Quando devo trocar o óleo do motor do carro?

Sempre um pouco antes do que manda o manual do seu veículo. Isso porque não existem condições de dirigibilidade idênticas, muito menos se compararmos os motoristas do dia a dia com os pilotos de teste das montadoras (que são bons motoristas, além de pilotos de provas).

Pois então, se seu manual pede troca com 15 mil quilômetros, troque com 10 mil. Se pedir a troca com 30 mil quilômetros, troque com 25 mil. Aumentar a margem de segurança é sempre elogiável. E lembre-se de sempre trocar o filtro de óleo no mesmo dia.

Existem vários tipos de óleos no mercado, o que não é por acaso, pois significa também os diversos tipos de motores existentes. Sempre use o óleo recomendado pelo fabricante. Apenas no caso de veículos mais rodados, (acima dos 100 mil Km), é válido pedir a opinião de um profissional experiente sobre qual lubrificante usar. Além da quilometragem, é bom respeitar o prazo de seis meses para fazer outra troca de óleo do motor, mesmo com pouca rodagem no período.

Veja também: Como fazer uma chupeta em bateria arriada

trocar o óleo do motor

Também jamais espere que a sua luz de óleo no painel acenda para fazer a troca (o que já vimos acontecer), pois toda luz vermelha é o limite e quando acesa significa que deve parar o veículo imediatamente. Afinal, não paramos quando o sinal fica vermelho? O mesmo se dá com as luzes indicadoras no painel de seu carro, onde as amarelas significam atenção e “procure uma oficina”.

Quanto custa trocar o óleo do motor?

Escolha uma oficina de confiança, de preferência especializada em troca de óleo, e exija sempre o adesivo que registrar o dia e o km da troca feita. O custo varia de fabricante para fabricante, mas quase sempre fica abaixo de 150 reais com o filtro. Lembre-se que o custo da troca de óleo e filtro é insignificante perto de possíveis reparos no motor e os danos podem ser definitivos.

Please follow and like us:

This article has 3 Comments

  1. Rapaz, tem uma coisa que parece óbvia mas que quase me arrebentou, que é a marcação correta do nível de óleo. A bendita vareta de óleo do meu carro tem 3 marcações que, pensava eu ser algo como:

    < Excelente
    < Médio
    < Ruim

    Na minha imensa vontade de cuidar bem do motor do meu primeiro carro, mantinha o nível de óleo sempre perto do "excelente" e, algumas vezes, até acima disso, pra somente hoje descobrir que as três marcações significam algo como:

    < Exagerado, não faça isso!
    < É isso aí!
    < Não bom

    Resultado: Eu fui o grande causador do consumo excessivo de combustível do meu carro e também responsável pela fumaça branca que estava quase me fazendo gastar uma grana mandando retificar o motor.

    É isso mesmo, produção? Tenho sempre que deixar o nível de óleo entre "É isso aí!" e "Não bom"?

    PS: O símbolo "<" significa as boquinhas de marcação na vareta de óleo.

    1. Ola Guilherme. De fato as marcações significam: (de baixo para cima da vareta) baixo – médio – máximo. O ideal é você medir o nível pela manhã, em lugar plano. Retire a vareta e limpe o óleo na ponta. Coloque ela de novo e espere uns dez segundos. Retire, e a marcação ideal será acima do médio, mais próximo do máximo. Evite ir além do máximo porque realmente aumenta o consumo, pode danificar o catalizador, e estragar retentores causando vazamentos. Se você encontrar uma marcação baixa, a melhor opção é trocar todo o óleo e observar se vai baixar de novo. Faça isso de quinze em quinze dias.Abrços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *