Como fazer uma “chupeta” no Citroën Picasso

A bateria do seu Picasso arriou. O que fazer?

Elaboramos esta matéria porque certos modelos do Picasso têm a bateria instalada embaixo do banco do motorista, o que dificulta muito fazer uma chupeta de emergência, no caso da bateria estar arriada.

bateria Citroën Picasso

              Local esquisito, não é?

Mas a fábrica providenciou locais para recarregar a bateria sem precisar de levantar o banco, aliás uma tarefa complicada até para profissionais.

Abra o capô do seu Citroën Picasso.

bateria Citroën Picasso

Note o objeto vermelho, na direita da imagem. Existem dois parafusos bem à esquerda desse objeto vermelho. São parafusos energizados que se ligam por cabos à bateria Ou seja: é como se fosse o polo positivo da bateria. Já o negativo é perto da fechadura do capô e está bem visível e com a informação adequada.

PICASSO2

   Note também esta imagem

Em seguida, pegue seu cabo de chupeta e proceda como se esses pontos fossem os polos da bateria. Ligue a garra vermelha no parafuso que tem o sinal + , sem um círculo, e a garra negativa no ponto perto da fechadura (tenha certeza da presença dos sinais de + para o positivo e o de – para negativo). O restante do procedimento é o mesmo que explicamos na matéria: como fazer uma chupeta em bateria arriada. Para trocar a bateria deste carro veja este post.

cabo de chupeta - Citroën Picasso

    Sempre use este cabo com segurança

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This article has 4 Comments

  1. Excelente, Mas pergunto: Qual a diferença do parafuso + sem o circulo para com o circulo.

    Se eu parar o carro + de 30 dias, para não descarregar a bateria posso desligar a bateria nestes parafusos. Qual dos dois, + s/circulo ou c/circulo.

    Atenciosamente. Marinho Filho.

    1. Olá Marinho. Para desligar a bateria melhor sempre desligar o negativo. Ele até não é muito difícil de desligar, mas vc vai ter que mexer na bateria debaixo do banco. Basta ter acesso ao negativo. Desligar o positivo é sempre perigoso. Quanto ao círculo simplesmente a fábrica não explica, apenas ordena que a chupeta seja assim. Mas imaginamos que o sem círculo vá direto para a bateria e o com círculo alimenta alternador, arranque, e caixa de fusíveis. Creio que seja para proteger o circuito inteiro na hora de fazer a chupeta ou como proteção.

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