Uma revisão elétrica automotiva é verificar tudo que pode ser medido ou avaliado visualmente dos componentes elétricos de um veículo. Medem-se o alternador, a descarga da bateria, o aperto dos fios de aterramento, tanto na bateria como na lata do carro. E todas as lâmpadas são acesas e devem cumprir suas finalidades. Além disso, todos os outros componentes devem ser testados e funcionar conforme o manual do carro.
Revisão elétrica automotiva preço
Não existe preço fixo para uma revisão dessas, pois uma oficina séria cobra somente o que é trocado. Mas você pode fazer uma rápida e eficiente revisão elétrica de seu carro como a descrita abaixo! Então, Mãos Ao Auto!
- Aproxime a traseira de seu carro perto da parede de sua garagem (cerca de um metro).
- Ligue a chave de seu veículo apenas para acender as luzes do painel (não precisa acionar o motor).
- Pise no freio e repare pelo retrovisor o reflexo na parede, da luz de freio (serão dois reflexos vermelhos, um à esquerda outro à direita).
- Repita a operação fazendo essas luzes piscarem.
- Em seguida, ligue a seta para um lado e confira se pisca, mas faça isso sempre pisando no freio, pois pode haver defeito de aterramento (neste caso freio e seta piscarão juntos). Repita este teste com a outra seta.
Já os faroletes podem ser verificados do lado de fora do veículo, conferindo as luzes:
- Duas na frente (amarelo fraco) e duas atrás (vermelho mais fraco que as luzes de freio), além da iluminação da placa traseira.
- Em seguida acione os faróis, que sempre se acendem após os faroletes, e também verifique tanto o baixo como alto.
Para conferir a luz de ré, ligue a chave do carro e engate a ré e repare o reflexo na parede, que não será vermelho ou laranja (freio e setas), mas sim um amarelo forte como um pequeno farol. A maioria dos modelos modernos acende somente uma luz de ré.
Revisão elétrica e a bateria?
Normalmente bastaria um multímetro usado de forma correta. Em marcha lenta (motor ligado sem acelerar) o multímetro deve estar calibrado pra corrente contínua até 20 volts. O resultado será uma boa medição que, para veículos modernos, é bem perto dos 14 volts ou um pouco acima.
Acima de 15 volts é sinal de sobrecarga e o alternador deverá ser reparado. Quando o alternador não está carregando, o multímetro medirá algo abaixo dos 12 volts ou o que a bateria tiver de carga.
Mas e se você não tem uma ferramenta como essa? Como saber se seu carro está carregando a bateria? Existe uma técnica simples que chamamos de “primeiros testes” que deverão ser confirmados depois por uma oficina especializada.
Veja também: Luzes Vermelhas no painel? Pare seu carro
Ligue a chave de seu carro apenas para acender as luzes do painel. Procure por uma luz vermelha com um desenho de bateria. Se não encontrar já é um mau sinal. Mas achando a tal luz, acione o motor e ela deverá apagar. Se ocorrer isto, a luz acender com a chave e depois apagar com o motor ligado, seu carro muito provavelmente estará carregando sua bateria.
Mas no caso de não acender a luz ou ela acender e continuar acesa mesmo depois de ligar o motor, você deve procurar uma eletricista de confiança e efetuar o reparo, pois este é um sinal claro de falta de reposição de carga e sua bateria vai arriar em pouco tempo. Por isso a luz de bateria é vermelha.
Olá nesse caso de sobrecarga na bateria como reparar o alternador?
Olá Laion. Se o responsável pela sobrecarga na bateria for o alternador o grande vilão será o regulador de voltagem. Tal defeito é comprovado com a medição da carga enviada pelo alternador para a bateria através de um multímetro. E tem reparo sim. Veja o post no link abaixo sobre este assunto. Abraços e obrigado por participar.
https://www.maosaoauto.com.br/2016/02/regulador-de-voltagem-do-alternador/
Oi.
Tenho kombi 2006 flex motor ap.
As coisas eletricas ficam queimando, principalmente cabo d vela, um farol, uma luz d ré, queimou a buzina e um farol auxiliar. O velocimetro funciona e para de funcionar o tempo todo.
Ninguém acha o defeito em mais de 30 autoeletricas e mecanicas.
Tem alguma dica ?
Olá Carlos. O primeiro passo é medir o alternador. Se houver sobre carga dele pode acontecer isso. Verificar negativo do motor e positivo do alternador. Se fusíveis também estão queimando, então tem que procurar curtos. O velocímetro, se for sensor, pode ser mau contato na tomada dele.
Olá Fernando
Li as suas respostas para as dúvidas em vidros elétricos. Gostei, achei interessante e resolvi, também tirar as minhas dúvidas.
O vidro elétrico do meu escort guia sapão não está funcionando direito: o vidro do lado do motorista, quando aciono para subir ele sobe um pouco (uns 10 cms) e para.
Do lado de fora do carro, quando fecho o carro com a chave, o vido deveria subir até o fim. Ele sobe um pouco e desce um pouco, as vezes nem sobe. Seria o módulo? Se for o módulo será um problemão, porque não se acha para comprar devido ao ano do carro (94).
Você pode me ajudar, dando umas dicas.
Olá Washington. tente dar uma resetada no módulo, ou desligando ele ou desligando o negativo da bateria por 10 minutos (verifique se o radio exige um código) e em seguida tente regular o s vidros com os procedimentos do link abaixo. No caso de troca de módulo a sugestão é instalar um conjunto completo mais novo.
https://www.maosaoauto.com.br/2015/06/como-regular-o-vidro-eletrico-do-seu-carro/
Meu carro esta roubando carga.
troquei altenador, motor de arranque, bateria, aterração, verifiquei os fusil ( fusivel sei la como escreve ) tirei som, luz, busina. mas mesmo assim continua roubando carga.
umas pesquisas na net diz que pode ser a bobina ( Poderia ser? )
Oque devo fazer, auto eletrico cobra uma fortuna para ver isso e nao tenho condições para pagar.
Teria uma ideia do que pode ser?
Olá Thiago. Qual é o seu carro?
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Veja bem: tem que reavaliar o alternador e a bateria. Roubar carga é algo quase sempre muito evidente, como luz de porta luvas ou do porta malas que fica mal fechado. Sugiro que leve em outra oficina e relate o que está acontecendo. Mas não é difícil de resolver. Tem que ter experiência em elétrica.
Será que se eu espremer um jato do limpa sensor no chicote do painel do fiesta sedan fire 2011 ELE VOLTA A FICA PERMANENTEMENTE ACESSO? O danado só fica apagado, mas tudo está ligando bem quando aperto o pino do andômetro. Abraços. Me responda essa, por favor. Já que não tive respostas nas perguntas anteriores. Obd.
Olá Roberto. Um limpa contato de componentes eletrônicos pode ajudar no caso de mau contato na tomada ou onde ela encaixa no painel. Se a pane é no painel inteiro tem que verificar corrente nessa tomada e o fusível dele.
Oi Fernando, meu carro é um Clio Sedã 2006, 1.6 16v colocaram um ABS (provavelmente algum dos antigs donos) nele e acabou que a peça deu curto e derreteu toda a parte eletrica do carro (chicote, bobinas etc) comprei o chicote inteiro de outro carro do mesmo modelo, porem mesmo trocando tudo o que foi derretido e com o chicote no lugar o carro não dá partida. Agora me dizem que tenho que reprogramar a central (chamam de central de tbi) já aue o abs foi isolado e não existe mais. Está correto o diagnóstico? Pq ja gastei horrores e ninguem consegue fazer algo efetivo para arrumar o carro. Lembrando que o ABS não é de fabrica e só descobri que o carro não possui de fabrica quando tentei comprar uma nova central de ABS para ele, e o recomendado foi isolar a antiga.
Olá Naiara. Muito rara a sua situação. Provavelmente o ABS foi mal instalado na parte elétrica. Mas as solução é refazer tudo que queimou ou trocar chicote, como foi feito. O chicote deve ser idêntico ao original. No caso do ABS, ou anula ele ou instala outro. A sugestão é manter a originalidade que no caso era sem ABS de fábrica.. Existem firmas ou oficinas, especializadas em reprogragramar e reparar uma central de injeção. Se o carro funcionar sem alterações, então não precisa mexer na central. Comprar outra seria a solução mais rápida e segura. Compare os preços e se informe sobre a garantia oferecida.
Obrigada Fernando, encontrei um eletrecista (o 3 que esta mexendo no meu carro) que me provou que o ABS é de fabrica e nao que foi colocado como se imaginava e sem o mudulo de ABS o freio nao funciona, e a luz de injeção eletrônica ficava acesa, agora adapitamos uma central de ABS até eu encontrar uma que seja igual a dele para não ficar sem freio