Como fazer uma chupeta em bateria arriada (ou descarregada)? Muitas vezes o tal cabo de chupeta comprado em lojas do ramo não é adequado para ligar um automóvel com a bateria assim. Motivos: cabos sempre finos e longos, além da grande fraqueza da bateria a ser “chupetada”.

Em uma emergência, que seria a falta de um profissional, mas com a presença de outro carro amigo, faça o seguinte: estacione o carro amigo em posição que seja favorável para ligar os cabos de chupeta.

Em seguida ligue a garra do fio vermelho do cabo no pólo positivo (com sinal +) de um carro e a outra garra vermelha com o outro carro também no positivo (+ com +). Importante: confira se os dois são realmente os pólos positivos. Em seguida, ligue os dois pólos que sobraram com a garra do cabo preto (- com -). Desligue tudo que é elétrico do carro de bateria arriada (rádio, faróis, etc). Assim você pode não precisar de um guincho 24h. Mas vamos ao passo a passo, pra não ter erro.

Chupeta em bateria arriada: passo a passo

Acione o motor do carro amigo e deixe-o ligado por uns vinte minutos. Decorrido este tempo, acione o motor do carro que estava com a bateria descarregada. Se o carro não pegar, espere mais uns minutos e repita a partida.

Veja também: Posso lavar o motor do meu carro?

Como fazer uma chupeta em bateria arriada

Funcionando a chupeta, desligue o caro amigo e retire os cabos com cuidado, sempre tirando uma garra de um carro e outra do outro, respeitando as cores (vermelho de um, vermelho de outro… em seguida preto de um, preto de outro.) Esta é e maneira mais eficiente de fazer uma chupeta em caso de emergência.

Como saber se o problema é bateria descarregada?

Algumas pessoas culpam a bateria por todos os defeitos de um carro. Como saber se realmente o problema é com a bateria? O motor não “pegar” ou o motor não “girar” é a informação que temos sobre o estado geral dela. “Não pegar” significa que o motor gira livre, mas não há ignição, como se o veículo estivesse sem combustível – o que é bem comum acontecer. Neste caso a bateria está em condições de uso e o melhor a fazer é não insistir em dar a partida e assim descarregá-la, criando outro problema para o motorista.

Mas no caso do motor não girar, parecendo que está pesado, e as luzes vermelhas do painel quase apagarem, acontecendo vários estalos estranhos no veículo, nesse caso a bateria estará descarregada ou algo a impede de girar o motor. É nessa situação que se deve tentar a chupeta correta explicada anteriormente. Se isso não funcionar, aí o jeito é acionar o seguro, chamar um guincho ou um profissional de confiança.

Como construir um bom cabo de chupeta

Compre dois cabos de chupeta. Escolha um deles e corte suas 4 garras. Em seguida tenha acesso as garras do outro cabo e fixe em cada uma delas as pontas do cabo sem garras, sempre combinado as cores (vermelho com vermelho e preto com preto). No final você terá um cabo duas vezes mais forte e que pode facilmente ser usado

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