Bateria descarregada: carregar muitas vezes estraga?

Esta é uma pergunta que escutamos com frequência em nossa oficina. Muitos motoristas acreditam que uma bateria de carro deve armazenar energia eternamente, principalmente se ela for nova. Não é bem assim a realidade deste equipamento do seu carro.

Conheça sua bateria

Primeiro, o que é uma bateria? Podemos começar explicando que é um equipamento essencial  e que fica bem longe das vistas do motorista. Algumas ficam até escondidas debaixo de tampas de plástico. Sua função é armazenar energia para o bom funcionamento do sistema elétrico do seu carro. Mas como ela funciona?

Se abrirmos uma bateria, iremos encontrar placas de chumbo misturado com outros metais e ácido ou uma solução apropriada. Algumas fábricas guardam a sua fórmula da solução como um segredo industrial (nunca tente abrir uma bateria, pois seus componentes são tóxicos).

Mas também existe um terceiro componente que não é visível: a eletricidade. Por isso que que chamamos esse fenômeno de criação de energia de reação eletroquímica. Junta-se ao chumbo e a solução, a eletricidade, e assim ela é armazenada no sistema ou na bateria. Armazenar significa que sempre terá energia em sua bateria. O porém de tudo é um quarto componente muito importante que pode deixar uma bateria completamente descarregada: o motorista.

Veja também: O que devo saber antes de comprar uma bateria de carro?

caica de agua

 Foto: logística hospitalar.blogspot

Imagine que por um motivo qualquer, esquecimento ou necessidade, você desligue o registro de entrada de água da sua casa. O que vai ocorrer? Sua casa terá água até que a caixa d’água fique vazia porque não está entrando nada nela, apenas há consumo. O mesmo acontece com a bateria do seu carro. Se você não tem o costume de ligar o carro, ou faz uma viagem de dias, é como fechar o registro, desta feita de energia que é produzida pelo motor do veículo. O que vai acontecer? Não vai acontecer a reação eletroquímica e sua bateria com certeza vai descarregar.

Então, respondendo a pergunta : não, a bateria não estraga por ser recarregada várias vezes. De fato isso já acontece no dia dia do funcionamento de um carro. Evidentemente que uma bateria totalmente descarregada precisa de uma carga lenta para recuperar a densidade, o que demora algumas horas em um carregador profissional. Mas fique tranquilo. Ela ficará como nova, se não estiver defeituosa por outro motivo.

Veja também: Livro com centenas de dicas para economizar (muito) na troca do carro

Até mesmo os estoques de lojas de baterias são revisados periodicamente, e algumas peças são retiradas, levadas até a fabrica, e retornam para o mercado. É por isso que a garantia de fábrica não cobre uma bateria simplesmente descarregada. Nesse caso não há defeito.

cll

A carga de baterias em estoque também é revisada

Quer receber mais posts do Mãos ao Auto? 

Curta nossa página no Facebook

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *