Bateria: quanto tempo leva para carregar? A garantia de uma bateria não cobre a simples falta de carga. O “simples” significa que ela não tem defeito, bastando uma carga ideal e ela volta a funcionar normalmente – e sem danos.

É assim porque sua bateria pode descarregar por vários motivos, além de um defeito. Uma lanterna do carro pode ter ficado ligada por horas, ou mesmo a luz de teto, o que é até mais comum. Se ela for nova, a chance de recuperar é muito grande. Neste post, vamos aprender mais sobre o coração do seu carro, a bateria. 

Carregar uma bateria descarregada pode causar defeito?

Essa é uma pergunta que escutamos com frequência em nossa oficina: carregar uma bateria descarregada pode causar defeito? Muitos motoristas acreditam que uma bateria de carro deve armazenar energia eternamente, principalmente se ela for nova. Não é bem assim a realidade deste equipamento do seu carro.

Como funciona a bateria de um carro

Primeiro, o que é uma bateria? Podemos começar explicando que é um equipamento essencial e que fica bem longe das vistas do motorista. Algumas ficam até escondidas debaixo de tampas de plástico.

Sua função é armazenar energia para o bom funcionamento do sistema elétrico do seu carro. Mas como ela funciona?

Continua após a publicidade..

Se abrirmos uma bateria, iremos encontrar placas de chumbo misturado com outros metais e ácido ou uma solução apropriada. Algumas fábricas guardam a sua fórmula da solução como um segredo industrial (nunca tente abrir uma bateria, pois seus componentes são tóxicos).

Bateria descarregada tem que ser retirada do veículo para ser carregada. Jamais fação isto com a bateria conectada no carro

Bateria de carro descarregada e a eletricidade

Mas também existe um terceiro componente que não é visível: a eletricidade. Por isso que chamamos esse fenômeno de criação de energia de reação eletroquímica. Junta-se ao chumbo e a solução, a eletricidade, e assim ela é armazenada no sistema ou na bateria. Armazenar significa que sempre terá energia em sua bateria.

O porém de tudo, é um quarto componente muito importante que pode deixar uma bateria completamente descarregada: o motorista.

O que devo saber antes de comprar uma bateria de carro?

Imagine que, por um motivo qualquer, esquecimento ou necessidade, você desligue o registro de entrada de água da sua casa. O que vai ocorrer? Sua casa terá água até que a caixa d’água fique vazia porque não está entrando nada nela, apenas há consumo.

O mesmo acontece com a bateria do seu carro. Se você não tem o costume de ligar o carro, ou faz uma viagem de dias, é como fechar o registro, desta feita de energia que é produzida pelo motor do veículo. O que vai acontecer? Não vai acontecer a reação eletroquímica e sua bateria com certeza vai descarregar.

Então, respondendo à pergunta: 

  • Não, a bateria não estraga por ser recarregada várias vezes.
  • De fato, isso já acontece no dia do funcionamento de um carro.
  • Lógico que uma bateria totalmente descarregada precisa de uma carga lenta para recuperar a densidade, o que demora algumas horas em um carregador profissional. Mas fique tranquilo. Ela ficará como nova, se não estiver defeituosa por outro motivo.

Até mesmo os estoques de lojas de baterias são revisados periodicamente, e algumas peças são retiradas, levadas até a fabrica, e retornam para o mercado. É por isso que a garantia de fábrica não cobre uma bateria simplesmente descarregada. Nesse caso não há defeito.

cll

A carga de baterias em estoque também é revisada

Bateria: Carga lenta x Carga rápida

Muitos conhecem a carga lenta e a carga rápida. Uma carga de bateria é algo calculado em amperes e horas.

Continua após a publicidade..

No caso da carga lenta, ela é sob medida e por isso é conhecida como a correta. Já carga rápida, o próprio nome explica: tem se ser rápida, com muita carga (amperes ou potência) e pouco tempo.

Isso quase sempre causa algum dano interno na bateria. Ela é muito usada por falta de tempo do dono do carro. Mas definitivamente não é recomendável. Hoje existem carregadores bem avançados para este serviço.

Também, os testes de baterias mudaram, são eletrônicos e não danificam o interior da bateria.

Bateria: quanto tempo leva para carregar?

Carga lenta: quanto tempo demora carregar?

Embora seja realmente necessário “parar” a bateria por 24 horas ao aplicar uma carga lenta, isso não significa que a bateria vai ficar um dia inteiro (literal) em carga constante. Isso vai depender da descarga que ela sofreu, da sua amperagem hora, e do carregador de baterias que vamos usar.

Quanto mais forte o carregador, melhor será o resultado final. E existem carregadores fortes que fornecem carga lenta. O “forte” significa constância de carga, até que a própria bateria peça menos carga à medida que vai enchendo.

É nesse ponto que entra a importância da amperagem/hora, que é a medida de capacidade de uma bateria.

Do mesmo jeito que uma caixa de água tem sua capacidade medida por litros, uma bateria tem sua duração medida por amperes/hora. Ou seja: ela suporta a retirada de 60 A de energia durante uma hora. Mas isso é uma medida extrema.

Normalmente, para uma bateria de 60A descarregar em uma hora, muitos acessórios teriam que ficar ligados, com o motor desligado, por essa uma hora. Isso significa “todos os acessórios do carro”, ou mais (o farol alto e baixo, ligados juntos, exigem cerca de 18A da bateria, ou cerca de 3 horas para descarregar completamente uma bateria de 60A).

Fica óbvio que, para descarregar uma bateria sem defeitos, algo tem que ficar ligado e esquecido, ou o carro ficar mais parado do que funcionando. Nesse caso vai levar dias para uma primeira descarga e parece que a chupeta resolveu a situação.

Mas, mesmo assim também é questão de tempo para acontecer de novo.

Continua após a publicidade..

carga lenta quanto tempo: calcular tempo de carregamento

Calcular tempo de carregamento da bateria do carro

O cálculo do parágrafo anterior também serve para saber quanto tempo leva para uma bateria receber carga plena de um carregador. Jogando 18A na bateria de 60A, ela vai demorar cerca de 3,30 horas para carregar. Nesse caso seria uma carga rápida. Uma carga ideal e lenta é de cerca de 6A, o que precisaria  de 10 horas de carga. (6×10= 60).

Em uma firma especializada, a sua bateria deve ficar 24 horas em “tratamento”. Teremos 10 horas de carga, um descanso de mais 10 horas, um teste de descarga, e o complemento, se necessário, da carga.

Tudo isso exigindo do carregador uma carga constante de 6A e 13,5 volts. Um serviço desses é eficiente, não estraga a bateria, e vai evitar surpresas desagradáveis que quase sempre acontecem em lugares e horários estranhos. O preço é irrisório se comparado com uma compra imprevista de uma bateria nova. 

Posso rodar com a bateria descarregada?

Para que a gente consiga rodar com uma bateria descarregada toda partida vai ter que ser com uma chupeta, o que é bem incoveniente. Outros defeitos podem acontecer, como estragar o alternador, o motor de partida e até explodir a bateria se ela estiver fervendo. Já vi isto acontecer algumas vezes.

Como saber se a bateria  do carro está descarregada?

1 – Verifique o tempo de uso da bateria. Normalmente a data está gravada nela.

2 – Observe se a partida ficou pesada, lenta.

3 – Repare se as luzes do painel somem na hora da partida

4 – Rádio perde a memória das estações depois de darmos partida

Como saber se o problema é mesmo na bateria do carro?

Se foi preciso fazer uma chupeta no seu carro para ele pegar, então temos que descobrir qual é o defeito de fato.

Primeiro, observe se a luz da bateria acende com a chave ligada. Depois, repare se ela apaga com o motor ligado. Se ela permanecer acesa, então pode ser problema no alternador do carro. Ele tem que ser medido, pois é responsável por manter a bateria carregada.