Amigo ou “mui amigo”? Vale a piada na pergunta, pois muitas foram as exigências enganosas que inventaram para os nossos carros. Quem não se lembra do ridículo estojo de primeiros socorros? Um pequeno curativo para um acidente de carro? Talvez servisse para um dedão apertado por uma porta, ou para uma “ralada” ao trocar um pneu furado. Mas em um acidente com vítimas somente um profissional da área pode ajudar. O mesmo serve para os extintores, ou o tamanho do fogo que se quer apagar.

extintor de incêndio de carro

 A maioria dos extintores fica presa debaixo de um dos bancos dianteiros

O primeiro impulso de um motorista ao perceber fumaça saindo de seu carro é realmente esperar as chamas aparecerem. Só então o impulso o leva a pensar em usar seu extintor.

Se o foco de incêndio for dentro do carro, gaste todo o pó químico de seu extintor nele e não tente ser herói, pois você já fez sua parte, o alcançável para todos os motoristas.

No caso de ser no compartimento do motor, lembre-se do seguinte: onde há fumaça, há fogo. Onde há fogo, a temperatura estará sempre subindo. O fogo precisa de ar para aumentar, então não abra o capô do motor e apenas o levante ligeiramente, o suficiente para aplicar o pó do extintor por completo. Feito isso, feito sua parte. Se continuar o fogo, afaste-se do carro e deixe os profissionais cuidarem da situação. E não se esqueça de chamar os bombeiros se seu extintor não der conta da situação. Não se desespere por causa do possível prejuízo. O que vale é a sua segurança e as de outros.

Como evitar um incêndio em meu carro?

Manutenção constante e atenção com o que tem dentro do seu carro. A manutenção é simples, procurando por mangueiras de combustível ressecadas ou fiações antigas. Uma revisão elétrica periódica é de grande ajuda. Vale também trocar periodicamente os cabos de velas, pois ali está a alta-tensão do veículo, ou seja, as centelhas. A maioria dos incêndios acontece assim: uma mangueira velha vaza combustível e um cabo de vela, também velho, solta uma centelha em cima do vazamento. O fogo que acontece dessa mistura é igual ao do fogão de sua casa, imediato. Proíba cigarros e produtos inflamáveis dentro do seu carro.

A obrigação do estojo de primeiro socorros foi extinta (ufa!). Já a obrigação do extintor é por causa da antiguidade da nossa frota de veículos. Ela se renova muito lentamente. Nesse caso o extintor é realmente um amigo. Mas a nossa falta de treinamento com incêndios pode o transformar em “mui amigo”. Portanto obedeça todas as instruções sobre o assunto.

Quer receber mais posts do Mãos ao Auto? 

Curta nossa página no Facebook

Quer trocar de carro? Dica imperdível para você economizar muito dinheiro e saber se não está sendo enganado: com milhares de cópias vendidas, o livro digital Como Trocar de Carro Sem Perder Dinheiro vai te ajudar a não cometer erros e fechar o melhor negócio possível. Detalhes aqui

Please follow and like us: