De repente, acenderam luzes no painel do carro. E, o pior, vermelhas. O que fazer?

Começando do básico, pare seu veículo, observando sempre as leis de trânsito para a sua segurança e de outros. Provavelmente você estará preocupado, pois toda luz vermelha em seu painel indica um problema sério eminente, mas as tecnologias de hoje te permitem um tempo para estacionar o carro em segurança.

Observe bem qual símbolo está desenhado na luz que acendeu e em seguida desligue o motor. Uma luz em especial indica que seu carro deverá ser rebocado. Trata-se da luz de óleo de motor, que na verdade significa lubrificação do motor.

Veja também: Como fazer uma chupeta em bateria arriada (ou descarregada)?

Posso lavar o motor do meu carro? 

Troca de óleo do motor: quando fazer? 

luzes no painel do carro

A luz de óleo é esta “chaleirinha” no centro da imagem

O óleo do motor do seu carro é como o sangue em seu corpo. Se seu sangue para de circular, ou circula pouco, seu corpo vai emitir sinais, ou sintomas. O que você faria? Com certeza recorreria rapidamente a um médico ou um hospital. O mesmo se dá com o óleo do motor de seu carro. Nesse caso, a luz vermelha acesa é o sintoma de que seu motor está, provavelmente, com pouca lubrificação.

Mas assim como no caso do seu sangue, você deve procurar um mecânico. Ou você se automedicaria com sintomas graves no seu corpo? Não há como você saber qual é realmente o problema, que pode ser desde um sensor queimado (cebolinha de luz de óleo), um fio solto, ou algo mais grave, que seria falta de óleo por vazamento ou problemas na bomba de óleo. Então, não arrisque e chame um reboque.

Please follow and like us: