“Um fenômeno físico”. É assim que respondemos a alguns clientes assutados que procuram nossa oficina quase sempre com a mesma dúvida: “Meu carro está em curto! Ele me dá choques!” E convenhamos: um choque elétrico sempre assusta, tanto pela “estremecida” que é o susto em si,  como pelo medo de acontecer algo mais sério.

Choque elétrico de carro

Esse tipo de choque realmente acontece, mas não é problema em algum componente elétrico do carro e sim algo natural, principalmente em época de pouca chuva. Como tem chovido muito pouco no nosso país, esse tipo de situação tem ocorrido mais. Mas pode acontecer em outras épocas e situações.

Continua após a publicidade..

Choque elétrico

O Fato

Nos referimos a um choque elétrico que acontece sempre que saímos do carro e encostamos na lataria. Assim, a eletrostática se descarrega, “se solta”, equilibrando as cargas em questão e provocando o choque. Tal eletricidade é acumulada na roupa do motorista porque, nessa situação, ela não se separa, não se mistura à eletricidade do carro. O corpo humano é condutor e o carro isolante.

Continua após a publicidade..

Leia também: A interessante relação entre carros e a eletricidade

Choque de carro

foto: www.estadao.com.br

Choque de carro – O que fazer

A melhor maneira de evitar o choque

Continua após a publicidade..
  • É segurar bem firme em uma parte metálica da porta antes de começar a descer do veículo.
  • Desça do carro com a mão encostada na porta que você não irá levar choque.
  • Colocar uma toalha no assento do veículo também pode ajudar, diminuindo bastante a eletrização por evitar o atrito entre o tecido da sua blusa e o tecido do banco.

Física básica, poder das pontas, e está explicado o problema. Lembrando que o choque não oferece perigo maior do que um susto. Então, não gaste dinheiro com esse problema em uma oficina, mesmo porque não vai resolver.

Quer receber mais posts do Mãos ao Auto? 

Curta nossa página no Facebook