristas mais velhos e ainda existe para os que têm os veículos mais antigos como hobby. E nesse caso não há idade envolvida, todos se divertem com a mesma admiração.

Mas por que afirmamos que a modernidade acabou com este prazer automobilístico? Porque os motores de hoje se regulam sozinhos por meio de inteligência artificial cada vez mais capacitada. Então, se você estiver procurando pelo parafuso de regulagem de marcha lenta do seu carro, um modelo da segunda década do nosso século, desista. Ele simplesmente não existe!

Mas no Fusca existe. Assim como no Opala e outros automóveis contemporâneos do velho e bom carro alemão. Escolhemos o Fusca porque é o mais simples, também um dos mais amados e serve de referência para vários outros da mesma fábrica, como a Kombi, Brasília e outras antiguidades (TC, TL, Variant, SP2 – raríssimo e muito valioso!).

Então, Mãos ao Auto!

Fusca – como regular o motor

Abra o capô do seu Fusca.

Fusca - como regular o motor

Existem dois parafusos de regulagem. Um deles é o indicado pela chave de fenda na figura acima.

Passo 1:

Ligue o carro. Acelere o motor e gire o parafuso de marcha lenta com uma chave de fenda (é um parafuso de fenda bem evidente na frente do carburador e próximo ao cabo do acelerador) até o seu ouvido achar ser uma rotação alta (aceleração média).

Passo 2:

Aperte o parafuso de regulagem da mistura no sentido horário (o que está indicado na imagem acima), até que caia a rotação do motor. Reajuste este parafuso no sentido anti-horário até o motor parecer manso, ronronar, ou não mancar parecendo que vai morrer. Isso você vai perceber facilmente. Este é o ponto ideal.

Confira a luz do gerador no painel. Uma boa rotação desse motor deixará esta luz ligeiramente piscando, jamais apagada ou acesa totalmente na marcha lenta. É por isso que seu Fusca só carrega plenamente a bateria com aceleração média (acima de 700 rotações por minuto) o que deixaria seu carro acelerado e gastando mais combustível.

Fusca - como regular o motor

Veja acima, na esquerda, os dois parafusos de regulagem citados na matéria.

Essa é uma simples regulagem de carburador. Mas existem outros fatores para isso, como abertura do platinado e ponto de distribuição, temas que abordaremos em outra oportunidade.

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