Cinto de segurança também exige manutenção

Já notou o cuidado que um paraquedista tem com seu paraquedas? Quem não teria preocupação com algo que protege sua vida? Muitas vezes o paraquedista contrata uma firma especializada em manutenção nesta parafernália, para leigos, assim como eu,  de cordas e panos. De novo fazemos a pergunta: Por quê? Simplesmente porque uma falha na manutenção é risco sério de morte. Guardadas as devidas proporções, o mesmo acontece com o cinto de segurança do nosso carro. Todos eles podem salvar a nossa vida e a dos outros ocupantes cuja segurança é responsabilidade direta do motorista. Portanto, a manutenção de todos os cintos do carro deve ser  uma ação rotineira de um bom motorista.

Continua após a publicidade..

Cinto de segurança também exige manutenção

 Este é um item de segurança do seu carro/Cinto de segurança também exige manutenção

 Limpeza

Continua após a publicidade..

Cintos de segurança precisam estar sempre limpos, pois eles possuem um enrolamento automático e sensível.

Procedimentos que qualquer um pode fazer:

Continua após a publicidade..
  • Trabalhe com água morna e sabão, de preferência neutro.
  • Com paciência, puxe o cinto todo pra fora do seu compartimento, ou onde ele fica enrolado.
  • Use a água e o sabão para lavar o máximo possível do cinto de segurança.
  • Não deixe o cinto molhado se enrolar novamente (o sistema puxa automaticamente), mas espere secar totalmente, pois existem partes metálicas no interior do equipamento.
  • Também vistorie o estado do pano do cinto e da trava que o segura no veículo. Em alguns casos a troca total do equipamento será uma decisão sábia.

Nos nossos dias, uma viagem, ou mesmo um simples passeio de carro, pode ser comparada a um salto de paraquedas, devido aos perigos que rodam nossas estradas e as ruas de cidades. O cinto foi feito exatamente pra nos manter firmes no banco, nos protegendo contra uma colisão e salvando vidas. Lembrando o leitor que também existem cintos especiais pra pessoas com deficiências.

Quer receber mais posts do Mãos ao Auto? 

Curta nossa página no Facebook