Como evitar o roubo do seu estepe

Não é brincadeira. Seu pneu sobressalente virou alvo predileto de ladrões especializados em veículos. Sim, eles existem. Tanto o estepe como os ladrões de estepes. Alguns querem roubar um carro inteiro e outras partes dele, como rádio, antenas e até, pasmem, as palhetas do limpador de para-brisa! Mas o roubo de estepe de inocentes motoristas tem aumentado muito nos últimos anos.

Pequenas atitudes podem ajudar a aprender como evitar o roubo do seu estepe. O grande problema é que nós motoristas somos desatentos a alguns equipamentos de nossos carros, e o estepe é um deles. Só sentimos falta dele quando um pneu fura e, muitas vezes (segundo relatos ouvidos em nossa oficina), talvez o roubo tenha ocorrido há semanas ou meses! Eis então uma atitude simples que podemos fazer: verificar sempre a presença do estepe no carro.

Como evitar o roubo do seu estepe

Onde fica o estepe?

Os locais são vários, dependendo do modelo do seu carro. O manual de fábrica sempre informa o local exato e o manuseio coreto. Mas podemos indicar quatro:

Dentro do porta-malas, debaixo do tapete.

Ao lado do motor.

Debaixo do porta-malas

Preso à porta traseira.

Os dois últimos são os preferidos pelos ladrões, porque ficam do lado externo do veículo, são fáceis de levar e os mais caros do mercado.

Sempre verifique se o estepe está no lugar antes de entrar e sair de estacionamentos, sejam comerciais ou de rua, e também faça o mesmo quando precisar deixar seu carro por mais tempo em certos locais (como oficinas, lava a jatos etc). Neste caso, tire uma foto do estepe e mostre ao responsável a existência do mesmo em seu carro.

Existem opções de travamento de pneus sobressalentes no carro, o que dificulta o roubo, mas não impede totalmente. Alguns motoristas usam até mesmo correntes grossas e com cadeados. Alarmes sonoros também podem ajudar. O mais importante é você dificultar de modo visível para todos a retirada do seu estepe. Todo ladrão tem pressa, por motivos óbvios, e não vai perder tempo com um carro mais protegido que o outro.

Como evitar o roubo do seu estepe

Trava de estepe

 

Quer receber mais posts do Mãos ao Auto? 

Curta nossa página no Facebook

Please follow and like us: