Chave de roda

De repente seu pneu furou e você encontra no porta-malas certos equipamentos desconhecidos, a não ser o estepe, se não o roubaram. Temos lá o triângulo sinalizador, chaves sextavadas para retirar algumas calotas e a protagonista desta matéria: a chave de roda.

chave de roda

Chave de roda – Como usar no seu carro?

A evidência do nome significa que ela será usada diretamente na roda do seu carro, a do pneu furado. Porém, não será como um martelo ou um alicate. Nesse caso será para realmente retirar a roda do lugar.

Continua após a publicidade..

Note que a boca da chave é exatamente do tamanho do parafuso da roda. Ou seja, a chave deverá encaixar no parafuso com perfeição.

Depois de tomar as medidas de seguranças já descritas em outra matéria (como trocar seu pneu do seu carro, passo a passo), lembre-se que o parafuso da roda está extremamente bem apertado.

Borracheiro

E se você tem o costume de levar seu carro a um borracheiro, o aperto dado no parafuso será além do normal.

Mesmo que o borracheiro seja um homem franzino, é o modo como se usa a chave de roda que define o aperto dado.

A maioria dos borracheiros e mecânicos costuma “gangorrar” em cima da chave, usando o próprio peso para fazer o movimento de aperto, ou aperto final, como eles mesmo dizem. 

No seu caso, com um pneu furado, você deverá desfazer o tal aperto final e depois da troca “criar o seu aperto final”.

Continua após a publicidade..

Todo parafuso tem um sentido para apertar e outro para desapertar. Aperta-se girando em sentido horário, acompanhando os ponteiros do relógio. Já para desapertar, o sentido (ou a direção que se vai rodar a chave) é o anti-horário.

Simplificando mais ainda: com a roda de frente para você, o aperto é para direita e o desaperto é para esquerda.

Como “gangorrar” na chave de roda

 1 – Coloque a chave no parafuso com o seu cabo à esquerda da roda e em posição horizontal. Pise na chave com seu pé “bom”, aumentando a força aos poucos até ouvir um estalo.

2 – Repita a operação nos outros parafusos da roda. Faça isso com a roda ainda no chão, sem levantar o carro, mas não os solte totalmente.

esta é a melhor posição para desapertar o para fuso.

Continua após a publicidade..

 Esta é a melhor posição para desapertar o parafuso

3 – Para apertar, inverta a posição do cabo (para direita) e pise nele depois de um aperto inicial (até você sentir ele encostar) com a mão. Nesse caso não será necessário ouvir o “estalo” , basta ter noção do aperto correto, suficiente.

Esta é a melhor posição para apertar o parafuso.

 Esta é a melhor posição para apertar o parafuso

Quer receber mais posts do Mãos ao Auto? 

Curta nossa página no Facebook